Rui Vitória: o treinador que não gosta de ganhar frente aos rivais

- Advertisement -

Rui Vitória, treinador escolhido pelo presidente Luís Filipe Vieira para ocupar o lugar deixado por Jorge Jesus, chega à luz no início da época 2015/2016, encontrando um recém bicampeão faminto de títulos e “atraiçoado” pelo anterior timoneiro que trocou o navio das águias pelo dos leões.

A ferida estava aberta e Rui Vitória desde cedo se deparou com uma montanha imensa de expetativas e responsabilidades acrescidas que, logo na primeira época ao comando dos encarnados, conseguiu superar com sucesso, trazendo para casa o tão desejado tricampeonato e uma taça da liga. Porém, foi na época seguinte que Rui Vitória mostrou estar à altura do desafio, arrecadando um inédito tetracampeonato e conquistando assim o seu lugar na história do clube. Para além do tão desejado 36, ganhou também a Taça de Portugal e a Supertaça, ingredientes para uma época quase inesquecível para todos nós.

Três anos depois continua a ser treinador dos encarnados, porém com alguma contestação por parte dos adeptos que, depois de uma época absolutamente nula em títulos e uma passagem pela rainha das competições vergonhosa, voltam a colocar a competência de Rui Vitória em causa. A verdade é que, no que toca ao campeonato português, o atual treinador encarnado parece vacilar (e muito) frente aos rivais diretos FC Porto e Sporting CP, levando todos nós a um completo e acesso estado de nervos.

Rui Vitória cumpre a quarta temporada no SL Benfica
Fonte: SL Benfica

Ora vejamos: desde que Rui Vitória pegou no leme encarnado realizou um total de 15 jogos frente aos rivais, tendo sido 9 deles contra o rival lisboeta Sporting CP e 6 contra o rival do norte FC Porto.

Dos 9 jogos realizados frente aos leões, o SL Benfica empatou 4 vezes, perdeu 3 e conseguiu apenas arrecadar 2 vitórias, uma à 25.ª jornada da época 15/16 e outra à 13.ª jornada da época 16/17. Contra o FC Porto, Rui Vitória parece ter sido amaldiçoado. O treinador conseguiu empatar 3 vezes, sendo também 3 o número de derrotas que leva diante do clube azul e branco. Rui Vitória nunca conseguiu ganhar ao FC Porto, em nenhuma das competições que opôs estes eternos rivais.

Claro que não são estes desaires frente aos rivais que metem em causa a conquista de um título, porém, num campeonato competitivo, em que vemos os 3 grandes de Portugal numa disputa acesa pelo primeiro lugar, é imprescindível conseguir ganhar alguma vantagem, por muito mínima que seja. Rui Vitória apresenta aos benfiquistas 6 derrotas e apenas 2 vitórias em 15 jogos, num espaço de 3 anos, dados que não agradam aos benfiquistas que, como é óbvio, não gostam de ver o seu clube a jogar “com medo” frente aos rivais.

Foto de Capa: SL Benfica

Vanda Madeira Pinto
Vanda Madeira Pintohttp://www.bolanarede.pt
“Louca da cabeça” pelo SL Benfica e com um olho sempre atento ao Real Madrid, a Vanda vibra com o mundo do futebol desde pequenina. Jogou futsal até aos 17 anos, tendo trocado a bola pela paixão pelas letras. Atualmente joga no campo da linguística onde é bastante feliz.                                                                                                                                                 A Vanda escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Portimonense empata a zero na receção ao Felgueiras

Na 16.ª jornada da Segunda Liga, o Portimonense recebeu o Felgueiras num encontro nenhuma das equipas conseguiu quebrar o empate a zero.

Gabriel Veron emprestado pelo FC Porto ao CD Nacional até ao final da temporada

Após regressar ao FC Porto em dezembro, Gabriel Veron será emprestado ao CD Nacional até ao final da atual temporada.

Crystal Palace define preço para vender Marc Guéhi no mercado de janeiro

Marc Guéhi termina o contrato com o Crystal Palace no final da temporada e o clube já definiu o preço para o vender durante o mercado de inverno.

Vitória SC ganha o 3.º título da sua história: quais foram os outros dois?

O Vitória SC venceu o Braga por 2-1 e conquistou a Taça da Liga. É o terceiro título da sua história, após Supertaça e Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Regresso à vista: Daniel Bragança vai ter os primeiros minutos na equipa principal do Sporting ainda em janeiro

Daniel Bragança está cada vez mais perto de voltar a jogar na equipa principal do Sporting. Médio sofreu uma grave lesão.

3 clubes onde Ruben Amorim pode continuar a carreira

A saída de Ruben Amorim do United não deve ser lida apenas como um fracasso isolado, mas como um momento entre rutura e clarificação

José Enamorado assina pelo Grémio de Luís Castro

O Grémio de Luís Castro anunciou, no passado sábado, a contratação do extremo José Enamorado, proveniente do Junior Barranquilla.