Quem é Érick Gutiérrez? O médio que se ofereceu ao SL Benfica

- Advertisement -

Parece tudo alinhado para que Roger Schmidt seja o treinador do SL Benfica para os próximos dois anos e com isso começam a pouco a surgir reações de ambos os lados. Da parte do PSV Eindoven foi Erick Gutiérrez, conhecido por Guti, que se manifestou e que após dizer que está a gostar imenso do trabalho do treinador alemão foi mais longe e disse mesmo que gostaria de o acompanhar na próxima aventura. E isto leva-nos a investigar que tipo de qualidades terá Gutiérrez e de que forma poderão ser úteis ao Benfica 2022/2023.

Primeiro que tudo, diga-se, Guti é um médio essencialmente de características defensivas. É normalmente o responsável pelos equilíbrios na equipa dos Países Baixos e funciona, portanto, como o “6” de Roger Schmidt. Pela lógica, seria para competir com Julian Weigl, médio alemão do Benfica. Mas será que fica por aí? Fomos ver e… não, não fica.

Se formos ao básico, o médio internacional mexicano é bastante parecido com Weigl. São praticamente da mesma altura, são da mesma idade e jogam na mesma posição. A grande diferença será o facto de Guti ser um médio defensivo canhoto e o alemão ser destro. Contudo, podemos ver pelo vídeo abaixo que Erick mesmo no seu jogo é bastante parecido a Weigl. Não é um trinco “à moda antiga”, é um médio que prima pelo passe e por equilibrar a equipa e não por ser um destruidor de jogo.

Outra das diferenças no seu jogo é que Gutiérrez é um jogador um pouco mais assertivo na altura de sair ao adversário. Um pouco mais agressivo e que por vezes não se importa de fazer “tal” falta inteligente que por vezes falta a Weigl quando quer ser o tampão que o Benfica precisa. É, portanto, um jogador mais combativo. Não muito mais.

Com todas estas parecenças há outro aspecto que salta à vista que numa análise mais concreta poderá fazer sentido a sua contratação caso venha a acontecer. Roger Schimdt tem no modelo um duplo pivot defensivo. Sangaré e Guti são dois médios de trabalho que suportam toda a vertigem ofensiva que Zahavi, Gakpo, Madueke e Götze trazem ao jogo. É aqui que tudo muda. Neste momento, o Benfica não joga num meio-campo a três, mas sim a dois. Por isso: ou Weigl sairá mesmo, ou Guti poderá ser o ser colega do lado.

A verdade é que também foi nesse sistema a 3 médios que Weigl cresceu e se destacou chegando até à seleção alemã e à titularidade num Dortmund do passado.

Claro que toda esta análise é baseada numa declaração de um jogador que numa demonstração de lealdade para com o futuro técnico das águias afirmou que gostava de o acompanhar. Poderá nem haver interesse do treinador ou do Benfica. Contudo, seja com que modelo for, a verdade é que o Benfica não tem substituto para Weigl no atual plantel obrigando o alemão a jogar sem direito a descanso. Outra verdade é que são dois médios que aumentam a sua produtividade quando têm um parceiro ao seu lado.

Estarão reunidas as condições para que tudo isto aconteça?

Subscreve!

Artigos Populares

Já há previsão para o regresso de Fotis Ioannidis no Sporting

Fotis Ioannidis está a finalizar a recuperação da lesão. Avançado do Sporting já deve ser opção para o embate contra o CD Nacional no domingo.

Braga realizou a gala dos 105 anos: eis os vencedores dos prémios da Legião de Ouro

O Braga realizou a gala referente aos 105 anos do clube. O emblema minhoto divulgou os vencedores e António Salvador discursou no final.

Anísio Cabral e a estreia a marcar pelo Benfica: «Foi uma das melhores sensações da minha vida»

Após marcar na sua estreia pela equipa principal do Benfica, Anísio Cabral fez uma publicação nas suas redes sociais na qual refletiu sobre o momento.

Nápoles está interessado em Alisson Santos e enfrenta valorização do Sporting: eis as novidades do negócio

O Nápoles vai voltar a reunir-se com o Sporting esta terça-feira. Objetivo do conjunto italiano passa por fechar a contratação de Alisson Santos.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid divulga lista de convocados para o jogo com o Benfica na Champions League

O Real Madrid revelou a lista de convocados para o encontro frente ao Benfica, da última jornada da fase da liga da Champions League.

Biel tem o futuro definido e vai voltar a ser emprestado pelo Sporting

Biel vai ser emprestado pelo Sporting ao Al Shabab. Extremo brasileiro vai prosseguir a carreira na Arábia Saudita.

Histórico: Francesco Farioli é o primeiro treinador do FC Porto a vencer 18 dos primeiros 19 jogos na Primeira Liga

Com a vitória em casa frente ao Gil Vicente, Francesco Farioli tornou-se o primeiro treinador na história do FC Porto a vencer 18 dos primeiros 19 jogos na liga.