📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Renato para totós

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Importa ressalvar que aqui, na palavra totós, leia-se: todos os adeptos do futebol – serão mesmo? – ligados sentimentalmente a qualquer clube que, por cegueira futebolística e por limitações no que concerne ao raciocínio lógico, colocaram em causa a honra, o valor, até mesmo a idade, de um jovem que vence agora o prémio mais importante do futebol europeu para jovens jogadores. Assim de rompante. Como o aparecimento de Renato. De rompante também foi embora a frustração desmedida dos haters. O mundo do futebol não precisa deles.

Se para todos os portugueses esta conquista é um orgulho, para nós, benfiquistas, tem um sabor especial. Não para nos vangloriarmos que temos a melhor formação em Portugal, nem para afirmar que agora tudo o que sai da fábrica de talentos do Seixal transforma-se em ouro. Muito menos para enumerar em catadupa, todos os méritos de Vieira naquilo que é o crescimento do Benfica enquanto instituição. Mas, ver o nosso clube e a nossa formação assim representada, deve-nos orgulhar.

Renato Sanches acaba por ser…o Benfica. Já não nos pertence, mas aquilo que ele está a conquistar, quer a nível desportivo, quer a nível “patrimonial” (já são muitas as conquistas” representa o benfiquismo no seu lado mais puro. Até porque Renato, com aquele estilo de quem parece que está no Bairro da Musgueira, a jogar contra os seus amigos, descomplexado, tem evidenciado como poucos essa pureza. Essa genuinidade que ´tão cara ao futebol de hoje em dia. O futebol, transformado por muitos num negócio de milhões, precisa de gente como Renato. O menino que levanta, apaixona e leva à loucura qualquer adepto (do futebol).

Renato tem sido obrigado a crescer depressa demais Fonte: SL Benfica
Renato tem sido obrigado a crescer depressa demais
Fonte: SL Benfica

Ele passa. Ele falha. Mas, imagine-se, logo a seguir, é o primeiro a tentar e, se falhar outra vez, vai tentar outra vez. De forma ainda mais difícil. O adepto esbraceja, desespera, mas logo a seguir está a aplaudir (de pé), quase rendido aos defeitos do miúdo. Pois são os defeitos que fazem sobressair (ainda) mais as qualidades. E é neste carrossel de personalidade que Renato ganhou o respeito dos benfiquistas. Porque o puto maravilha não se cinge a fazer correr o jogo. Muito menos é jogador para segurar tacticamente uma equipa. Aliás, ele abana as equipas. Qualquer equipa que se sinta presa, estagnada a nível táctico deveria ter um Renato à mão. Um jogador que parece estar sempre fora de contexto. Não por não entender o jogo. Mas porque parece sempre que quer mais, que pensa num patamar acima dos seus colegas todas as jogadas.

Renato não é consensual. Não pode ser. Nenhum jogador deve ser amado por todos. Senão, onde estariam as rivalidades (saudáveis) e como se alimentariam as tertúlias entre amigos? Mas Renato é sempre bom tema de conversa. Porque o que ele faz não deixa ninguém indiferente. Uns acham que ele roça o brilhantismo, outros ainda olham para ele com desconfiança – aqueles tais defeitos às vezes ajudam o adversário a marcar golos e coisas assim -, mas enquanto o respeito na discussão futebolística for mantido, o mundo estará bem. Enquanto limites não forem ultrapassados, como um adepto de um clube incitar ao ódio num minuto de silêncio de um gentleman do futebol português, a discussão futebolística continuará a ser uma arte nobre. O futebol precisa de menos totós e mais Renatos…

Jorge Fernandes
Jorge Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O futebol acompanhou-o desde sempre. Do amor ao Benfica, às conquistas europeias do Porto, passando pelas desilusões dos galácticos do real Madrid. A década continuou e o bichinho do jornalismo surgiu. Daí até chegarmos ao jornalismo desportivo foi um instante Benfiquista de alma e coração, pretende fazer o que mais gosta: escrever e falar sobre futebol. Com a certeza de que futebol é um desporto e ao mesmo tempo a metáfora perfeita da vida.                                                                                                                                                 O Jorge não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Boston Celtics perdem em final dramático com Neemias Queta envolvido

Os Boston Celtics perderam em casa com os Utah Jazz por 105-103 na NBA. Neemias Queta não ficou tão bem na fotografia.

Já são conhecidos os árbitros dos jogos do FC Porto e do Braga na Europa League

John Beaton será o árbitro do Utrecht x FC Porto. Já Balázs Berke estará no Braga x Genk, ambos jogos da Europa League.

Rui Costa deixa bicada: «Prefiro conviver com benfiquistas do que ir todos os dias para as televisões»

Rui Costa esteve em campanha em Portalegre. Presidente do Benfica e candidato a segundo mandato fez discurso.

FPF lança camisola em homenagem a Eusébio

A Federação Portuguesa de Futebol lançou equipamento dedicado a Eusébio. Portugal vestirá contra a Arménia.

PUB

Mais Artigos Populares

A união fez a força | Belenenses 0-2 União de Santarém

A União de Santatém deslocou-se ao Restelo para arrancar uma vitória tremenda e surpreendente por 2-0, com bis de Tomás Castro

Braga bate Rio Ave e segue em 3.º lugar da Primeira Liga Feminina

O Braga venceu o Rio Ave por 2-0 na quinta jornada da Primeira Liga Feminina. Arsenalistas seguem no 3.º lugar.

Goleada sem história | Benfica 5-0 Marítimo

As jogadoras do Benfica assumiram a liderança de forma isolada da Primeira Liga Feminina, com três pontos de avanço sobre o Sporting