Rafa Silva: O sucessor de João Félix?

- Advertisement -

Afastado dos relvados durante mais de dois meses e meio, após sofrer uma desinserção do tendão médio adutor à esquerda, frente ao Olympique Lyonnais, em jogo a contar para a terceira jornada da fase de grupos da Champions League, Rafa Silva mostrou-se determinante no primeiro dérbi da década.

O extremo entrou aos 74 minutos para o lugar de Chiquinho e demorou apenas seis minutos para abanar as redes leoninas. Redes essas que voltaram a mexer aos 99 minutos, após um remate em trivela do internacional português.

Com o regresso de Rafa, começam a surgir várias questões no que ao papel deste na equipa diz respeito. Se é verdade que à data da sua lesão Rafa era o principal elemento no ataque encarnado, atualmente a situação é diferente.

A equipa parece ter estabilizado quer no plano ofensivo, quer no plano defensivo. A entrada de Franco Cervi veio dar consistência às “águias” porque, apesar de não ter os mesmos argumentos técnicos que o português, oferece uma maior capacidade de pressão e de recuperação de bola, para além de “dobrar” constantemente Alejandro Grimaldo nas tarefas defensivas. Há, por isso, algumas reticências em retirar o argentino do onze titular.

Cervi tem sido uma das figuras mais acarinhadas por parte dos benfiquistas
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Outra alternativa possível poderá ser a transformação de Rafa numa espécie de segundo avançado, a aparecer entrelinhas para ligar o meio campo ao ataque. Atualmente, essa função tem sido desempenhada – relativamente bem – por Chiquinho. No entanto, tem sido notória a falta de capacidade de finalização apresentada pelo médio ofensivo das águias – que ainda não marcou na presente edição da Primeira Liga -, estando as despesas do ataque das “águias” entregues a Vinícius e Pizzi.

No dérbi, os benfiquistas tiveram um pequeno vislumbre sobre o que Rafa pode acrescentar ao SL Benfica nesse lugar visto que, nesse jogo, ocupou “as costas” do ponta de lança – e devastou, por completo, a defensiva leonina. Aliada à grande capacidade que tem em jogar em entrelinhas adversárias, o internacional português apresenta movimentos de rutura interessantes que podem ser fatais para as defesas contrárias.

Cabe agora a Bruno Lage decidir o que quer fazer: tirar Franco Cervi, que tem contribuído muito para o coletivo ao vestir o “fato de macaco” para ajudar Grimaldo e colocar Rafa na sua posição de origem; ou tirar Chiquinho que, apesar de estar a conseguir ligar o ataque das águias ao meio campo, tem demonstrado alguma incapacidade para finalizar – algo que, como foi notório na última partida, não é problema para Rafa.

Poderá o internacional português ser o tão desejado segundo avançado que tem faltado ao Benfica desde a saída de João Félix?

Foto de capa: Carlos Silva/Bola na Rede

Artigo revisto por Diogo Teixeira

João Pedro Coelho
João Pedro Coelhohttp://www.bolanarede.pt
O João não sabe escrever biografias. Posto isto, apraz apenas dizer que estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, e que tem um amor incondicional pelo Sport Lisboa e Benfica.

Subscreve!

Artigos Populares

Já são conhecidos os primeiros jogos da Taça de Portugal Feminina

Realizaram-se os sorteios da 1.ª e da 2.ª eliminatórias da Taça de Portugal Feminina 2026/27. Fica com os emparelhamentos.

Xabi Alonso sobre jogador do Chelsea: «Faz-me lembrar Benzema»

Xabi Alonso, treinador do Chelsea, deixou vários elogios a João Pedro e admitiu que o avançado brasileiro lhe relembra Karim Benzema.

Imprensa nacional garante: Polícia Judiciária faz investigação na arbitragem portuguesa

Correio da Manhã diz que a Polícia Judiciária está alegadamente a investigar «golpes na arbitragem». Eis o que diz a imprensa nacional.

Ousmane Dembélé rendido a 2 jogadores do PSG: «Muito subestimado no futebol»

Ousmane Dembélé deixou muitos elogios a Fabián Ruiz e Khvicha Kvaratskhelia. Jogadores partilham balneário no PSG.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto tem estreia entre os convocados para o jogo com o Casa Pia na Primeira Liga

Gabriel Mec, reforço do mercado de verão, está convocado para o jogo entre o Casa Pia e o FC Porto na Primeira Liga.

Bruma acerta rescisão de contrato com o Benfica e já tem futuro definido

Bruma está a caminho do Aris após acertar a rescisão de contrato com o Benfica. Avançado de 31 anos viaja este domingo.

Eis os onzes prováveis do Casa Pia x FC Porto para a Primeira Liga

O FC Porto vai a Rio Maior enfrentar o Casa Pia para a sexta jornada da Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis da partida.