SL Benfica 1-1 FC Porto: Não houve Luz para o título

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Poucas vezes, desde o virar do século, se viu coisa igual nos clássicos entre Benfica e Porto. Atormentado por fantasmas do passado e por coletivos fortes do outro lado, os encarnados tiveram sempre dificuldades em impor-se frente ao seu maior rival. Não foi o caso, desta vez. O Benfica foi superior durante boa parte do encontro, teve oportunidades para resolver o jogo, mas esbarrou num grande Casillas.

A primeira parte teve o Benfica como maior protagonista. Os encarnados – encabeçados pela qualidade de passe de Pizzi, pela inteligência no momento de definição de Jonas e pela capacidade ofensiva de Nélson Semedo – foram quase sempre melhores. Desde muito cedo. Nos primeiros quinze minutos, Ederson tocou apenas uma vez na bola e o Benfica foi dono e senhor do encontro. Total domínio no meio-campo adversário, com circulação inteligente e confiança para encarar um adversário que teve pouco de FC Porto.

Os portistas entraram descontrolados. Quer a nível emocional, quer a nível táctico. A equipa de Nuno Espírito Santo nunca soube controlar o ímpeto do adversário e durante, pelo menos, 20 minutos não entrou verdadeiramente no encontro.

Fonte: SL Benfica
Fonte: SL Benfica

Na segunda metade… da primeira parte, o jogo mudou um pouco de figurino. Os portistas tiveram mais bola e mais presença ofensiva no meio-campo das águias, e foram construindo jogadas de ataque, se bem que, em abono da verdade, boa parte delas eram decididas com atabalhoamento. O Benfica soube aguentar o melhor momento do adversário, e melhor do que isso, foi capaz de construir jogadas de entendimento coletivo que tiveram o condão de deixar o Porto longe da baliza e, consequentemente, da igualdade.

O início do segundo tempo, trouxe um Porto mais forte. Foram 10 minutos de domínio que o Benfica não soube controlar. Presença ofensiva forte, profundidade dada pelos laterais e os desequilíbrios de Brahimi a fazerem a diferença. Numa das muitas jogadas de insistência do argelino, o Porto chegou ao empate por Maxi, depois de alguma cerimónia da defesa encarnada em afastar a bola para longe. Pouco depois, Soares, numa jogada de contra-ataque, fez brilhar Ederson: a saída do brasileiro foi absolutamente decisiva.

A partir daí, quando se pensava que as duas equipas iriam buscar o golo da vitória, tivemos muito mais Benfica em campo. Com uma circulação de bola inteligente – Samaris e Pizzi souberam gerir os momentos de passe de forma quase perfeita –, os comandados de Rui Vitória tiveram por diversas vezes perto do golo da vitória, mas Casillas, pelo segundo ano consecutivo, foi decisivo para o sucesso portista na Luz. Será um “sucesso” suficiente para atingir o grande objetivo da época? O risco é grande, o calendário difícil. Resta-nos… campeonato.

Foto de Capa: SL Benfica

Jorge Fernandes
Jorge Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O futebol acompanhou-o desde sempre. Do amor ao Benfica, às conquistas europeias do Porto, passando pelas desilusões dos galácticos do real Madrid. A década continuou e o bichinho do jornalismo surgiu. Daí até chegarmos ao jornalismo desportivo foi um instante Benfiquista de alma e coração, pretende fazer o que mais gosta: escrever e falar sobre futebol. Com a certeza de que futebol é um desporto e ao mesmo tempo a metáfora perfeita da vida.                                                                                                                                                 O Jorge não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pau Víctor relembra experiência na equipa principal do Barcelona: «Flick pediu ao Lewandowski para ser como o meu pai»

Pau Víctor analisou a sua temporada de estreia ao serviço do Braga e relembrou a passagem pela equipa principal do Barcelona.

Ronaldo no centro do debate, mas não do problema

Nos últimos dias, muito se tem discutido a presença de Cristiano Ronaldo no onze inicial da Seleção Nacional.

Carlos Vicens confiante no futuro de José Mourinho no Real Madrid: «Está preparado para qualquer desafio»

Numa longa entrevista à Marca, Carlos Vicens refletiu sobre a época de estreia no Braga, o regresso de José Mourinho ao Real Madrid e a saída de Rodrigo Zalazar.

Borja Sainz continua na mira do Athletic Club: FC Porto define o preço do extremo espanhol

Segundo A Bola, o FC Porto pretende receber de volta o investimento de 13,5 milhões de euros por Borja Sainz, que atrai o interesse do Athletic Club.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: imprensa italiana dá novidades em relação a Morten Hjulmand e revela outro valor para a saída do capitão dos leões

Morten Hjulmand tem sido apontado a uma saída do Sporting, com o AC Milan a ser relacionado como um dos interessados.

Marco Silva com os alarmes ligados: Benfica pode chegar ao jogo frente ao St. Gallen com apenas 2 extremos

Marco Silva pode contar apenas com Bruma e Tiago Gouveia como extremos disponíveis para a primeira partida contra o St. Gallen.

Está José Mourinho obrigado a conquistar títulos pelo Real Madrid já esta época? Ramón Álvarez de Mon esclarece: «Podia ser uma exceção»

Ramón Álvarez de Mon esteve à conversa com o Bola na Rede, de maneira a abordar o regresso de José Mourinho ao Real Madrid.