📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Qual o melhor futuro para Svilar?

- Advertisement -

Em junho, abordei o caso de Bruno Varela e, quatro meses depois, com o arranque da época, volto a tocar no mesmo assunto. Desta vez, venho falar de Mile Svilar e dos tempos que vive na Luz, sendo pouco utilizado – 11 jogos em apenas duas épocas –, mas com presença sempre garantida na convocatória de Rui Vitória por ser o substituto do titular Odysseas Vlachodimos.

Svilar chegou ao SL Benfica em 2017/2018, com 18 anos, e, em pouco tempo, tornou-se o guardião mais jovem a vestir a camisola encarnada. Começou por ser lançado às feras, ao ser titular em três partidas da Liga dos Campeões – duas frente ao Manchester United e uma frente ao Basileia. Alinhou em dois jogos da Liga e é sobretudo na Taça de Portugal e na Taça da Liga que tem sido utilizado com maior frequência.

Não gostava que Svilar ficasse conhecido como aquele guarda redes que só joga em competições secundárias e mais focadas em rodar jogadores, mas parece que é esse o caminho que se tem verificado. Num espaço de dois anos, diria que o acontecimento mais relevante do seu percurso foi mesmo o facto de substituir Bruno Varela na posição de segundo guardião do plantel.

A forma como chegou ao SL Benfica foi um pouco questionável devido à falta formação que poderia ter nos juniores ou até na equipa B, de modo a ganhar experiência e a figurar no maior número de jogos possível. Se tal acontecesse, acredito que poderia ser titular da formação, fosse qual fosse o escalão, o que lhe serviria de rampa de lançamento para a equipa principal. Porém, saltando uma parte muito importante na carreira de um jogador, o belga foi lançado às feras muito mais cedo do que o que seria esperado.

Toda esta situação alimenta os rumores de que poderá ser emprestado em janeiro ou no verão. É algo bem provável de acontecer e daí surge o tema deste artigo, numa tentativa de analisarmos todo o processo, a que acresce ainda a concorrência pesada de Vlachodimos, dono e senhor da baliza encarnada.

Conseguirá Mile Svilar ser transformado numa opção de futuro para os encarnados?
Fonte: SL Benfica

Tenho a certeza de que, a médio e longo prazo, feitas as escolhas certas, Svilar pode ser uma opção para o futuro. Sabe utilizar o talento que possui, mas precisa da plataforma para se lançar no futebol português e europeu. Enquanto for o substituto de Vlachodimos, não tirará grande proveito da sua carreira. Aprenderá com os melhores, mas ficará imenso tempo sem jogar e será apenas utilizado na Taça da Liga e Taça de Portugal, como tem acontecido até aqui.

Há imensas possibilidades para o futuro de Svilar: manter-se na mesma posição, alinhar na formação ou ser emprestado, como se fala. Não coloco a hipótese de ser vendido porque acredito que, nas mãos do staff técnico da Luz, conseguirá ser transformado num talento a ter em conta para o futuro. Isto evitará que seja mal aproveitado num outro clube europeu, onde o ritmo de competição é muito mais elevado, tal como a concorrência.

Pelas diferentes opções que este caso suscita, e após alguma reflexão, a minha posição é muito clara: formar para ganhar! Svilar precisa da formação certa e na Luz ainda não teve essa oportunidade, apenas no Anderlecht.

Se é uma opção para o futuro da equipa daqui a uns cinco/dez anos – e acredito que seja-, tem de ser feito algo para que consiga cumprir esse objetivo. Perante todas as escolhas possíveis, a opção que me parece mais viável é a de o jogador permanecer no plantel como substituto de Vlachodimos, sendo titular em competições de menor importância, ao mesmo tempo que alinha no Benfica B, Juniores Sub-19 ou Sub-23, para alcançar a experiência necessária para vingar no futuro.

Tenho a certeza de que, se este caminho for seguido, permitirá a Svilar ter o tempo e espaço necessário para crescer, aprender e evoluir enquanto atleta, desenvolvendo o potencial para que se torne uma mais valia para o futuro do SL Benfica.

Foto de Capa: SL Benfica

Texto revisto por: Mariana Coelho

Miguel Catarino
Miguel Catarinohttp://www.bolanarede.pt
Aspirante a jornalista, destaca-se pela polivalência. Escreve sobre o SL Benfica e WWE, que acompanha com frequência há 12 anos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.