Rumo a Baku com passagem por Zagreb

- Advertisement -

Depois de um jogo controlado no Estádio da Luz, que terminou com um empate a zeros entre Benfica e Galatasaray, os encarnados garantiram a passagem aos oitavos de final da Liga Europa graças à vitória por 1-2 na Turquia, na semana passada. Na imprensa turca frisa-se a dificuldade do Galatasaray em superar os encarnados – “De volta a casa… Na ronda seguinte, os leões tinham de vencer. Além disso, 1-0 não era suficiente. Mas o Gala jogou pouco grande parte do jogo. O primeiro remate à baliza foi aos 75 minutos. Então, foram eliminados da Europa”, diz o Sabah. O Turkiye frisa o quão difícil foi para o Galatasaray superiorizar-se aos encarnados “Mau final em Lisboa. Foi demasiado difícil criar posição para o lado de Terim.” E a realidade foi essa. O jogo foi relativamente fraco, mas o Benfica cumpriu, enquanto o Galatasaray, que tinha de lutar pela eliminatória, pouco fazia por si próprio.

O sorteio realizou-se esta tarde e marcou viagem a Zagreb para o Benfica enfrentar os croatas do Dinamo Zagreb. A primeira mão da eliminatória é na Croácia, algo positivo para os encarnados, principalmente tendo em conta as estatísticas dos 16-avos de final, em que 13 das 16 equipas apuradas jogaram a segunda mão em casa – cerca de 86,67% dos apurados.

O adversário é acessível, tendo em conta o lote de equipas, e, na teoria, não é tão difícil quanto o Galatasaray que os encarnados eliminaram na fase anterior. Não obriga a grandes viagens, como aconteceu na deslocação à Turquia, ou como podia acontecer no caso de sorteados com uma equipa russa – Zenit ou Krasnodar -, ou ucraniana – Dinamo Kyiv -, as deslocações mais longas possíveis.

De entre as restantes equipas, o Benfica livrou-se, além das que obrigavam a grandes deslocações, das equipas teoricamente mais complicadas, como é o caso do Chelsea, Arsenal, Inter, Valência e Sevilla. Também evitou algumas equipas que poderiam ser perigosas, como o Frankfurt, RB Salzburg e Villarreal. Finalmente, as duas que poderiam ser mais acessíveis que a equipa croata seriam o Rennes e o Slavia Praha.

Esta será uma eliminatória sem jogos ‘grandes’, fazendo imaginar uns quartos de final mais competitivos.

De entre as 16 equipas apuradas, e tendo o Benfica grande hipóteses de avançar para a fase seguinte, o clube português será uma das equipas com visão de levantar o troféu. Acontece que, na eventualidade de uma eliminação precoce – nos 16-avos ou nos oitavos –, a atenção para esta prova será sempre ligeiramente limitada. No entanto, em caso de passagem aos quartos, o caminho para a final fica próximo e a imaginação e ambição da conquista do troféu aparecerá com naturalidade.

Florentino Luís foi uma das surpresas agradáveis dos 16 avos de final
Fonte: SL Benfica

A verdade é que, excluindo Chelsea e Arsenal, o Benfica consegue debater-se olhos nos olhos com qualquer uma das outras equipas. Na ocasião de uma viagem a Inglaterra, no entanto, a dificuldade seria acrescida, mas nunca impossível de ultrapassar – lembrando como o Sporting se debateu contra o Arsenal na fase de grupos.

Porém, o interesse na prova poderá sempre recair no desempenho na Primeira Liga, já que atualmente o Benfica se encontra a um ponto do líder, tendo visita à sua casa marcada para daqui a duas jornadas. Na eventualidade de – se os encarnados alcançarem fases seguintes – estarem com o campeonato ‘quase perdido’, o interesse da Liga Europa cresceria, trocando as prioridades atuais. No caso de se encontrar confortavelmente como líder da Primeira Liga, a competição europeia também poderia ganhar outro relevo. Contudo, se a distância, quer à frente, quer atrás, para a equipa rival for próxima, a Liga Europa poderá continuar como segundo plano e a fazer Bruno Lage apresentar ‘segundas linhas’ na competição para que o onze principal possa recuperar e não deite tudo a perder quer de um lado, quer de outro.

Resumindo, foi um bom sorteio para o Benfica. Jogará com uma das equipas mais acessíveis, a primeira mão será na Croácia e poderá alcançar os quartos de final. O lote de equipas não leva a pensar que é impossível vencer a prova e isso será sempre um objetivo, mas sempre pendente do desenrolar da Primeira Liga – a grande prioridade será sempre a reconquista do campeonato nacional.

A primeira mão será na Croácia, dia 7 de março, e a segunda mão no dia 14 de março, no Estádio da Luz.

O resto do sorteio ditou o seguinte:

Chelsea – Dinamo Kyiv

Frankfurt – Inter

Napoli – RB Slazburg

Valencia – Krasnodar

Sevilla – Slavia Praha

Arsenal – Rennes

Zenit – Villarreal

Artigo corrigido por: Mariana Coelho

Artigo de opinião de Pedro Afonso Estorninho

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges explica mudanças ao intervalo: «O Geny estava a baixar um bocadinho a 5 e não tinha essa necessidade»

Rui Borges analisou a vitória do Sporting sobre o Moreirense. Técnico analisou as mudanças efetuadas ao intervalo.

Rui Borges perspetiva regresso de Pedro Gonçalves: «É um jogador diferenciado esteja a 100 ou 70% fisicamente»

Rui Borges analisou a vitória do Sporting sobre o Moreirense. Pedro Gonçalves foi baixa por amarelos, mas o seu regresso foi analisado.

José Mourinho rendido: «Se tivesse na bancada e não conhecesse os jogadores, não acreditava que aquele jogador que jogou a lateral esquerdo do Benfica...

José Mourinho analisou a vitória do Benfica frente ao AVS SAD. Treinador dos encarnados deixou elogios a José Neto.

Rui Borges e as ligações familiares: «Fui festejar com a minha afilhada. Ela dá sorte»

Rui Borges analisou a vitória do Sporting sobre o Moreirense. Ligações familiares dos Cónegos e do técnico em análise.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Nassr goleia com bis de Cristiano Ronaldo e aproveita deslize do Al Hilal contra Sérgio Conceição para subir à liderança: eis os resultados...

O Al Nassr de Jorge Jesus, Cristiano Ronaldo e João Félix é o novo líder da Liga Saudita. CR7 bisou na goleada sobre o Al Hazem.

José Mourinho revela motivo da saída de Nico Otamendi ao intervalo

José Mourinho analisou a vitória do Benfica frente ao AVS SAD. Substituição de Nico Otamendi ao intervalo foi gestão.

Ricardo Horta devolve vantagem ao Braga em jogada coletiva de excelência

Num jogo da 23.ª jornada, o Braga e Vitória SC enfrentam-se no Dérbi do Minho. Ricardo Horta concluiu um grande jogada coletiva e devolveu a vantagem aos bracarenses.