Rio Ave FC 0-1 SL Benfica: Salvador Jiménez abre as portas do tri

sl benfica cabeçalho 1Jogo-chave para a decisão do campeonato em Vila do Conde, terreno sempre difícil para o Benfica. No mesmo sítio em que colocou em risco o “bi” do passado ano, abriu as portas do “tri” com o jogo de hoje. O Benfica ultrapassou o adversário mais difícil até final da época e aquele em que o rival colocava muitas das suas fichas de esperança na conquista do título. A única alteração em relação ao jogo com o Vitória de Setúbal foi o regresso de André Almeida à direita da defesa, em substituição de Nélson Semedo, que à tarde jogara pela equipa B. De resto, o onze do costume e que começa a dar evidentes sinais de cansaço, com Pizzi, Gaitán e Jonas à cabeça neste capítulo. Ressente-se disso, naturalmente, a equipa, já que são 3 dos principais criadores do jogo encarnado.

Ainda nem 5 minutos de jogo se haviam cumprido quando apareceu a primeira grande (e praticamente única) oportunidade de golo para o Benfica: Pedrinho negou, em cima da linha, o golo após cabeceamento de Jardel. Poder-se-ia ter pensado que esse lance seria um bom prenúncio para uma entrada forte da equipa de Rui Vitória mas assim não foi. O Rio Ave surpreendeu e surgiu em pressão alta e dificultava a ligação do jogo do Benfica logo desde a fase defensiva. Assim se explicou uma primeira parte de pouquíssima inspiração de ambos os lados.

Jiménez voltou a valer "ouro" para o Benfica Fonte: #SL Benfica
Jiménez voltou a valer “ouro” para o Benfica
Fonte: SL Benfica

No reatar da partida tudo pareceu diferente. O bicampeão acordou e percebeu que teria de fazer muito mais para poder regressar à liderança do campeonato. Em cinco minutos criou duas oportunidades na cara de Cássio, às quais Jonas e Gaitán não conseguiram dar o melhor seguimento. O Rio Ave ia aguentando lá atrás e tentava lançar Héldon e Kuca no contra-ataque, situações que Fejsa (sublime jogo!), Lindelof e Jardel iam resolvendo com maior ou menor dificuldade. Aos 67 minutos, um momento chave da partida: Rui Vitória foi ao banco e lançou o salvador Jiménez para a partida e ainda Salvio, para o lugar dos imensamente desinspirados Mitroglou e Pizzi. O Benfica já justificava a vantagem e finalmente ela chegou ao minuto 75. Um corte defeituoso de André Vilas-Boas foi devolvido pela barra e lá estava o mexicano para dar asas à alegria encarnada e escancarar as portas do tricampeonato. A estrelinha de campeão voltou a sorrir ao Benfica e a Jiménez, que já em Coimbra havia resgatado a vitória para a equipa da Luz. Até final, Samaris entrou para o lugar de Jonas e ajudou a segurar um possível assalto do Rio Ave, que nunca se veio a concretizar pelo nítido cansaço da equipa vilacondense. Aliás, se alguém se lembrar de um lance de perigo do Rio Ave durante os 90 minutos, que se acuse…

A Figura:

Fejsa: Um autêntico “tractor” no meio-campo encarnado. Mais uma grande exibição do trinco sérvio, que oferece à equipa uma segurança defensiva que Samaris não consegue dar.

O Fora de Jogo:

Renato Sanches: Jogo para esquecer do jovem médio. Entre passes falhados, mau posicionamento e desconcentrações incompreensíveis, foram várias as vezes em que deixou Fejsa descompensado perante os três homens do meio-campo do Rio Ave.

 

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Francisco Vaz de Miranda
Francisco Vaz de Miranda
Apoia o Sport Lisboa e Benfica (nunca o Benfas ou derivados) e, dos últimos 125 jogos na Luz, deve ter estado em 150. Kelvin ou Ivanovic não são suficientes para beliscar o seu fervor benfiquista.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lamine Yamal escolhe português para os melhores da Champions League e desvaloriza Bola de Ouro: «Não penso em ganhar»

Lamine Yamal concedeu uma grande entrevista sobre as suas expectativas. O avançado espanhol colocou Vitinha entre os melhores da Champions League.

Stephen Eustáquio elogia Martín Anselmi e antevê Mundial de Clubes: «Vai ser um torneio único»

Stephen Eustáquio fez uma antevisão do Mundial de Clubes. O médio internacional canadiano deixou também elogios para Martín Anselmi.

Os detalhes do contrato de Luka Modric com o AC Milan

Luka Modric está muito perto de assinar contrato com o AC Milan. O médio internacional croata deve assinar até ao final da época, com mais uma temporada de opção.

Rui Borges toma decisão sobre o plantel do Sporting diferente de Ruben Amorim

Rui Borges pretende um plantel mais alargado. O técnico do Sporting quer cerca de 26 ou 27 jogadores para 2025/26.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica concorre com 4 clubes italianos pela contratação de Andrea Belotti

Andrea Belotti tem múltiplos interessados na sua contratação. Avançado está emprestado pelo Como 1907 ao Benfica.

João Noronha Lopes revela 6 participantes na apresentação da sua candidatura com Nuno Gomes na lista

João Noronha Lopes vai lançar oficialmente a sua candidatura à presidência do Benfica. Apresentação marcada para quinta-feira.

Simone Inzaghi quer levar 2 jogadores do Inter Milão para o Al Hilal

Simone Inzaghi está interessado em reforçar o Al Hilal com jogadores da sua confiança. Inter Milão pode ser local de resgate.