📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Que é feito de André Horta?

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Com o final do campeonato aí à porta, é tempo de olhar para trás e fazer uma retrospetiva dos pontos positivos e negativos da época que passou. Mas também de alguns enigmas se fez a liga de futebol de 2016/17. Para os lados da Luz, um dos maiores mistérios é o ‘desaparecimento’ de André Horta.

O médio surpreendeu tudo e todos depois da chegada ao Benfica. Quando se esperava que fosse emprestado a outro clube, Horta chegou, viu e venceu. Jogando na posição de 8, o jovem português conquistou a titularidade na equipa ‘encarnada’ e mostrou ao ‘mister’ Rui Vitória de que fibra era feito, fazendo tudo para agarrar a oportunidade. Integrou o onze inicial na Supertaça e em mais oito jogos do Benfica (incluindo na Liga dos Campeões).

O jogador de 20 anos vivia o verdadeiro sonho de águia ao peito e assumia cada vez mais o status de titular indiscutível. No entanto, num ano mais do que recheado de lesões, o ‘camisola 8’ não deixou de marcar presença no Benfica LAB. Uma lesão muscular tirou o ex-vitoriano dos relvados em outubro, obrigando a uma ausência que durou até novembro.

 

Entretanto, recuperou da lesão. Mas, a partir daí, só voltou a calçar durante 30 minutos, quando o Benfica se deslocou ao Dragão para somar um empate contra os ‘azuis e brancos’. Sem qualquer explicação, Rui Vitória nunca mais contou com André Horta, livre dos problemas musculares que o haviam afastado das quatro linhas. Desde janeiro, apenas jogou quatro vezes, e há dois meses que foi ‘despachado’ para a bancada (isto quando tem a ‘sorte’ de ser sequer convocado).

André Horta jogou pela última vez frente ao Belenenses, em Marçom durante cinco minutos Fonte: SL Benfica
André Horta jogou pela última vez frente ao Belenenses, em Março, durante cinco minutos
Fonte: SL Benfica

Tendo em conta que André Horta era titular até se lesionar e que, desde o final de janeiro, apenas alinhou durante meia dúzia de minutos, há que procurar uma justificação plausível para o seu afastamento.

Para além da condicionante de Pizzi contar há imenso tempo com quatro amarelos e muito cansaço nas pernas. Por que motivo Horta nem tem direito a sentar-se no banco? Sendo ainda muito novo, o Benfiquista tem ainda muita margem de progressão, mas qualidade para ser, pelo menos, um justo suplente não lhe falta.

Este cenário é encarado como um pau de dois bicos: por um lado, atendendo ao seu regresso pouco auspicioso a curto prazo ao seu clube do coração, os primeiros meses de águia ao peito foram deveras positivos; contudo, partindo dessa progressão bastante satisfatória, a sua deslocação repentina do 11 titular para a bancada é um tanto ou quanto macarrónica.

De notar ainda que, na minha opinião, Horta reúne mais condições futebolísticas que Filipe Augusto para assumir o lugar no plantel Benfiquista (no entanto, o ‘camisola 6’ ainda vai tendo minutos). Certa é a incerteza sobre o futuro do médio-centro no clube da Luz.

E a pergunta mantém-se: que é feito de André Horta?

Foto de Capa: Jogadores 

Nadine Gil
Nadine Gilhttp://www.bolanarede.pt
Alentejana que se mudou para a capital para estudar Jornalismo. Vibra intensamente pelo Sport Lisboa e Benfica e só perde um jogo em casos extremos. Erros gramaticais provocam-lhe arrepios.                                                                                                                                                 A Nadine escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção: Andreas Schjelderup já conhece sentença após polémica

Andreas Schjelderup foi condenado a 14 dias de prisão com pena suspensa. Já é assim conhecida a sentença do extremo do Benfica.

Andreas Schjelderup ouvido em tribunal: «Percebi rapidamente que era ilegal. Apaguei-o de imediato do grupo e da galeria do meu telemóvel»

Andreas Schjelderup é ouvido no Tribunal de Copenhaga. Extremo julgado pela partilha de conteúdos sexuais a envolver menores.

António Salvador promete: «O Carlos Vicens assinou por 3 anos e vai cumpri-los»

Carlos Vicens é um projeto para continuar no Braga. António Salvador falou da continuidade do treinador no projeto.

Eis os novos detalhes da lesão de Georgiy Sudakov: «Esta lesão tem risco de recidiva. A partir de agora, a decisão cabe aos médicos...

Georgiy Sudakov regressou ao Benfica devido a lesão. Médio poderá ser utilizado por José Mourinho quando assim o desejar.

PUB

Mais Artigos Populares

2 portugueses e Viktor Gyokeres na lista: eis os 25 nomeados para melhor futebolista de 2025 nos Globe Soccer Awards

Já são conhecidos os nomeados para os Globe Soccer Awards. Vitinha, Nuno Mendes e Viktor Gyokeres entre os nomeados.

Ex-Real Madrid elogia: «Lamine Yamal é o novo Messi no Barcelona»

Wesley Sneijder falou de Lamine Yamal. Antigo médio do Real Madrid comparou extremo a Lionel Messi, lenda do Barcelona.

Catarina Campos defende arbitragem: «Temos, em média, 200 ou mais decisões por jogo. Dessas 200 ou mais, cerca de 97% acertamos»

Catarina Campos foi a mais recente entrevistada pelo Bola na Rede. Árbitra falou dos desafios e percurso da arbitragem feminina.