Os riscos das expectativas elevadas | SL Benfica

- Advertisement -

Hoje venho falar de algo que, infelizmente, já é um deja vú no quotidiano do Universo benfiquista. A gestão de expectativas nos jogadores tem-se revelado como um problema cada vez mais comum no futebol e estando o SL Benfica na vanguarda do futebol de formação há alguns anos, esse problema também se tem verificado por cá.

Nós vivemos na era da globalização, sendo que com o aparecimento e a presença cada vez mais activa da sociedade nas redes sociais, os jogadores têm cada vez mais acesso à informação. Informação essa que vai muito além do que se vê nos jornais e nas televisões.

A opinião pública expressa de uma forma cada vez mais vincada nas redes sociais sobre os mais diversos temas e o futebol não é excepção. Diz-se que em Portugal passa-se de bestial a besta muito rapidamente e nas redes sociais, esse ditado aplica-se de forma bem mais patente.

Com isto, um jovem jogador que se destaca na equipa B do Benfica, ganha bastante hype e a opinião geral é de que deve ser aposta na equipa principal a breve prazo. Da mesma forma que quando o mesmo jogador não mostra rendimento imediato na equipa principal, é rotulado como um jogador que não tem qualidade nem tem futuro na equipa A.

SL Benfica
Paulo Bernardo tarda em explodir na equipa principal
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Desde que as camadas jovens do Benfica começaram a ganhar visibilidade e notoriedade há alguns anos, que se verifica um pouco esta volatilidade aos jogadores que mais se destacam na formação encarnada, sobretudo na equipa. Hoje, isso aplica-se sobretudo nos casos de Gonçalo Ramos e de Paulo Bernardo.

Estes são dois dos jovens jogadores que geraram mais hype nos últimos dois anos, sendo que a fraca aposta neles por parte do treinador Jorge Jesus gerava forte contestação entre os adeptos. Da mesma forma que, pelo facto de ainda não se terem afirmado actualmente na equipa principal, muitos adeptos encarnados consideram que são curtos para o Benfica e não têm qualidade.

Infelizmente, o adepto do Benfica tem esta volatilidade e não sabe gerir as expectativas quanto ao rendimento aos jogadores. Querem que o Benfica aposte na formação, mas depois quando o jogador A, B ou C é lançado na equipa principal, não têm paciência nenhuma com ele. Se não tem rendimento ao fim de 5 ou 10 jogos na equipa principal, não é jogador para o Benfica.

Não podemos matar os jogadores da formação à nascença. É preciso entender que, por muito talento e potencial que os jogadores da formação do Benfica demonstrem, nem todos têm a mesma mentalidade e maturidade competitiva. E com isso existem jogadores que se adaptam a patamares competitivos mais elevados mais rapidamente do que outros.

Lá porque jogadores como Renato Sanches e João Félix conseguiram causar rendimento imediato na equipa principal, não quer dizer que todos os jogadores que transitam directamente da formação para a equipa principal sejam capazes de o fazer. Até porque casos como o destes dois jogadores, são mais a excepção do que a regra.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Negociações entre Besiktas e Benfica avançam por Dodi Lukebakio

O Besiktas avançou nas negociações com o Benfica para a contratação de Dodi Lukebakio.

Savinho troca Manchester City pelo Tottenham num negócio perto dos 100 milhões de euros

O Tottenham oficializou a contratação de Savinho, que deixou o Manchester City. Extremo brasileiro já reagiu.

Club Brugge perto de contratar jovem talento do Bayern Munique

Club Brugge perto de fechar a contratação de Wisdom Mike, do Bayern Munique. O avançado de 17 anos irá assinar contrato até 2029.

Oluwatosin Demehin confirmada como reforço pelo Benfica

O Benfica anunciou a contratação de Oluwatosin Demehin. A internacional nigeriana assinou contrato até 2029.

PUB

Mais Artigos Populares

Quinten Timber mais longe do FC Porto

O FC Porto não deverá avançar para a contratação de Quinten Timber. O médio neerlandês está disponível por um valor entre os 18 e os 20 milhões de euros.

Rafael Leão quer Galatasaray e já tem acordo nos termos pessoais: eis as novidades

Rafael Leão quer juntar-se ao Galatasaray e já tem acordo nos termos pessoais. Conversações entre os clubes decorrem.

Manchester City alcança princípio de acordo com ex-Benfica

O Manchester City continua a tentar contratar Enzo Fernández. Há princípio de acordo para um contrato de seis épocas até 2032.