📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Renato Sanches: da estreia à parvoíce

- Advertisement -

 

Óbvio que desde o primeiro dia até hoje ele falha inúmeros passes. Tem pouco critério na altura de decidir e perdemos a posse de bola por causa dele. É normal, tem 18 anos. E por isso não façam dele uma máquina infalível. Nem para o bem, nem para o mal. É bom que os adeptos tenham consciência de que ele comete muitos erros: perde bolas e a sua impetuosidade poderia ter custado o vermelho em Alvalade. Não o elevem a super-herói. Não para já. E protegê-lo também é da nossa responsabilidade, e gostar de ver Sanches a conduzir o nosso jogo é diferente de ser autista em relação às suas deficiências. Espero que Vitória não o seja também. Que não lhe dê rédea solta. E ele tem de perceber que o seu caminho até ao topo é longo. O seu destino é esse, mas não pode queimar etapas. Nem ele, nem Vitória.  Senão, perder-se-á um futebolista de eleição. Uma espécie de novo Pogba.

Renato tem estado em bom plano na Liga dos Campeões Fonte: SL Benfica
Renato tem estado em bom plano na Liga dos Campeões
Fonte: SL Benfica

Sanches, pela sua qualidade e pelo modo como transfigurou a equipa, foi gerando nome. Alvo de entrevistas e curiosidade, manteve sempre uma postura tranquila e não mudou o seu ser de jogador. Isso é importante. Há uns meses atrás era quase anónimo e hoje é titularíssimo no Benfica e internacional A, e tudo aos 18. O falatório? Enorme… E veio a Selecção. E veio a clubite. Os muitos que dizem “aquilo” quando se referem à equipa da FPF, ou que não querem saber daquilo para nada, são os mesmos que exigem, a todo transe, Sanches como titular. E já! Outros, nunca! Os dos outros clubes… Se Renato merece o 11 nacional não sei! É uma questão táctica, pura e simples. De que merece ir a França não duvido. É um futebolista de qualidade, mudou o Benfica e por isso tem lugar naquele avião. Agora… O 11? Depende do que Santos quer. Do modo como quer que a equipa jogue. É que a Selecção não tem avançados como os do Benfica. Nem tão pouco joga do mesmo modo. É tão simples quanto isso. Não façamos, benfiquistas, de Sanches um imprescindível. Para já, pelo menos.

Por fim, a parvoíce. Nunca vi em Portugal uma campanha tão sarnenta contra um jogador como a que vejo contra Sanches por parte de comentadeiros e adeptos, sempre afectos ao mesmo clube! Nem o “Mauzinho” Santos foi vítima de uma coisa assim. O espalhar na TV de dúvidas acerca da sua idade, os memes na net acerca do mesmo assunto, a menção do mesmo lance em Alvalade vezes sem conta e o duvidar da sua qualidade roçam o nojo, tendo há muito passado do ridículo.

Um jogador português, um miúdo, alvo deste ódio? Que não se goste, tudo bem. Agora, ver um miúdo, que está a tentar percorrer o seu caminho até ao estrelato, vítima de difamação facebookiana, comentadeira e blogueira? E sempre do mesmo quadrante? É pateta. Sobretudo ver um dirigente a cuspir ódio semanalmente em relação a um miúdo. Um puto. Um rapazola… Grande homem, esse dirigente! Os valentões do teclado são uma coisa. Agora, um dirigente? Ex-futebolista? Sinceramente… Só em Portugal! De certeza que esse dirigente, no âmbito das suas funções, nas incursões nas relações internacionais do futebol, deveria elogiar e ouvir elogios da Europa toda. Mas para isso seria preciso ele efectivamente exercer um cargo no respectivo clube. Não é o caso; a sua tarefa é outra.

Renato Sanches dificilmente fica mais um ano na Luz. É pena. Mas, ao mesmo tempo, ainda bem. Pena, porque perdemos um craque e um bom rapaz. Ainda bem, pois é sinal de que a nossa academia produz (e não, não imitamos outras; a nossa dá largos milhões), e iremos vê-lo, seguramente, num tubarão europeu, num país de primeira linha, onde poderá evoluir ainda mais, cumprindo assim o seu destino. É que Portugal, para bem e para o mal, parece estar a ficar pequeno para Sanches.

Foto de capa: SL Benfica

John Aguiar
John Aguiarhttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado pelo Benfica desde que se conhece, descobriu a paixão pelos encarnados ao ir pela mão do pai ver os jogos na sede social da terrinha. Desde cedo habituou-se a ler A Bola em formato gigante e coleccionava anualmente os Cadernos do dito jornal. Desde 1993 que não falha um…                                                                                                                                                 O John não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

David Luiz volta a marcar na Champions League 8 anos mais tarde

8 anos depois, David Luiz voltou aos golos na Champions League e tornou-se o segundo jogador mais velho a marcar na história da competição.

Há novidades em relação à transmissão da final do Mundial Sub-17

A final do Mundial Sub-17, entre Portugal e a Áustria, vai ser disputada a partir das 16 horas de quinta-feira.

Kylian Mbappé imparável e entra na história da Champions League

Kylian Mbappé fez três golos em pouco mais de seis minutos durante a primeira parte do encontro entre o Real Madrid e o Olympiacos.

Atlético de Madrid interessado em reforçar o eixo defensivo e olha para colega de Martim Neto

David Affengruber está na mira do Atlético de Madrid. O defesa austríaco do Elche, companheiro de Martim Neto, tem sido um dos destaques na La Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid prepara proposta de 100 milhões de euros por avançado do Galatasaray

O Real Madrid quer contar com Victor Osimhen já na próxima época. Os merengues estão prontos para investir 100 milhões de euros.

Artur Jorge relembra conquista da Taça Libertadores pelo Botafogo: «Um dos momentos mais marcantes da minha carreira»

Artur Jorge, atualmente no Al Rayyan, refletiu sobre o momento em que levantou a Taça Libertadores em 2024 ao comando do Botafogo.

Valência estuda contratação de internacional português

O Valência está interessado em contratar Fábio Silva, avançado que pertence aos quadros do Borussia Dortmund.