Os perigos do mercado sérvio

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

A antiga Jugoslávia sempre foi uma referência no futebol europeu no que a jogadores de qualidade diz respeito. Principalmente, a partir da segunda metade dos anos 80, após a conquista do mundial de sub-20 por parte da Jugoslávia em 1987, com uma equipa que contava com jogadores como Davor Suker, Pedrag Mijaitovic, Zvoromir Boban e Robert Prosinecki. Alguns jogadores oriundos da Antiga Jugoslávia deram cartas no futebol português, tais como Zlatko Zahovic e Ljubinko Drulovic.

No entanto, apesar do futebol jugoslavo sempre ter tido grandes valores individuais, em termos de equipa nas competições internacionais, nunca conseguiu confirmar o seu valor, realizando prestações à quem das expectativas.

Actualmente, a Sérvia, para além de padecer do mesmo mal em termos de selecção, está a tornar-se num país cada vez mais rico naquilo a que se chamam “promessas adiadas” do futebol.

Dois desses jogadores sérvios que tardam em confirmar o seu potencial estão contratualmente ligados contratualmente ao Sport Lisboa e Benfica. Falos dos avançados Igor Saponjic e Luka Jovic. Em Janeiro, o Benfica gastou quase 10 milhões de euros nestas duas jovens promessas do futebol sérvio, mas o rendimento de ambos não tem correspondido às expectativas. Luka Jovic (ex-Estrela Vermelha), marcou quatro golos em 17 jogos pela equipa B, tendo feito mais quatro jogos pela equipa principal, todos eles como suplente utilizado. Igor Saponjic marcou sete golos em 42 jogos pela equipa.

Não estou a dizer que eles foram flops. Para mim, não existem flops com 19 anos. No entanto, há-que analisar a questão do porquê destes dois jovens jogadores tardarem em confirmar o seu potencial. Eu sei que ainda têm muito tempo para isso, mas há-que analisar o que correu mal para que estes se tenham tornado dois “barretes”.

Saponjic não teve oportunidade de se estrear pela equipa principal Fonte: SL Benfica
Saponjic não teve oportunidade de se estrear pela equipa principal
Fonte: SL Benfica

Antes de mais, há que analisar este problema pela raiz e questionar o porquê do futebol sérvio ser actualmente rico em promessas adiadas. Se formos a verificar, as gerações mais recentes de futebolistas sérvios nasceram e/ou cresceram durante a Guerra Civil Jugoslava. Certamente, os jogadores nascidos nesse tempo, tais como Saponjic e Jovic não tiveram uma infância fácil no seu país.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Reviravolta com golo aos 90+5′: Santos Laguna de Renato Paiva vence na casa do Toluca de Paulinho

O Santos Laguna de Renato Paiva ganhou na casa do Toluca de Paulinho por 3-2 para a nona jornada da Liga do México.

Atlético Madrid x Real Madrid: Já é conhecida a lesão de Federico Valverde

Federico Valverde saiu lesionado do Atlético Madrid x Real Madrid. Internacional uruguaio sofreu um traumatismo grave no tornozelo esquerdo.

Eusebio Di Francesco reage à derrota com Ruben Amorim: «Estivemos em alta apenas por momentos e não podemos permitir isso»

O Lecce perdeu este domingo na casa do AC Milan de Ruben Amorim por 3-0 para a Serie A. Eis o que disse Eusebio Di Francesco.

Ruben Amorim após triunfo do AC Milan: «Ainda temos muito a fazer, mas hoje estivemos melhor do que nos jogos anteriores, em que estávamos...

O AC Milan venceu em casa o Lecce por 3-0 para a quinta jornada da Serie A. Eis o que disse Ruben Amorim.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli e a corrida ao título nacional: «É ridículo fazer qualquer tipo de sonho ou análises a longo prazo»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Benfica em conferência de imprensa. Técnico refletiu sobre a corrida ao título da Primeira Liga.

Francesco Farioli e o regresso de Samu: «Jogámos muitos meses sem ele e sabemos a falta que ele nos fez»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Benfica em conferência de imprensa. Técnico abordou o regresso de Samu Aghehowa.

Marco Silva recusa-se a comentar a expulsão: «Não sei se se irei conseguir continuar assim até ao final da época»

Marco Silva refletiu sobre a derrota do Benfica frente ao FC Porto em conferência de imprensa. Técnico não quis comentar a expulsão de Clement Lenglet.