Que é feito de André Horta?

sl benfica cabeçalho 1

Com o final do campeonato aí à porta, é tempo de olhar para trás e fazer uma retrospetiva dos pontos positivos e negativos da época que passou. Mas também de alguns enigmas se fez a liga de futebol de 2016/17. Para os lados da Luz, um dos maiores mistérios é o ‘desaparecimento’ de André Horta.

O médio surpreendeu tudo e todos depois da chegada ao Benfica. Quando se esperava que fosse emprestado a outro clube, Horta chegou, viu e venceu. Jogando na posição de 8, o jovem português conquistou a titularidade na equipa ‘encarnada’ e mostrou ao ‘mister’ Rui Vitória de que fibra era feito, fazendo tudo para agarrar a oportunidade. Integrou o onze inicial na Supertaça e em mais oito jogos do Benfica (incluindo na Liga dos Campeões).

O jogador de 20 anos vivia o verdadeiro sonho de águia ao peito e assumia cada vez mais o status de titular indiscutível. No entanto, num ano mais do que recheado de lesões, o ‘camisola 8’ não deixou de marcar presença no Benfica LAB. Uma lesão muscular tirou o ex-vitoriano dos relvados em outubro, obrigando a uma ausência que durou até novembro.

 

Entretanto, recuperou da lesão. Mas, a partir daí, só voltou a calçar durante 30 minutos, quando o Benfica se deslocou ao Dragão para somar um empate contra os ‘azuis e brancos’. Sem qualquer explicação, Rui Vitória nunca mais contou com André Horta, livre dos problemas musculares que o haviam afastado das quatro linhas. Desde janeiro, apenas jogou quatro vezes, e há dois meses que foi ‘despachado’ para a bancada (isto quando tem a ‘sorte’ de ser sequer convocado).

André Horta jogou pela última vez frente ao Belenenses, em Marçom durante cinco minutos Fonte: SL Benfica
André Horta jogou pela última vez frente ao Belenenses, em Março, durante cinco minutos
Fonte: SL Benfica

Tendo em conta que André Horta era titular até se lesionar e que, desde o final de janeiro, apenas alinhou durante meia dúzia de minutos, há que procurar uma justificação plausível para o seu afastamento.

Para além da condicionante de Pizzi contar há imenso tempo com quatro amarelos e muito cansaço nas pernas. Por que motivo Horta nem tem direito a sentar-se no banco? Sendo ainda muito novo, o Benfiquista tem ainda muita margem de progressão, mas qualidade para ser, pelo menos, um justo suplente não lhe falta.

Este cenário é encarado como um pau de dois bicos: por um lado, atendendo ao seu regresso pouco auspicioso a curto prazo ao seu clube do coração, os primeiros meses de águia ao peito foram deveras positivos; contudo, partindo dessa progressão bastante satisfatória, a sua deslocação repentina do 11 titular para a bancada é um tanto ou quanto macarrónica.

De notar ainda que, na minha opinião, Horta reúne mais condições futebolísticas que Filipe Augusto para assumir o lugar no plantel Benfiquista (no entanto, o ‘camisola 6’ ainda vai tendo minutos). Certa é a incerteza sobre o futuro do médio-centro no clube da Luz.

E a pergunta mantém-se: que é feito de André Horta?

Foto de Capa: Jogadores 

Nadine Gil
Nadine Gilhttp://www.bolanarede.pt
Alentejana que se mudou para a capital para estudar Jornalismo. Vibra intensamente pelo Sport Lisboa e Benfica e só perde um jogo em casos extremos. Erros gramaticais provocam-lhe arrepios.                                                                                                                                                 A Nadine escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vancouver Whitecaps confirmam contratação de Thomas Muller

Thomas Muller foi confirmado como reforço dos Vancouver Whitecaps. O avançado internacional alemão assinou a custo zero com a equipa da MLS.

Son Heung-min oficializado nos Los Angeles FC e faz história na MLS

Os Los Angeles FC confirmaram a contratação de Son Heung-min. O avançado sul-coreano tornou-se no reforço mais caro da história da MLS.

Bruno Lage lamenta morte de Jorge Costa e responde à comparação entre Ivanovic e Gyokeres

Bruno Lage analisou o encontro entre o Benfica e o Nice. Duelo da primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da Champions League.

Franck Haise lamenta derrota do Nice: «Não estamos na mesma categoria [do Benfica], sabíamos disso antes»

Franck Haise analisou o encontro entre o Benfica e o Nice. Duelo da primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United de Ruben Amorim tem concorrência de 2 rivais da Premier League por médio

Carlos Baleba é alvo do Manchester United de Ruben Amorim para o meio-campo. O médio tem mais interessados na Premier League.

José Mourinho elogia jogo do Fenerbahçe e mostra-se contracorrente: «Sou conhecido por criticar os árbitros, mas hoje o árbitro esteve fantástico»

José Mourinho analisou a derrota do Fenerbahçe diante do Feyenoord. Técnico mostrou-se confiante para a segunda mão.

Mikel Arteta analisa estreia de Viktor Gyokeres a titular pelo Arsenal: «Ele compreende mentalmente o que precisa fazer para estar a 100%»

Mikel Arteta abordou a estreia de Viktor Gyokeres pelo Arsenal. Avançado passou sem grande destaque em campo.