Os mais jovens souberam dar o exemplo

- Advertisement -

Ao final de cinco temporadas, o Sport Lisboa e Benfica termina o seu jejum e volta a sagrar-se Campeão Nacional de Juniores. Convém notar que, nas últimas épocas, esteve sempre bastante longe deste feito, visto que a última vez em que esteve mais perto foi em 2013/2014, precisamente na época em que defendia o último título conquistado. Com isto em mente, os comandados de João Tralhão comprometeram-se, desde bastante cedo na temporada, a dar tudo para recuperar um título que já escapava ao clube há mais tempo do que deveria.

Nos 20 jogos da Fase Regular – Zona Sul, terminaram na primeira posição com 15 vitórias, três empates e duas derrotas. Há que sublinhar que as duas derrotas foram impostas pelo Sporting Clube de Portugal, sendo que os empates aconteceram nos jogos contra o Clube de Futebol “Os Belenenses” (fora), o Vitória Futebol Clube (fora) e o Atlético Clube Alcanenense (casa). Tendo em conta o número de vitórias conquistadas e o facto dos maiores desaires terem sido com o Sporting CP – que se qualificou para a Segunda Fase – Apuramento de Campeão no segundo posto –, podemos afirmar que esta se tratou de uma fase quase dominadora. Realço a contribuição de Luís Lopes, com 16 golos, sagrando-se o melhor marcador desta fase e os nove golos apontados por Úmaro Embaló, jogador ainda com idade de juvenil (17 anos).

O SL Benfica terminou a Fase Regular – Zona Sul com 57 golos marcados e 14 sofridos, passando à Segunda Fase juntamente com o Sporting CP, a União Desportiva de Leiria e o Vitória FC. Aos quatro apurados da Fase Regular – Zona Sul, juntaram-se os quatro apurados da Fase Regular – Zona Norte: o Futebol Clube do Porto, o Leixões Futebol Clube, o Sporting Clube de Braga e o Vitória Sport Clube.

Paralelamente ao facto de estar cada vez mais longe de ser Campeão Nacional no escalão sénior, foi decisão interna “baixar” os melhores jovens da equipa B à categoria Sub-19, de forma a disputar a Segunda Fase – Apuramento de Campeão e garantir o título deste escalão, uma vez que só assim é que o Clube poderia estar presente na UEFA Youth League 2018/2019, competição onde a sua conquista ainda figura nos planos a curto prazo e na qual o SL Benfica já sucumbiu na Final por duas vezes.

Com o reforço de talentos como Florentino Luís, Gedson Fernandes, Nuno Santos, João Filipe (“Jota”) e João Félix, juntando-os aos já por si cheios de qualidade Pedro Álvaro, Gonçalo Loureiro, Luís Pinheiro, Nuno Tavares, Ilija Vukotić, Tiago Dantas, Diogo Pinto, David Tavares, Rodrigo Conceição, Úmaro Embaló ou Luís Lopes, nesta Fase de apuramento do Campeão voltou a ser por demais evidente o domínio do SL Benfica.

“Jota” e João Félix foram o expoente máximo do belíssimo futebol apresentado pelos juniores, na temporada 2017/2018
Fonte: SL Benfica

Os Juniores brindaram-nos com excelentes exibições, não deixando qualquer dúvida sobre qual a melhor equipa em competição. Com vitórias categóricas como os 4-0 ao FC Porto ou os 3-1 ao Sporting CP, o SL Benfica sagrou-se campeão com nove vitórias, três empates (Sporting CP em Alcochete, SC Braga em casa e UD Leiria em Leiria)  e zero derrotas, sendo que, após o feito, ainda faltariam ser disputados dois jogos; um já foi jogado (perdendo em Braga por 1-0), ficando em falta o último jogo desta fase, contra a UD Leiria. Nesta fase, há que destacar os 15 tentos apontados por João Félix, que o coroam como o melhor marcador da fase de apuramento do Campeão, número que poderá ser alargado caso defronte os leirienses.

Num cômputo geral, esta temporada dos juniores do SL Benfica poderá ter ajudado a aguçar o apetite dos adeptos para as próximas épocas, pois com tanta qualidade ao dispor das equipas técnicas temos o futuro mais do que assegurado e o garante de mais umas quantas – muitas!, esperemos – belíssimas exibições. Assim queira a Estrutura, claro.

Parabéns, miúdos! Honraram a camisola. À Benfica.

Foto de Capa: SL Benfica

Bruno Costa
Bruno Costahttp://www.bolanarede.pt
Alfacinha de gema e Benfiquista por natureza, Bruno é um obcecado por Futebol e foi através da escrita que encontrou a melhor forma de dar a conhecer essa sua paixão pelo desporto-rei. É capaz de estar desde Segunda-feira até Domingo à noite a ver todos os jogos que passam na TV. Terá sido em pequeno que toda esta loucura futebolística foi despertada pelo seu Pai e pelo seu tio que, respetivamente, o levavam ao Estádio do Restelo e ao Estádio da Luz. Bruno não suporta facciosismos e tenta sempre ser o mais crítico possível para com o seu clube.                                                                                                                                                 O Bruno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Mendes pode pagar os 7 milhões de euros para José Mourinho sair do Benfica

Jorge Mendes pode pagar sete milhões de euros ao Benfica, para José Mourinho ficar livre no mercado, para mais tarde assumir o Real Madrid.

Jorge Jesus e a possível ida de Marco Silva para o Benfica: «Não treinou uma grande equipa, mas…»

Jorge Jesus já está em Portugal e abordou a possível contratação de Marco Silva por parte do Benfica, para render José Mourinho.

A mitologia e mística do Jamor a favor do Torreense ou como explicar uma vitória histórica na Taça de Portugal

Até ao Jamor houve mérito e, na tarde que mais bem retrata o futebol português, a conquista inédita e histórica teve, como único fator, o mérito. O Torreense soube, da sua maneira, ser superior ao Sporting e foi assim que conquistou a Taça de Portugal.

Antecipa-se um calendário exigente para o Benfica na Europa: eis os possíveis adversários na 2.ª pré-eliminatória da Europa League

O Benfica inicia a época mais cedo, disputa três pré-eliminatórias para chegar à fase de liga da Europa League e prevê-se um percurso complicado.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Tralhão aborda 2º golo do Torreense contra o Sporting: «Fui a única pessoa que não me levantei»

Luís Tralhão esteve presente em conferência de imprensa após o Torreense conquistar a Taça de Portugal. Lê o que o técnico disse.

Portugal bate Brasil nas grandes penalidades e vence Torneio Internacional sub-15

Portugal conquistou o Torneio Internacional Vlatko Markovic 2026 em sub-15 ao vencer o Brasil nas grandes penalidades, após o empate por 2-2.

Petro de Luanda é campeão angolano e decisões da prova ficam definidas: eis todos os resultados da última jornada do Girabola e a classificação...

O Petro de Luanda confirmou mais uma conquista do Girabola e fecharam as principais contas do campeonato angolano após a última jornada.