Queixinhas, Ironia e Perda de Tempo

sl benfica cabeçalho 1

Como já tem vindo a ser habitual na Liga Portuguesa, as últimas semanas resumem-se em queixas, escândalos e circo. E, como dita a regra, a culpa é do mesmo de sempre.

Começo pelas queixas feitas pelo Sporting CP, onde era “exigida” a interditação do Estádio da Luz pelo facto de o clube apoiar “claques” ilegais e conceder benefícios materiais como tarjas e bandeiras. Ora, para os mais curiosos e pacientes, deixo aqui o Regulamento das Condições Técnicas e de Segurança dos Estádios, para que possam esclarecer qualquer dúvida:

http://www.idesporto.pt/ficheiros/file/Dec_Regulamentar_10_2001.pdf

Se tiverem interesse em estar a par de todas as exigências feitas pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, leiam e verão que o Estádio da Luz cumpre todos os requisitos. Aliás, se não cumprisse, porque haveria de ser palco de uma final da Liga dos Campeões e de inúmeros jogos da Seleção Portuguesa? Posto isto, o assunto Segurança da Luz está arrumado e pouco me interessa o resto, para além de uma evidente curiosidade mórbida acerca de qual será a próxima queixa a ser feita.

O outro assunto, talvez mais interessante e, inegavelmente relacionado com o acima referido, é o apoio às ditas “claques” do Benfica. Segundo Luís Filipe Vieira, o Benfica tem apenas grupos de sócios organizados que, como qualquer pagante, têm os seus direitos. A questão aqui são os apoios e regalias que esses tais grupos receberão do Sport Lisboa e Benfica. Uma queixa bem fundamentada poderia deixar o clube em maus lençóis, mas, quando o ponto de partida são os lugares, as tarjas e bandeiras, a queixa cai por terra. Ora, ninguém me pode impedir de juntar um grupo de amigos e comprarmos todos redpass para uma determinada zona do estádio, correto? E que mal faria arranjarmos qualquer um acessório inofensivo, para dentro do recinto?

Fonte: Upperwestside-slb.blogspot.pt
Fonte: Upperwestside-slb.blogspot.pt

Então, pergunto-vos: já ouviram falar do fantástico Upper West Side? Esse grupo, não é nada mais nada menos, que um grupo de sócios organizado. Segundo as mais recentes notícias e queixas, o melhor é acabar também com esse ajuntamento perigoso do terceiro piso! Atenção, não estou a compará-los com os dois grupos reconhecidos em qualquer lado (No Name Boys e Diabos Vermelhos), apenas pretendo mostrar que, as declarações do Presidente do Sport Lisboa e Benfica (um pouco ao jeito de Pinto Da Costa nos seus anos áureos), não são assim tão descabidas. Todos rimos, a internet não perdoou, mas, no fundo, ele não mentiu.

Resumindo, não podemos proibir a entrada de tarjas nem pedir que o clube da Luz seja punido por um suposto “apoio” a claques ilegais. É preciso um controlo de quem entra ou não entra no estádio, é preciso haver um controlo sobre qualquer sócio para que, caso algo corra mal, este possa ser responsabilizado, mas isto aplica-se a qualquer um, não apenas aos que preferem ver a bola no Topo Sul ou na Curva Norte. E, fora do recinto desportivo, o Benfica em nada se poderá responsabilizar – quer por sócios, individualmente, quer por um grupo dos mesmos.

Legalização, segurança e leis. Investigue-se. E depois sim, fale-se.

Foto de Capa: SL Benfica

Artigo revisto por: Beatriz Silva

Joana Libertador
Joana Libertadorhttp://www.bolanarede.pt
Tem a vaidade, o orgulho, a genica, a chama imensa. Para além da paixão incontrolável pelo Benfica, tem um carinho especial pelas equipas que vestem vermelho e branco. Menos na NBA. Aí sofre por aqueles que vestem branco, ou azul, ou amarelo, ou preto (depende do dia) - os GS Warriors.                                                                                                                                                 A Joana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho já está no Seixal para ser oficializado como treinador do Benfica

José Mourinho já está no centro de estágios do Seixal. O técnico português foi recebido por Mário Branco, diretor-geral do Benfica.

Luís Enrique com nova estratégia que pode influenciar o futebol do futuro

Luís Enrique, treinador de 55 anos, experimentou uma abordagem nova no futebol durante a primeira parte do último jogo do PSG.

FIFA vai pagar clubes que cedam jogadores para a qualificação para o Mundial

A FIFA vai estender as compensações aos clubes que libertarem jogadores para os jogos de qualificação do Mundial de 2026, incluindo aqueles que não chegarem à fase final.

Francesco Farioli critica adiamento do Arouca x FC Porto: «Vai criar problemas»

Francesco Farioli criticou o adiamento do Arouca x FC Porto na Primeira Liga. Técnico italiano mostra-se ao lado dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli elogia José Mourinho: «É uma referência para o futebol português, para muitos treinadores e para mim»

Francesco Farioli anteviu o Rio Ave x FC Porto para a sexta jornada da Primeira Liga. Dragões deslocam-se a Vila do Conde.

Manuel Neuer quebra dois recordes numa noite

Manuel Neuer torna-se o mais velho da história do Bayern Munich a jogar na Champions League e chega as 100 vitórias na competição.

Ex-Tottenham critica Ruben Amorim: «Está a ser arrogante e preso aos seus métodos»

Jamie O’Hara criticou duramente Ruben Amorim, acusando-o de ser inflexível no seu método e de não adaptar o sistema tático no Manchester United.