Se houver 35 é todo deles

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

O amor que se sente por algo ou alguém tem de vir acompanhado de alguma paciência, porque é ela que vai revelar a verdadeira magnitude desse sentimento quando as coisas começarem a correr menos bem.

Uma mulher pode corresponder o amor que se sente por ela, mas se, a partir de certa altura, ela começar a manifestar intenções (assumidamente ou não [como tanto acontece hoje em dia!]) de  privar algum do tempo que o namorado dela passa com os amigos, aí entra em jogo a paciência. O “fugir ou combater”, o acabar a relação ou  aceitar a adversidade e lidar com ela como se de algo normal se tratasse, a “negociação”. Muitos não tolerarão, independentemente da coincidência no gosto musical, da integridade, da auto-estima que ela transmite e contagia ou da letra da copa do soutien dela, outros terão paciência para ver nesse obstáculo uma forma de fortalecer a relação, melhorando em conjunto. Mesmo sabendo que ela estará a fazer algo de errado, lidam com o problema, desculpam, e voltam a amar tanto ou mais como antes. Tudo depende da paixão e/ou do crescimento emocional do “desiludido”.

É possível encontrar um paralelo no que diz respeito a adeptos de futebol e o respectivo clube. Estas micro-interacções acontecem quando a equipa está longe de praticar o melhor futebol e de justificar o investimento emocional que nela é depositado. O jogo aproxima-se do fim e o resultado não agrada. Há adeptos que ficam frustrados com ela, os jogadores passam a ser uns desavergonhados que não merecem o dinheiro que ganham, sem honra nem gratidão para com a camisola que vestem e, supostamente, não suam. Há outros, mais apaixonados, que se mantém  optimistas mesmo com um penalty falhado e a jogar em inferioridade numérica, porque não será com frustração que conseguirão aquilo que será melhor para eles – a vitória. Então apoiam, independentemente do resultado e das circunstâncias do jogo. Querem ver a outra parte da relação (equipa) bem, para que eles também estejam bem e possam celebrar juntos.

Raul Jimenez
Jiménez foi um veículo com duas pernas e 1,90m de altura da crença dos adeptos
Fonte: #SL Benfica

Em Portugal, são raros estes casos de inteligência emocional, mas quando se verificam, tornam o público como o autêntico 1º jogador em campo (e não 12.º). O protagonista, o autor do golo. Claro que ninguém vem da bancada encostar a bola para a baliza, mas a forma como os jogadores sentem a confiança do público tem uma influência tremenda na sua performance, mesmo que as coisas lhes não estejam a correr bem até então.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gusttavo Sousa reforça Estoril Praia: «Podem ter a certeza que serei mais um adepto deste clube que estará dentro de campo»

Gusttavo Sousa foi emprestado pelo Flamengo ao Estoril Praia até ao final da temporada. Lê o que disse o jovem lateral de 20 anos.

FC Porto: Gabriel Verón tem 2 interessados no Japão e outro no Brasil

Gabriel Verón tem vários interessados: Remo (apesar de descarta, por agora, um regresso ao Brasil), FC Tokyo e o Vissel Kobe, do Japão.

Brasileirão: Vasco da Gama de Pedro Emanuel derrotado na casa do Fluminense

O Vasco da Gama de Pedro Emanuel foi derrotado na casa do Fluminense por 1-0 para a jornada 26 do Brasileirão.

Inter Miami de Lionel Messi não segura vitória e empata com Atlanta United nos últimos minutos

O Inter Miami empatou 2-2 esta madrugada com o Atlanta United na MLS. Lionel Messi fez uma assistência na partida.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Dias: «Apesar de tudo, é um resultado que se ajusta ao que foi o nosso desempenho e somos uns justos vencedores desta Supertaça»

O Sporting venceu o Benfica por 3-2 e conquistou a Supertaça de Futsal. Eis o que disse o treinador Nuno Dias no final do jogo.

Santa Clara empresta João Costa ao Felgueiras

João Costa é reforço do Felgueiras. O ponta de lança chega do Santa Clara por empréstimo até ao final da temporada.

Facundo Cáseres troca o Gil Vicente pelo Santos Laguna de Renato Paiva

Facundo Cáseres foi anunciado no Santos Laguna. O médio-centro chega do Gil Vicente por três milhões de euros e assina por quatro épocas.