📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Parecem bandos de pardais à solta, os putos

- Advertisement -

lanternavermelha

Benfica, Benfica, Benfica. Por onde começar? Não é  fácil, dada a tua dimensão, a panóplia de desportos que ofereces e a quantidade de títulos que tens no teu palmarés (ninguém quer saber se tem mais do que este e menos do que aquele, tem e acabou – não me comecem já a chatear). Tens muitas coisas boas para abordar mas, infelizmente, más também.

Podia cair no facilitismo de falar de algo como o ‘momento actual do Benfica’, mas deixo isso para os intervenientes dos programas televisivos de desporto, profissionais do levantamento do copo, doutores de profissão e peixeiros amadores, cada um defendendo a sua cor, e cujo objectivo parece ser ver quem fala mais alto e consegue esbracejar com mais veemência. E deve mesmo ser esse o objectivo, porque muda-se de canal e a situação repete-se, mudando apenas os intervenientes. É assim que se fala de desporto em Portugal? Enfim. Mas voltando ao meu Benfica, e sem mais rodeios… A formação, pá?

Sim, a formação. A formação do Sporting é fortíssima e é-lhe reconhecida uma qualidade e competência a uma escala global; a do Porto, pronto, já está falada; e as restantes lá vão mostrando ao mundo um jogador num período temporal semelhante a algo como ‘de dez em dez anos’. Para mim, é triste. Portugal é um país que tem sofrido muito com a conjuntura actual mundial e isso tem repercussões em todos os mercados, incluindo no futebolístico. Não podemos, enquanto país, rivalizar com Espanha, Inglaterra, Alemanha e Itália, por exemplo. Não temos fundos para contratações que fazem mexer o mercado, e as transferências portuguesas que fazem, de facto, mexer o mercado são sempre vendas e nunca compras. Já sabemos isso, é um dado adquirido, estamos todos cientes da situação. Então vamos perceber qual é o problema e vamos atacá-lo. Vamos resolvê-lo.

Peço desculpa por trazer a minha formação para aqui, mas, de facto, o Marketing está em todo o lado. Já te ocorreu, Jesus (levas por tabela por seres o meu treinador, tendo eu obviamente a noção de que isto não passa por ti, ou pelo menos só por ti), fazer uma SWOT só para teres uma maior percepção da coisa? Desculpa tratar-te assim, por tu, mas no meu Benfica não há caganças.

Geração Benfica / Fonte: http://benficasempre.blogspot.pt/
Geração Benfica
Fonte: benficasempre.blogspot.pt

Pois bem, SWOT, ou em Português, FOFA – adoro esta designação e tinha de utilizá-la um dia – é uma análise que nos permite perceber quais as nossas forças e fraquezas, analisar as ameaças existentes no mercado e também as oportunidades que podemos eventualmente explorar. Posto isto, diz-me, Jesus, se uma das nossas grandes  ameaças não é a crise geral que se vive no mundo e em particular no futebol (sim, o Porto também)? É! Diz-me também se uma enorme oportunidade não seria a aposta séria e competente na formação? Seria! Diz-me ainda se uma fraqueza nossa não é ter na pessoa do André Almeida apenas o vigésimo terceiro benfiquista a representar a selecção nacional A este século? Sim, é uma fraqueza. Sobre os pontos fortes não vou falar porque, de facto, são muitos, enquanto clube e estrutura que o Benfica é e tem.

Analisando isto de forma rudimentar e salientando apenas um ponto básico em cada quadrante, podemos perceber que, de facto, a aposta na formação seria uma enorme mais-valia.

Eu acho que é frustrante ser jogador do Benfica nas camadas jovens, hoje em dia. Um jogador, para chegar a sê-lo, tem de ter motivação para estar bem, confiança, atitude, irreverência… Como podemos exigir confiança aos nossos miúdos quando eles estão anos a lutar para chegar ao último ano de júniores e serem emprestados? Melhor, para fazerem a pré-época com o plantel principal e depois, quando é ‘a sério’, serem emprestados. É simplesmente frustrante. E basta olhar para jogadores formados no Benfica e ver por onde andam para concluir que são um bando de pardais à solta, os putos.

E depois é óbvio e legítimo que adeptos de clubes alheios digam que aqui (leia-se Benfica) não se fazem jogadores, que aqui só se contratam estrangeiros, que aqui não se fala português, que aqui não sabemos o que é ter jogadores na selecção. E nós argumentamos, quais papagaios, tentando arranjar desculpas para o indesculpável.

O Benfica é um grande clube – neste momento não é o melhor em Portugal, mas é o maior. O Benfica faz-me vibrar, faz-me gritar, sorrir e, por vezes, chorar. O Benfica pode até ser campeão este ano, pode até ganhar tudo, mas, a manter-se assim, continuará a ser campeão nos anos de intervalo dos filhos do dragão. Continuaremos a ser campeões com mérito, mas sem sustentação. Com presente, mas sem futuro. Não pode ser.

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-8q6bxXBGwho/UXQr3w0yKJI/AAAAAAAABlc/fwpO4QX2nrw/s1600/148835_476318202408283_495844392_n.jpg
As nossas crianças, o nosso futuro
Fonte: Site oficial do Sport Lisboa e Benfica

O meu Benfica é um clube com óptimas condições para os seus atletas, com excelentes adeptos e com excelentes condições para uma aposta séria e estruturada na formação, e é honestamente isso que espero que aconteça. O caminho para responder à crise é a formação. O caminho para termos mais portugueses no plantel (para jogar e não para dizer apenas que é português)  é a formação. O caminho para termos, no futuro, uma selecção com vários jogadores encarnados é a formação.

A minha questão é simples. Já tentámos muita coisa, muitas mudanças de técnicos, de jogadores, de políticas de contratações (este ano é na ‘Sérviolandia’)… Tudo bem. Eu estive sempre cá. Não está a resultar.

Vamos apostar na formação?  É que já estou farto de ver os jogadores formados no Benfica como um bando de pardais a solta, qual canção do Carlos do Carmo. São putos, sim. Mas são putos com valor.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica e FC Porto triunfam na Liga Europeia de Andebol

Benfica ganhou por 38-25 frente ao Ferencvaros enquanto o FC Porto venceu 44-31 ao Kriens. Ambos as partidas jogaram-se em Portugal.

José Mourinho esclarece tema Otamendi: «Não recusou falar no fim do jogo»

José Mourinho esclareceu que Nico Otamendi «não recusou falar no fim do jogo». Defesa argentino preferiu falar depois na zona mista.

José Mourinho sente falta de ex-Benfica: «Era uma situação impossível para o Benfica de controlar»

José Mourinho admitiu que gostaria de contar com Kerem Akturkoglu no Benfica. O jogador rumou ao Fenerbahçe no verão.

PSG fecha goleada com belo golo de Vitinha: Eis o momento

O PSG venceu fora de casa o Bayer Leverkusen por 7-2 na terceira jornada da fase de liga da Champions League. Belo golo de Vitinha.

PUB

Mais Artigos Populares

Jurgen Klopp revela o motivo por ter rejeitado o Manchester United

Jurgen Klopp revelou o porquê de ter rejeitado a oportunidade de treinar o Manchester United. Na altura, o técnico orientava o Borussia Dortmund.

José Mourinho mexeu no Benfica apenas ‘obrigado’: eis o banco das águias frente ao Newcastle United

José Mourinho realizou apenas uma alteração durante o encontro entre o Benfica e o Newcastle United, para a Champions League.

Vangelis Pavlidis: «Foi uma noite difícil para nós»

Vangelis Pavlidis falou depois do encontro entre o Benfica e o Newcastle United, válido pela terceira jornada da Champions League.