SC Braga 0-1 SL Benfica: Fogo grego na Pedreira (outra vez…)

sl benfica cabeçalho 1

No ano passado, numa fase complicada, o Benfica teve uma vitória decisiva em Braga. Mitroglou, naquela vitória pragmática, foi decisivo. Pouco mais de um ano depois, não se pode dizer que o Benfica esteja assim tão mal. Porém, a equipa não está na fase mais pujante da temporada (a todos os níveis) e o grego volta a ser decisivo. Os ares da Pedreira começam a ser talismãs…

Foram duas partes decalcadas. No primeiro tempo, aproveitando a passividade colectiva do Benfica, foi o Braga quem esteve mais por cima do encontro. Com um meio-campo intenso e inteligente – Battagllia e Assis foram competentes com e sem bola –, o Sporting de Braga foi construindo jogadas de ataque sucessivas e criando problemas à defesa do Benfica. Os alas tanto fechavam a defender como, no processo ofensivo, ofereciam soluções sempre que a equipa arranjava espaços. E eles iam aparecendo.

Os comandados de Rui vitória começaram por ser intensos, mas a crença e a velocidade cedo ficaram comprometidas. Com Pizzi fora do jogo – o médio português está claramente em défice de rendimento –, o Benfica teve pouca bola. Pior do que isso: quando a teve, optou sempre pelo mais difícil. No primeiro tempo apenas os fogachos de Rafa iam criando dificuldades a uma defesa competente do Braga. Rui Vitória esperava pelo intervalo e ele chegou sem golos. Com um Braga mais inconformado com o resultado.

No segundo tempo, o encontro manteve o figurino, mas as propostas de jogo foram trocadas. O Benfica apareceu mais dominador – não necessariamente a jogar melhor – e o Braga, a jogar nessa altura com menos presença ofensiva, não teve tantos espaços para sair com qualidade e critério para o ataque. Ainda assim, as ideias não surgiram com tanta facilidade para os lados encarnados (da Luz). O talento de Rafa continuava a disfarçar insuficiências. Ainda assim, o talento de alguns jogadores passou a ser melhor aproveitado – com Pizzi à cabeça – para se construírem jogadas com outro requinte técnico.

O jogo foi-se partindo e a qualidade diminuiu. Muitos sprints, emoções à flor da pele – grande ambiente na Pedreira –, porém, a organização foi-se perdendo. Nesta fase, o golo poderia surgir em qualquer das balizas. Os que ameaçavam mostravam-se mansinhos junto às zonas de decisão. Faltava sempre qualquer coisa… Eis que chega o suspeito do costume: Mitroglou, numa jogada que juntou brilhantismo técnico e perseverança, marcou mais um golo decisivo e afastou a intranquilidade e, sobretudo, o Porto da classificação. Pode-se crucificar um avançado que, estando ausente do jogo, é quase sempre decisivo? Nós dizemos que não.

 

Rescaldo de Jorge Fernandes e Rafael Simões

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim acredita que Ugarte precisa de «mais confiança»: «Isso também é o meu trabalho»

O Manchester United venceu o West Ham por 2-1 no Premier League Summer Series. Ruben Amorim fala sobre Manuel Ugarte.

Ruben Amorim elogia Bruno Fernandes mas aconselha: «Às vezes quer ajudar tanto que não é a melhor coisa. Tem de esperar pela bola»

O Manchester United venceu esta madrugada o West Ham por 2-1 no Premier League Summer Series. Eis o que disse Ruben Amorim.

Eis os onzes prováveis da final do Euro 2025 Feminino entre Espanha e Inglaterra

Espanha e Inglaterra defrontam-se na final do Euro 2025 Feminino. Eis os onzes prováveis do jogo que decidirá o troféu.

Os 8 piores equipamentos para 25-26

Para pena destes adeptos, estes equipamentos são mesmos os piores desta época. que agora começa....

PUB

Mais Artigos Populares

Golo de Paulinho não evita derrota do Toluca diante do Tigres na Liga Mexicana

O Toluca sofreu o primeiro desaire nesta temporada da Liga Mexicana. Derrota por 4-3 na receção ao Tigres contou com golo de Paulinho.

Farioli risca 2 jogadores do FC Porto para a época 25/26

Marko Grujic e Iván Jaime não entram nos planos de Francesco Farioli para a próxima época. FC Porto com dossiês por resolver.

Eis as 3 razões que levaram João Félix a aceitar a proposta do Al Nassr e a rumar à Arábia Saudita

João Félix está a caminho do Al Nassr da Arábia Saudita. Português deixou cair a transferência para o Benfica e decidiu por novo rumo à carreira.