Rio Ave FC 0-1 SL Benfica: Salvador Jiménez abre as portas do tri

sl benfica cabeçalho 1Jogo-chave para a decisão do campeonato em Vila do Conde, terreno sempre difícil para o Benfica. No mesmo sítio em que colocou em risco o “bi” do passado ano, abriu as portas do “tri” com o jogo de hoje. O Benfica ultrapassou o adversário mais difícil até final da época e aquele em que o rival colocava muitas das suas fichas de esperança na conquista do título. A única alteração em relação ao jogo com o Vitória de Setúbal foi o regresso de André Almeida à direita da defesa, em substituição de Nélson Semedo, que à tarde jogara pela equipa B. De resto, o onze do costume e que começa a dar evidentes sinais de cansaço, com Pizzi, Gaitán e Jonas à cabeça neste capítulo. Ressente-se disso, naturalmente, a equipa, já que são 3 dos principais criadores do jogo encarnado.

Ainda nem 5 minutos de jogo se haviam cumprido quando apareceu a primeira grande (e praticamente única) oportunidade de golo para o Benfica: Pedrinho negou, em cima da linha, o golo após cabeceamento de Jardel. Poder-se-ia ter pensado que esse lance seria um bom prenúncio para uma entrada forte da equipa de Rui Vitória mas assim não foi. O Rio Ave surpreendeu e surgiu em pressão alta e dificultava a ligação do jogo do Benfica logo desde a fase defensiva. Assim se explicou uma primeira parte de pouquíssima inspiração de ambos os lados.

Jiménez voltou a valer "ouro" para o Benfica Fonte: #SL Benfica
Jiménez voltou a valer “ouro” para o Benfica
Fonte: SL Benfica

No reatar da partida tudo pareceu diferente. O bicampeão acordou e percebeu que teria de fazer muito mais para poder regressar à liderança do campeonato. Em cinco minutos criou duas oportunidades na cara de Cássio, às quais Jonas e Gaitán não conseguiram dar o melhor seguimento. O Rio Ave ia aguentando lá atrás e tentava lançar Héldon e Kuca no contra-ataque, situações que Fejsa (sublime jogo!), Lindelof e Jardel iam resolvendo com maior ou menor dificuldade. Aos 67 minutos, um momento chave da partida: Rui Vitória foi ao banco e lançou o salvador Jiménez para a partida e ainda Salvio, para o lugar dos imensamente desinspirados Mitroglou e Pizzi. O Benfica já justificava a vantagem e finalmente ela chegou ao minuto 75. Um corte defeituoso de André Vilas-Boas foi devolvido pela barra e lá estava o mexicano para dar asas à alegria encarnada e escancarar as portas do tricampeonato. A estrelinha de campeão voltou a sorrir ao Benfica e a Jiménez, que já em Coimbra havia resgatado a vitória para a equipa da Luz. Até final, Samaris entrou para o lugar de Jonas e ajudou a segurar um possível assalto do Rio Ave, que nunca se veio a concretizar pelo nítido cansaço da equipa vilacondense. Aliás, se alguém se lembrar de um lance de perigo do Rio Ave durante os 90 minutos, que se acuse…

A Figura:

Fejsa: Um autêntico “tractor” no meio-campo encarnado. Mais uma grande exibição do trinco sérvio, que oferece à equipa uma segurança defensiva que Samaris não consegue dar.

O Fora de Jogo:

Renato Sanches: Jogo para esquecer do jovem médio. Entre passes falhados, mau posicionamento e desconcentrações incompreensíveis, foram várias as vezes em que deixou Fejsa descompensado perante os três homens do meio-campo do Rio Ave.

 

Francisco Vaz de Miranda
Francisco Vaz de Miranda
Apoia o Sport Lisboa e Benfica (nunca o Benfas ou derivados) e, dos últimos 125 jogos na Luz, deve ter estado em 150. Kelvin ou Ivanovic não são suficientes para beliscar o seu fervor benfiquista.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jarel Quansah troca Liverpool pelo Bayer Leverkusen e é a transferência mais cara da história dos alemães

Jarell Quansah foi apresentado como novo jogador do Bayer Leverkusen. Central deixa o Liverpool em definitivo.

Jarrad Branthwaite continua no Everton: «É algo que me deixa muito entusiasmado»

O Everton anunciou esta quarta-feira a contratação de Jarrad Brantwhaite. Defesa-central assina por mais cinco anos.

Álex Baena deixa o Villarreal e é reforço do Atlético Madrid por 45 milhões de euros

Álex Baena foi oficializado como novo jogador do Atlético Madrid. Médio deixa o Villarreal e ruma ao conjunto colchoneros.

João Pedro reforça Chelsea por cerca de 70 milhões de euros

O Chelsea anunciou esta quarta-feira a contratação de João Pedro. Blues podem pagar cerca de 70 milhões de euros pelo avançado.

PUB

Mais Artigos Populares

Biel acerta salário com Corinthians e Sporting define preço do avançado

Biel já chegou a acordo com o Corinthians quanto ao salário. Sporting quer 7 milhões de euros pelo extremo de 24 anos.

Juventus olha para Morten Hjulmand e pode oferecer metade do valor da cláusula de rescisão

A Juventus está interessada numa possível contratação de Morten Hjulmand. Proposta pode não convencer SAD do Sporting.

Bayern Munique adiciona internacional português de potenciais alvos

Renato Veiga pode deixar Chelsea este verão. Bayern Munique está interessado e atento ao internacional português.