Perdidos no tempo: Javi García

- Advertisement -

De craque e melhor que Matic, para desaparecido e (talvez) a caminho do Sporting Clube de Portugal.

Javi Garcia chegou ao Benfica como uma das promessas do futebol espanhol. Formado nas escolas do Real Madrid FC, chegou a fazer uma época no Osasuna mas foi na época seguinte que foi uma das caras do plantel principal merengue. Não era uma estrela da equipa, mas cumpriu mais de vinte jogos numa temporada em que o clube da capital espanhola conquistou a segunda posição da LaLiga. Ao Benfica custou na altura sete milhões de Euros e vinha encaixar-se num plantel com várias alternativas à posição de trinco: Rúben Amorim, Airton e Ramires.

Rúben Amorim era um experiente polivalente que conhecia bem o futebol nacional e que podia facilmente encaixar como titular. Airton era um promissor jogador brasileiro que chegava também naquele ano para conquistar um lugar no onze inicial. Ramires dispensa apresentações, foi médio, foi extremo, foi de tudo um pouco, mas o meio-campo era um terreno que conhecia bem.

Quando chegou a Lisboa precisou apenas de cerca de trinta jogos na liga para sagrar-se campeão nacional na primeira época de Jesus. Jogava como trinco e tinha sempre um parceiro que criava o processo ofensivo do meio-campo encarnado. Por cá andou durante quatro anos e no quarto acabou por carimbar a merecida transferência para um clube de renome do momento: Manchester City.

Javi Garcia chegou a ser uma das maiores promessas do futebol espanhol, hoje é apenas mais um a jogar futebol em Espanha
Fonte: SL Benfica

Recordo-me o pânico que foi perder uma das principais peças do plantel não sabendo ainda que no banco, de seu nome Matic, estava um craque em explosão. No Manchester City foi recebido por Mancini que queria lutar pelo primeiro lugar da Premier League, mas começava aqui a grande queda e desaparecimento de Javi Garcia.

De internacional espanhol rapidamente tornou-se numa sombra daquilo que tinha sido até ao momento e ali esteve até que se desvalorizou e acabou por ser vendido ao Zenit. Em terras russas, a competitividade era diferente e talvez os milhões que eram falados foram motivação para o espanhol partir para aquele lado do globo. É neste período que Javi Garcia desaparece por completo e acaba por apenas ser mais um e não o jogador da equipa. Se ao Zenit custou dezassete milhões depois do City dar vinte, o Betis acabou por ir buscar o já trintão por menos de dois milhões de euros numa tentativa de dar qualidade ao plantel.

Passada uma temporada, quase um ano do regresso a terras espanholas, Javi Garcia está nas bocas dos jornais portugueses devido ao possível interesse do Sporting CP nos serviços do jogador de trinta e um anos. Neste momento, numa altura em que a idade pesa e que dificilmente conseguiria relançar-se na carreira, a transferência para Alvalade daria ao próprio um maior destaque que aquele que têm no Betis.

Foto de capa: SL Benfica

João Neves
João Neveshttp://www.bolanarede.pt
O João é benfiquista desde que se lembra. Nascido e criado em Aveiro, com uma experiência de cinco anos de vida em Moçambique, vive em Lisboa desde Agosto de 2015. A acompanhar os jogos do Benfica desde sempre e sem falhar a presença no Estádio da Luz pelo menos uma vez por ano, desde sempre que escreve textos pessoais acerca do Benfica e sobre o futebol em geral. Com coragem para defender e criticar o clube da Luz sempre que for preciso, tem mais interesse pela arte do futebol praticado do que pelas polémicas ou aspectos que mancham o desporto rei.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antiguoko: uma fábrica de génios no País Basco, capaz de bater de frente com o modernismo do futebol

O Antiguoko é uma equipa dedicada ao futebol de formação no País Basco. Pelos seus quadros, passaram nomes bem conhecidos em todo o mundo.

Real Madrid está atento a jovem da La Liga

O Real Madrid está a acompanhar a evolução de Víctor Muñoz, jogador que se encontra em destaque ao serviço do Osasuna.

Como 1907 completa reviravolta diante da Fiorentina e avança na Taça de Itália

Esta segunda-feira, o Como 1907 venceu por 3-1 frente à Fiorentina e garantiu o seu lugar nos quartos-de-final da Taça de Itália.

Valência abre a porta de saída a português na reta final do mercado

O Valência pode vender André Almeida na reta final do mercado. O português não tem sido um indiscutível no Mestalla.

PUB

Mais Artigos Populares

Hoffenheim mantém série de vitórias e RB Leipzig escorrega em casa do St.Pauli: eis os resultados do dia na Bundesliga

Na 19.ª jornada da Bundesliga, o Hoffenheim voltou a vencer, desta feita frente ao Werder Bremen por 2-0. O RB Leipzig empatou a uma bola frente ao St. Pauli.

Bomba a caminho? Arsenal está desiludido com Viktor Gyokeres e analisa nome sonante para o ataque

Viktor Gyokeres chegou ao Arsenal no último mercado de transferências de verão, mas ainda não convenceu ao serviço dos gunners.

Athletic sem o jogador mais utilizado em 2025/26 frente ao Sporting: o provável substituto para o jogo com os leões

Mikel Jauregizar está fora dos planos do Athletic contra o Sporting. O médio encontra-se suspenso na Champions League.