Anúncio Publicitário

Rui Vitória, treinador escolhido pelo presidente Luís Filipe Vieira para ocupar o lugar deixado por Jorge Jesus, chega à luz no início da época 2015/2016, encontrando um recém bicampeão faminto de títulos e “atraiçoado” pelo anterior timoneiro que trocou o navio das águias pelo dos leões.

A ferida estava aberta e Rui Vitória desde cedo se deparou com uma montanha imensa de expetativas e responsabilidades acrescidas que, logo na primeira época ao comando dos encarnados, conseguiu superar com sucesso, trazendo para casa o tão desejado tricampeonato e uma taça da liga. Porém, foi na época seguinte que Rui Vitória mostrou estar à altura do desafio, arrecadando um inédito tetracampeonato e conquistando assim o seu lugar na história do clube. Para além do tão desejado 36, ganhou também a Taça de Portugal e a Supertaça, ingredientes para uma época quase inesquecível para todos nós.

Anúncio Publicitário

Três anos depois continua a ser treinador dos encarnados, porém com alguma contestação por parte dos adeptos que, depois de uma época absolutamente nula em títulos e uma passagem pela rainha das competições vergonhosa, voltam a colocar a competência de Rui Vitória em causa. A verdade é que, no que toca ao campeonato português, o atual treinador encarnado parece vacilar (e muito) frente aos rivais diretos FC Porto e Sporting CP, levando todos nós a um completo e acesso estado de nervos.

Rui Vitória cumpre a quarta temporada no SL Benfica
Fonte: SL Benfica

Ora vejamos: desde que Rui Vitória pegou no leme encarnado realizou um total de 15 jogos frente aos rivais, tendo sido 9 deles contra o rival lisboeta Sporting CP e 6 contra o rival do norte FC Porto.

Dos 9 jogos realizados frente aos leões, o SL Benfica empatou 4 vezes, perdeu 3 e conseguiu apenas arrecadar 2 vitórias, uma à 25.ª jornada da época 15/16 e outra à 13.ª jornada da época 16/17. Contra o FC Porto, Rui Vitória parece ter sido amaldiçoado. O treinador conseguiu empatar 3 vezes, sendo também 3 o número de derrotas que leva diante do clube azul e branco. Rui Vitória nunca conseguiu ganhar ao FC Porto, em nenhuma das competições que opôs estes eternos rivais.

Claro que não são estes desaires frente aos rivais que metem em causa a conquista de um título, porém, num campeonato competitivo, em que vemos os 3 grandes de Portugal numa disputa acesa pelo primeiro lugar, é imprescindível conseguir ganhar alguma vantagem, por muito mínima que seja. Rui Vitória apresenta aos benfiquistas 6 derrotas e apenas 2 vitórias em 15 jogos, num espaço de 3 anos, dados que não agradam aos benfiquistas que, como é óbvio, não gostam de ver o seu clube a jogar “com medo” frente aos rivais.

Foto de Capa: SL Benfica

Anúncio Publicitário