Rui Costa e o “nim” à recandidatura do Benfica

Faltam ainda quatro meses, mas as eleições no Benfica já mexem. Perfilam-se os vários candidatos, e até dia 25 de outubro, dia das eleições, terão de convencer a nação benfiquista com as suas ideias e propostas no que diz respeito ao futuro do clube encarnado. João Noronha Lopes, Martim Mayer e João Diogo Manteigas são alguns dos nomes que avançam para a candidatura, mas faltam ainda as confirmações de Mauro Xavier, e claro, aquela que todos querem saber. Rui Costa avança ou não para uma recandidatura?

Sobre essa possibilidade, o atual presidente das águias já afirmou que vai tomar essa decisão nos próximos dias, muito provavelmente a seguir ao Mundial de Clubes, onde o Benfica alcançou, para já, os oitavos de final da prova. Não sei o que vai na sua cabeça, mas algo me diz que quer continuar a liderar os destinos do maior clube português. E a meu ver, bem. Nada o impede, e como grande benfiquista que é, é legítimo em querer ter outra oportunidade. Rui Costa venceu as últimas eleições, em 2021, com quase 90% dos votos. Um resultado esclarecedor e que mostrou bem sua popularidade junto da massa associativa.

É claro que nesse ano o seu passado como jogador contou muito, mas esse fator vai agora passar para segundo plano. Durante estes quatro anos de presidência foi avaliado, teve momentos de altos e baixos, e em outubro é isso que vai pesar no ato da votação. Rui Costa pode já não ter todos os benfiquistas com ele, mas merece um voto de confiança, tal como aconteceu várias vezes com o seu antecessor, Luís Filipe Vieira. O antigo maestro da Luz está há quatro anos como presidente do Benfica e foi campeão apenas uma vez. Luís Filipe Vieira foi eleito presidente pela primeira vez em 2003, e no igual período de Rui Costa também só conquistou um campeonato, tendo conquistado o segundo cinco anos depois.

Rui Costa Benfica
Rui Costa indeciso em relação à sua continuidade na presidência do Benfica Fonte: SL Benfica

Não sei se será justo fazer esta comparação entre o atual número um encarnado e alguém que esteve 18 anos no trono da águia, mas é curioso que o desempenho desportivo de ambos nos primeiros anos de presidência mostra ser equilibrado. E estou-me a referir apenas a resultados desportivos, porque é isso que os adeptos realmente querem. Não adianta ter uma boa capacidade de gestão ou fazer negócios milionários, porque se a bola não entrar, tudo o resto é posto em causa.

Rui Costa tem a perfeita noção que poderia ter feito muito melhor nestes quatro anos. Um dos aspetos que se tem falado é de não ter intervindo mais quando foi preciso, principalmente na reta final do campeonato. Mas o erro faz parte da vida, e só errando é que podemos melhorar aquilo que fizemos de mal. Acredito que se avançar novamente para eleições e vencer, já vai estar melhor preparado para um novo mandato, e saberá escolher as pessoas certas e de confiança para a sua direção.

E percebo o timing para sua decisão final de se recandidatar. Uma boa participação do Benfica no Mundial de Clubes, e quem sabe, a conquista do torneio, dará mais alguns pontos a Rui Costa depois de uma época em que podia vencer tudo a nível nacional, mas que acabou apenas com uma Taça da Liga. Aguardemos então pelo fim da prestação encarnada nos Estados Unidos, para saber se, afinal, Rui Costa vai mesmo a eleições.

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Nuno Dias: «Mais um troféu e uma vitória categórica que não deixa dúvidas»

Nuno Dias analisou o desfecho do duelo entre o Sporting e o Benfica. Leões conquistaram a Supertaça de Futsal em Gondomar numa vitória por 6-1.

Cassiano Klein: «Competir contra a arbitragem emocionalmente é desafiante. Não podemos, estamos aqui para jogar e eles para arbitrar»

Cassiano Klein analisou o desfecho do duelo entre o Sporting e o Benfica. Leões conquistaram a Supertaça de Futsal em Gondomar com um 6-1 na final.

Sporting goleia Benfica por 6-1 e vence Supertaça de Futsal

O Sporting não deu quaisquer hipóteses ao Benfica na Supertaça de Futsal. Triunfo contundente por 6-1 dos leões sobre o eterno rival em Gondomar.

Nun’Álvares vence Benfica no prolongamento e conquista Supertaça Feminina de Futsal

O Nun'Álvares venceu a Supertaça Feminina de Futsal. Na final diante do Benfica, triunfo por 3-2 só surgiu no prolongamento.

PUB

Mais Artigos Populares

Jeremiah St. Juste pede respeito ao Sporting e garante: «O verde e o branco bombeia nas minhas veias e vou vestir a camisola da...

Jeremiah St. Juste reagiu em comunicado à decisão do Sporting em despromovê-lo à equipa B. Defesa pediu mais respeito e garantiu que vestirá a camisola com orgulho.

Frederico Varandas com mensagem de confiança aos adeptos do Sporting: «A nossa estratégia é igual desde 2018 e ninguém ganhou tantos campeonatos como nós»

Frederico Varandas falou antes da final da Supertaça de Futsal. Presidente do Sporting tocou nos temas quentes do universo leonino, do mercado ao plantel.

Frederico Varandas responde aos agentes de Viktor Gyokeres e Conrad Harder: «São excelentes agentes porque fiz 90 milhões de euros e não paguei comissão»

Frederico Varandas falou antes da final da Supertaça de Futsal. Presidente do Sporting tocou nos temas quentes do universo leonino, do mercado ao plantel.