Outubro de todas as decisões | SL Benfica

- Advertisement -

Benfica

7 JOGOS, QUASE TODOS ELES DECISIVOS PARA AS ÁGUIAS

Outubro foi de assombrações para Jorge Jesus em 2021-22: foi a dia três que começou a derrocada do SL Benfica, naquela derrota na Luz frente a um Portimonense às cavalitas dum inspiradíssimo Samuel Portugal, o responsável pelo término da sequência de… sete vitórias consecutivas. Roger Schmidt chega agora ao mesmíssimo momento, com as circunstâncias a serem idênticas também na Europa: se no ano passado se afigurava o duplo confronto frente ao colosso do grupo, Bayern – que deu um 2-9 agregado para os bávaros… -, este ano a dose dupla é com o PSG, que todos esperam ser diferente. Até porque há bem mais futebol e, pelo menos, um onze mais forte.

Se Jesus ficou assombrado com o Outubro e cedeu às maldições em Dezembro, Roger Schmidt tem outra motivação para continuar a perfeita sequência que tem conquistado: igualar o recorde de Sven Goran Eriksson, o tal das 15 vitórias consecutivas – para isso, tem obrigatoriamente que ganhar no dia 1, no castelo de Guimarães – a um Vitória periclitante – e ao PSG em casa, no dia 5.

Entre esse primeiro confronto com Mbappé, Neymar e Messi e o de volta, dia 11 em Paris, há a recepção ao Rio Ave do perspicaz Luís Freire, o que impede grandes intenções de gerir a equipa e dar minutinhos aos mais descansados. Portanto, até essa pausa para Taça de Portugal, que a 3.ª eliminatória jogar-se-á nesse fim de semana de 15/16, é tudo seguido – dia 1, 5, 8, 11. E tudo a puxar ao máximo pela equipa, como será o outro sprint na segunda metade do mês: e por isso a importância vital desta eliminatória da Taça, que será benesse se jogada frente a conjunto de escalão inferior.

Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

É que lá está, sexta-feira, dia 21, inicia-se outra diabólica procissão por esses relvados fora com a visita ao Estádio do Dragão, onde se espera um duelo de susto pelo topo da tabela (difícil perceber com que nível lá chegará o FC Porto, dependente do jogo com o SC Braga). Quatro dias depois, o verdadeiro match-point encarnado na Liga milionária – a recepção à Juventus, no dia 25, que talvez já seja uma outra, sem Allegri ou tantos intérpretes na enfermaria.

O mês termina a 31 com o Halloween e o Benfica pode comparecer às celebrações, já que joga a 29 com o Chaves de Vítor Campelos na Luz (e depois só joga a 2 de Novembro com o Maccabi). Que é uma equipa muito competente e que sabe bem o que fazer para dar luta, mas não é descabido afirmar que talvez seja o compromisso mais acessível do calendário para este mês. Contas feitas, sete jogos, quatro deles em casa: decide- se a continuidade europeia e o título português para o Benfica neste precoce mês de Outubro, que tão cedo na época tem total preponderância na definição dos próximos nove meses.

 

E O DO PSG, COMO VAI SER?

>

Os comandados de Galtier, com 11 jogos completados até agora – e dez vitórias – cumprem as contas internas de Outubro quase só contra equipas na cauda da tabela: Nice, a dia 1, é agora 13.º classificado; O Reims, que recebe os parisienses entre os confrontos destes versus Benfica, é 17.º na Uber Eats; Ajaccio é último classificado e Troyes, o último oponente de Outubro, é 10.º.

Portanto, o calendário do PSG só dificulta na segunda semana, quando recebe no Parque dos Príncipes o Benfica e o rival de sempre, o Olympique marselhês de Igor Tudor, Guendouzi e Gerson – que até agora na Ligue 1 é segundo classificado, zero derrotas em oito jogos.

Será seguramente aí o tira-teimas em relação ao estofo dos da Côte d’Azur, que ao contrário da perfomance interna, têm passado vergonha na Europa: só uma vitória tangencial frente ao Olympiakos, em Dezembro de 2020, impede que a equipa registe um score de 16 derrotas consecutivas na principal prova europeia.

 

E QUE TAL A JUVENTUS?

Os italianos têm duas vitórias na época e estão no 8.º lugar da Serie A, portanto todos os confrontos do mês serão essenciais para o futuro da equipa: o Bolonha, 16.º classificado, é adversário no dia 2, a visita a San Siro para defrontar o Milan é dia 8, o dérbi de Turim é dia 15; antes de visitarem a Luz a 25, os italianos recebem o Empoli, 14.º classificado, a 21, e deslocam-se depois a Lecce, casa do actual 15.º classificado.

Não se anteveem grandes sucessos, principalmente sem os contributos de Kaio Jorge, Pogba, Miretti ou Chiesa numa fase inicial e principalmente devido às comoções entre equipa e adeptos: o último episódio, quando Bonucci foi acusado pelos tiffosi de ser um “mau líder”, traduz o ambiente de cortar á faca que pode precipitar a ruptura total com Massimiliano Allegri, o primeiro mártir numa eventual persistência da mediocridade.

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Jan Bednarek deixa mensagem forte para Samu e critica: «O árbitro foi um pouco arrogante e isso não está certo»

Jan Bednarek analisou o desfecho do Viktoria Plzen x FC Porto. Encontro contou para a sétima jornada da fase de liga da Europa League.

FC Porto sofre na Chéquia e só nos descontos conseguiu o alívio de um empate amargo na Europa League

O FC Porto empatou com o Viktoria Plzen na Europa League. 1-1 foi o resultado final de um jogo muito complicado para os dragões.

Dia triste para os treinadores portugueses com derrotas de Sérgio Conceição e Pedro Emanuel: eis os resultados do dia na Arábia Saudita

Os treinadores portugueses não conseguiram festejar vitórias. Al Ittihad de Sérgio Conceição e Al Fayha de Pedro Emanuel derrotados.

Eis todos os detalhes da chegada de Rafa Silva ao Benfica

Rafa Silva já foi oficializado como novo jogador do Benfica. Águias confirmaram regresso do avançado, que assina até 2028.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto encaminha saída de avançado por empréstimo para o Utrecht

Ángel Alárcon está de saída do FC Porto. Dragões e Utrecht próximos de acordo para o empréstimo do avançado espanhol.

Samu Aghehowa falha 2º penálti em poucos dias e FC Porto continua atrás do Viktoria Plzen… mas em vantagem numérica

Samu Aghehowa falhou um penálti e os dragões continuam em desvantagem. FC Porto na Chéquia para defrontar o Viktoria Plzen.

Trabzonspor avança por Rodrigo Abascal e Vitória SC faz jogo duro

O Trabzonspor quer contratar um novo defesa central e tem Rodrigo Abascal na mira. Turcos já fizeram proposta ao Vitória SC.