Quando a cabeça tem mais juízo

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Não foi decisivo para o desfecho do encontro em questão, mas o golo de André Almeida acabou por ser um dos marcos curiosos da então eliminatória da Taça. A equipa celebrou de forma efusiva o primeiro tento do português. Não sendo um acontecimento, é bastante revelador daquilo que significa André Almeida no balneário benfiquista. Um elemento querido, e que esta época, numa função que lhe era estranha, foi importante para…tapar um buraco. Um bombeiro táctico de serviço para Rui Vitória e que compensa na cabeça, aquilo que, por vezes, lhe falta nos pés.

André Almeida chegou ao Benfica como médio. Mas, Jorge Jesus, habituado a colocar alas nas laterais defensivas, tinha outros planos para o jogador. André Almeida trocou o protagonismo de Leiria pelo desafio do Benfica. André, depois de alguns meses no “laboratório JJ”, começou a ser opção consistente na primeira equipa do Benfica. O jovem português compensava alguma falta de pujança técnica com uma solidez e uma fiabilidade táctica sempre importantes. Sem nunca descurar a polivalência – elemento decisivo para a confiança de Jorge Jesus.

A celebração do primeiro golo de André Almeida Fonte: Facebook Oficial de André Almeida
A celebração do primeiro golo de André Almeida
Fonte: Facebook Oficial de André Almeida

André ia trocando da esquerda para o meio. Do banco para a direita. Jorge Jesus não abdicava dele, mesmo quando as horas de aperto competitivo chegavam – titular na final europeia de Amesterdão e suplente utilizado em Turim. Se no meio-campo André mostrava pouca imaginação com bola, na defesa, as qualidades do português eram mais reconhecíveis. Não encantava o terceiro anel mas, quer Jesus, quer Rui Vitória nunca se importaram muito com isso. Haverá um poder no jogador popular?

Não sabemos se os eternos patinhos-feios terão um lugar especial nos corações dos técnicos. Sabemos porém que há um especial no Benfica. Sem grandes malabarismos técnicos, mas com juízo (táctico). Eternos craques do futebol (e, sem me permite, caro leitor): percebam, por este exemplo mais ou menos competente, que a cabeça ocupa um lugar importante, e não estranho, no futebol.

Jorge Fernandes
Jorge Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O futebol acompanhou-o desde sempre. Do amor ao Benfica, às conquistas europeias do Porto, passando pelas desilusões dos galácticos do real Madrid. A década continuou e o bichinho do jornalismo surgiu. Daí até chegarmos ao jornalismo desportivo foi um instante Benfiquista de alma e coração, pretende fazer o que mais gosta: escrever e falar sobre futebol. Com a certeza de que futebol é um desporto e ao mesmo tempo a metáfora perfeita da vida.                                                                                                                                                 O Jorge não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Here We Go: João Palhinha fechado como reforço do Benfica e antigo colega de equipa já deu as boas-vindas

Nicolò Schira avança que João Palhinha aceitou a proposta de contrato apresentada pelo Benfica, válida até 2030.

Sporting: Gonçalo Inácio longe do AC Milan apesar dos rumores sobre negociações

Apesar dos rumores avançados em Itália, Jorge Mendes não está a negociar a transferência de Gonçalo Inácio do Sporting para o AC Milan.

Impacto imediato: Nestory Irankunda convence Rui Borges e espreita estreia em Alvalade

Os primeiros treinos de Nestory Irankunda impressionaram Rui Borges e o reforço pode fazer a estreia pelo Sporting já no próximo sábado, frente ao Alverca.

Crystal Palace contrata jovem promessa da MLS

O Crystal Palace confirmou Zavier Gozo, de 19 anos. O jovem avançado deixou o Real Salt Lake para se juntar aos eagles.

PUB

Mais Artigos Populares

André Luiz assina pelo Sporting Kansas City

O Sporting Kansas City bateu valor recorde para contratar André Luiz. O extremo brasileiro rendeu 15 milhões aos cofres do Olympiacos.

Juan Soriano reforça o Académico de Viseu

O Académico de Viseu contratou Juan Soriano. O ex-Leganés reforçou a baliza dos viriatos para os próximos dois anos.

FC Porto reforça equipa feminina com ex-Parma

O FC Porto anunciou a contratação de Alex Kerr. A avançada deixou o Parma este verão para se juntar aos dragões.