Rio Ave FC 2-3 SL Benfica: Só falta um ponto para a (Re)conquista!

A vitória do Benfica sobre o Rio Ave no encerramento da penúltima jornada do campeonato deixa as águias apenas a um ponto de celebrar o 37º título de campeão nacional.

Os comandados de Bruno Lage entraram no Estádio dos Arcos cientes da vitória do FC Porto e de que uma vitória manteria o sonho da Reconquista mais próximo de se tornar real. Apesar da pressão existente, o Benfica não tremeu e somou mais três pontos perante uma equipa que viu as ambições de chegar à Europa quebradas pela goleada do Vitória SC sobre o Belenenses SAD.

A primeira parte arrancou com o golo madrugador de Rafa aos 3’. Num ataque rápido em que o Rio Ave procurava acompanhar a condução ofensiva do Benfica, foi precisamente o extremo que deu origem ao lance, ao descobrir Pizzi e, de seguida, André Almeida no flanco direito. O lateral cruzou, a bola embateu no pé de Júnio Rocha e esta dirigiu-se a Rafa que, perto de Léo Jardim, aproveitou para fazer o primeiro do jogo.

Rafa abriu o marcador no Estádio dos Arcos

Com vantagem no marcador, o Benfica estava mais à vontade, mas não totalmente à vontadinha, como diz a expressão. Através de múltiplas combinações ofensivas, os encarnados mostravam dificuldade em furar a defesa vilacondense, que aproveitavam os cortes e o desequilíbrio para construir com Nuno Santos e Gelson Dala como os grandes motores ofensivos.

Aos 23’, o Rio Ave chegou mesmo a fazer golo, mas Tarantini estava em posição irregular. O lance foi precedido de outra grande chance da equipa de Daniel Ramos, através de um livre em arco de Nuno Santos para defesa aflita de Vlachodimos.

Os últimos minutos viram o segundo golo dos encarnados, que nasceu de uma disputa entre Florentino e Gelson Dala, em que o extremo caiu na área, mas Hugo Miguel deixou seguir. A jogada prosseguiu com combinações entre os quatro homens mais ofensivos do Benfica, com destaque para um passe algo largo de Seferovic para a grande área, que Léo Jardim conseguiu tirar … mas esqueceu-se de João Félix que, mesmo ao lado, empurrou a bola para dentro das redes.

A segunda metade da partida começou com a reação do Rio Ave ao resultado, ao fazer o 1-2 aos 50’. Nuno Santos ultrapassou Florentino e passou diretamente para Tarantini, em posição legal, que não falhou. Mas seis minutos depois, o Benfica também não falhou e o terceiro golo teve a autoria de Pizzi, após uma insistência de Grimaldo na grande área e um passe interior para o remate rasteiro do transmontano que ainda bateu no poste antes de entrar na baliza.

O golo de Pizzi deu mais conforto ao Benfica

À passagem do minuto 60, André Almeida (61’) teve uma oportunidade sublime para aumentar o marcador e, aos 63’, Gelson Dala cabeceou para defesa apertada de Odysseas. Mais tarde, aos 74’, foi a vez de Seferovic estar perto do golo número 100 dos encarnados no campeonato; e Jambor (76’) construiu um bom momento para o Rio Ave chegar ao segundo golo. Valeu Vlachodimos!

O segundo golo chegaria perto do fim, aos 84’. Galeno cruzou na esquerda para Ronan cabecear para dentro das redes, provando que o clube não se derrota facilmente.

Ronan fez o segundo tento do Rio Ave, que tremeu os adversários

O apito final, depois de algum sofrimento à mistura, selou a vitória do Benfica, num jogo que se esperava difícil – e foi – dada a importância de manter a liderança e a diferença pontual perante o FC Porto. O Rio Ave mostrou uma personalidade forte e não se desmotivou facilmente.

No próximo fim de semana, a última jornada irá apurar as principais indecisões na tabela classificativa, entre as quais a atribuição do troféu de campeão. O Benfica defronta o CD Santa Clara (8º classificado) no Estádio da Luz e o Rio Ave desloca-se ao Bonfim para medir forças com o Vitória local (13º), já salvo da descida de divisão.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES

Rio Ave FC: Léo Jardim; Júnio Rocha, Borevkovic, Rúben Semedo e Fábio Coentrão; Tarantini (Jambor, 59’), Filipe Augusto, Nuno Santos, Gelson Dala e Gabrielzinho (Galeno, 59’); Bruno Moreira (Ronan, 79’)

SL Benfica: Vlachodimos; André Almeida, Rúben Dias, Ferro e Grimaldo; Pizzi (Gedson Fernandes, 81’), Samaris, Florentino Luís e Rafa Silva (Cervi, 90’); João Félix e Seferovic (Jonas, 93’)

Miguel Catarino
Miguel Catarinohttp://www.bolanarede.pt
Aspirante a jornalista, destaca-se pela polivalência. Escreve sobre o SL Benfica e WWE, que acompanha com frequência há 12 anos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.

Dean Huijsen afastado da seleção espanhola com lesão muscular na perna esquerda

Dean Huijsen, defesa do Real Madrid, foi dispensado da seleção espanhola devido a uma lesão muscular. O jovem de 20 anos apresentou problemas durante o estágio.

Roony Bardghji estreia-se pela Suécia e elogia Hansi Flick: «É como um amigo, como um pai»

Roony Bardghji foi chamado pela primeira vez à seleção principal da Suécia e não poupou elogios a Hansi Flick, destacando a relação próxima que o treinador mantém com os jogadores.

PUB

Mais Artigos Populares

Lionel Messi despede-se de Jordi Alba: «Quem me vai passar para trás agora?»

Lionel Messi reagiu ao anúncio de final de carreira de Jordi Alba, o argentino deixou uma mensagem de agradecimento e amizade ao atual companheiro.

Antigo dirigente da Juventus recorda Cristiano Ronaldo:«Até analisava garrafas de água»

Giuseppe Marotta, antigo dirigente da Juventus e atual CEO do Inter Milão, recordou a passagem de Cristiano Ronaldo por Itália, destacando o profissionalismo e o nível de detalhe do português nos treinos e nos cuidados pessoais.

Médio do Liverpool lesiona-se e falha compromissos com a sua seleção

Wataru Endo, médio do Liverpool, lesionou-se na derrota frente ao Chelsea e vai ficar de fora dos próximos compromissos da seleção japonesa.