📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Quem é Érick Gutiérrez? O médio que se ofereceu ao SL Benfica

- Advertisement -

Parece tudo alinhado para que Roger Schmidt seja o treinador do SL Benfica para os próximos dois anos e com isso começam a pouco a surgir reações de ambos os lados. Da parte do PSV Eindoven foi Erick Gutiérrez, conhecido por Guti, que se manifestou e que após dizer que está a gostar imenso do trabalho do treinador alemão foi mais longe e disse mesmo que gostaria de o acompanhar na próxima aventura. E isto leva-nos a investigar que tipo de qualidades terá Gutiérrez e de que forma poderão ser úteis ao Benfica 2022/2023.

Primeiro que tudo, diga-se, Guti é um médio essencialmente de características defensivas. É normalmente o responsável pelos equilíbrios na equipa dos Países Baixos e funciona, portanto, como o “6” de Roger Schmidt. Pela lógica, seria para competir com Julian Weigl, médio alemão do Benfica. Mas será que fica por aí? Fomos ver e… não, não fica.

Se formos ao básico, o médio internacional mexicano é bastante parecido com Weigl. São praticamente da mesma altura, são da mesma idade e jogam na mesma posição. A grande diferença será o facto de Guti ser um médio defensivo canhoto e o alemão ser destro. Contudo, podemos ver pelo vídeo abaixo que Erick mesmo no seu jogo é bastante parecido a Weigl. Não é um trinco “à moda antiga”, é um médio que prima pelo passe e por equilibrar a equipa e não por ser um destruidor de jogo.

Outra das diferenças no seu jogo é que Gutiérrez é um jogador um pouco mais assertivo na altura de sair ao adversário. Um pouco mais agressivo e que por vezes não se importa de fazer “tal” falta inteligente que por vezes falta a Weigl quando quer ser o tampão que o Benfica precisa. É, portanto, um jogador mais combativo. Não muito mais.

Com todas estas parecenças há outro aspecto que salta à vista que numa análise mais concreta poderá fazer sentido a sua contratação caso venha a acontecer. Roger Schimdt tem no modelo um duplo pivot defensivo. Sangaré e Guti são dois médios de trabalho que suportam toda a vertigem ofensiva que Zahavi, Gakpo, Madueke e Götze trazem ao jogo. É aqui que tudo muda. Neste momento, o Benfica não joga num meio-campo a três, mas sim a dois. Por isso: ou Weigl sairá mesmo, ou Guti poderá ser o ser colega do lado.

A verdade é que também foi nesse sistema a 3 médios que Weigl cresceu e se destacou chegando até à seleção alemã e à titularidade num Dortmund do passado.

Claro que toda esta análise é baseada numa declaração de um jogador que numa demonstração de lealdade para com o futuro técnico das águias afirmou que gostava de o acompanhar. Poderá nem haver interesse do treinador ou do Benfica. Contudo, seja com que modelo for, a verdade é que o Benfica não tem substituto para Weigl no atual plantel obrigando o alemão a jogar sem direito a descanso. Outra verdade é que são dois médios que aumentam a sua produtividade quando têm um parceiro ao seu lado.

Estarão reunidas as condições para que tudo isto aconteça?

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: Imprensa internacional garante que José Mourinho insiste em contratar Bernardo Silva

Bernardo Silva está em final de contrato com o Manchester City. Médio português volta a ser associado ao Benfica.

1 ano de Rui Borges no Sporting: eis o registo entre os 55 jogos que fez

Rui Borges é treinador do Sporting há precisamente um ano. Técnico registou 55 partidas à frente dos leões desde esse dia.

Benfica fecha (para já) a porta de saída a Prestianni e Schjelderup: eis a situação

O Benfica só escutará ofertas por Gianluca Prestianni e Schjelderup após chegarem reforços. Até lá, a porta está fechada.

Moreirense quer renovar contrato de jogador importante, que tem vários interessados

Alanzinho está em final de contrato e o Moreirense quer renovar. Médio brasileiro conta com vários interessados.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis Tevenet confirmado como novo treinador do Real Valladolid

O Real Valladolid tem novo treinador. Luis Tevenet foi o escolhido pelo clube do segundo escalão de Espanha para suceder a Guillermo Almada.

AS Roma quer fechar médio dinamarquês e pode pagar 20 milhões de euros

A AS Roma quer contratar Morten Frendrup. O médio internacional dinamarquês está ligado ao Genoa e pode sair por cerca de 20 milhões de euros.

Presidente do Fenerbahçe libertado sob fiança após suspeita de consumo e tráfico de drogas

O presidente do Fenerbahçe foi libertado nesta quinta-feira, após ter sido detido por suspeita de consumo e tráfico de drogas. Sadettin Saran foi o sucessor de Ali Koç na liderança do clube turco.