Renato Sanches: da estreia à parvoíce

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Há muitos anos que um jovem jogador não gerava tanto falatório como Renato Sanches. O último? Talvez CR7, já há mais de dez anos, aquando da saída para Manchester. A prova de que Sanches é um centro magnético de atenções, como há muito não se via, foi o facto de termos um puto a correr para o relvado na estreia do jovem craque do Benfica pela selecção somente para o abraçar. Já antes, havia sido uma ovação a abrir o apetite. E até ao embate búlgaro foram incontáveis capas de jornal, artigos na net e Hosanas ou indiferença verbalizada e aziaga em relação ao rapaz.

Mas comecemos, como tudo na vida, pelo início. A chegada de Rui Vitória à Luz prometia mais oportunidades para a miudagem. O reinado de JJ foi de trevas para os jovens. A perda de gente como João Cancelo, Bernardo Silva ou Danilo Pereira é irreparável. Mas o novo timoneiro prometia mais: Nélson Semedo e Gonçalo Guedes foram os primeiros de uma série de testes, uns com mais e outros com menos sucesso. Mas sempre com o novel treinador à procura de uma fórmula que conjugasse a sua apetência pela formação com as ambições legítimas de um bicampeão.

E, à medida que algumas apostas iniciais iam perdendo fulgor (Guedes) e outras fracassavam em redondo (Clésio), a equipa não apresentava consistência e qualidade. Aliás, o futebol era mesmo mauzinho. E o golo só mesmo caído aos trambolhões, num rasgo individual de Gaitán aliado ao faro de Jonas. O resto…? Confrangedor. Alarmante, com o tribunal da Luz a coçar a cabeça, interrogando-se sobre o que se passava. E quando o meio campo persistia em ser uma manta com retalhos como Almeida, Talisca e Samaris, que entravam e saíam consoante calhava, apareceu, quase em desespero, o miúdo das rastas. Um tal de Renato Sanches, em quem muitos viam qualidade mas que tinha só 18 anos e dificilmente resolveria tudo. Soava a desespero. A atirar o barro à parede a ver se colava, tipo Victor Andrade!

Porém, à medida que Sanches se foi incorporando no 11, e foi um processo rápido (ao 2.º jogo era tudo dele), o Benfica cresceu como que por magia. O futebol não era tão rendilhado. Tão aborrecido. Com bola para o lado e para trás. A equipa ganhou verticalidade. Deixámos de demorar tanto tempo a chegar à área contrária e passámos a ter mais iniciativa. É isso que Sanches traz à equipa. Futebol em linha recta, que faz avançar as linhas a cada passada elefantina. Um verdadeiro Simplex futebolístico! Com metros e adversários galgados por corrida em posse.

John Aguiar
John Aguiarhttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado pelo Benfica desde que se conhece, descobriu a paixão pelos encarnados ao ir pela mão do pai ver os jogos na sede social da terrinha. Desde cedo habituou-se a ler A Bola em formato gigante e coleccionava anualmente os Cadernos do dito jornal. Desde 1993 que não falha um…                                                                                                                                                 O John não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Entre o fundo e o topo | Casa Pia x FC Porto

O líder e campeão nacional FC Porto desloca-se ao sul do país defrontar o Casa Pia, o último classificado. Um conjunto luta pela sexta vitória consecutiva e o outro trabalha para alcançar o primeiro triunfo.

Sporting vence Portimonense na primeira jornada da Primeira Liga de Futsal

O Sporting venceu o Portimonense por 1-0, na primeira jornada da Primeira Liga da Futsal, com Bernardo Paçó a assumir papel de destaque na baliza leonina.

Benfica B goleia Académica em Coimbra e Torreense volta a escorregar com nulo perante o Leixões: Eis os resultados do dia na Segunda Liga

O Benfica B goleou a Académica por três a zero na Segunda Liga, enquanto o Torreense voltou a desiludir perante o Leixões.

Renato Sanches em negociações avançadas para ser reforço do Estrela da Amadora

Renato Sanches está em negociações adiantadas para regressar a Portugal e ser reforço do Estrela da Amadora.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Benfica assiste na goleada do West Ham de Nuno Espírito Santo ao Wrexham

O West Ham de Nuno Espírito Santo goleou o Wrexham por seis a zero e lidera o Championship à condição.

Sevilha vence com assistência de ex-Sporting e agrava crise do Valência

O Sevilha venceu o Valência por um a zero na La Liga com assistência de Giorgi Kochorashvili, ex-jogador do Sporting.

Show de Franco Mastantuono: Fiorentina de Beto e Pedro Gonçalves vence Venezia de Thierry Correia

A Fiorentina venceu o Venezia por 4-2 com hat-trick de Franco Mastantuono. Beto, Pedro Gonçalves, Thierry Correia entraram na segunda parte.