SL Benfica 1-1 PAOK: É necessário ir à Grécia fazer uma aposta milionária

Depois da tarefa difícil na Turquia, conquistar os gregos é o próximo passo do Benfica para alcançar os milhões da fase de grupos da UEFA Champions League. Na primeira mão disputada no Estádio da Luz, os «encarnados» estiveram a um bom nível exibicional que se foi estagnando ao longo que os minutos passavam. A equipa portuguesa sentiu isso – e muito bem – na segunda parte e empatou a uma bola com os gregos do PAOK de Salónica. É esperado um jogo altamente complicado na Grécia.

Daquilo que se sabia sobre o PAOK, era necessário ter em conta que o conjunto grego utiliza um sistema tático com dois médios defensivos: Maurício e José Cañas. Ora, para talvez confundir a tarefa defensiva do PAOK à entrada da sua área e para não ter um enfoque habitual na velocidade estonteante de Salvio pelo lado direito, o treinador do Benfica lança Zivkovic e deixou o argentino no banco. O sérvio procurou vários espaços no interior do meio-campo do PAOK conjuntamente com Pizzi, sendo que as posições de ambos os jogadores iam rodando entre si. O Benfica abria o jogo para as alas antes de chegar à área do PAOK e causou vários lances de perigo.

Falar de Pizzi é resumir a primeira parte. Mas antes disso, o Benfica já tinha começado muito bem a partida. Gedson Fernandes fez o golo logo aos cinco minutos depois de um passe longo do colega de meio campo, mas o árbitro assinalou fora de jogo. Depois disso e alguns remates do PAOK ligeiramente por cima da baliza de Vlachodimos ‘só deu Pizzi’.

O português Vieirinha foi titular na equipa do PAOK, Zivkovic a novidade no onze do SL Benfica
Fonte: PAOK Salónica

Aos 22 minutos, Cervi cruza rasteiro da esquerda para o meio, já dentro de área. O camisola 21 do Benfica também rematou rasteiro, de primeira, mas a bola foi para bem perto do poste defendido pelos gregos na primeira parte. Três minutos depois, podia ter dado um golaço, Pizzi penteava a bola a entrada da área. Nenhum adversário se aproximou da bola. Então, o médio pica a bola para um chapéu à trave que bem podia ter surpreendido o guarda-redes do PAOK.

Pizzi só viria a chegar ao golo que tanto queria após converter uma grande penalidade com sucesso no fecho do primeiro tempo (1-0). Gedson Fernandes recebe à entrada da pequena área outro passe rasteiro de Cervi vindo da esquerda. Ao rematar, Maurício faz uma entrada pouco prudente sobre o jovem médio encarnado.

No segundo tempo, o Benfica era quem de facto dominava a partida, mas com oportunidades igualmente inofensivas como as do PAOK. No entanto, os gregos efetuaram muito mais aproximações à área «encarnada» em comparação com a primeira parte. O Benfica devia ter procurado um segundo golo e não sofrer, algo que acabou por acontecer numa bola parada quando já faltava um quarto de hora para terminar a partida. Canto batido, Fernando Varela cabeceia forte para a barra do Benfica e, no ressalto, Warda – que tinha sido lançado por Lucescu – remata de pé esquerdo para o lado mais distante de Vlachodimos (1-1). Era um balde de água fria a cair na noite quente que se fez na Luz.

Na procura de um resultado ligeiramente mais positivo para a segunda mão em Salónica, Rui Vitória lança Seferovic e, quem diria, João Félix que se estreou na equipa principal do Benfica. O mesmo jovem protagonizou os lances mais que colocaram os mais de 40 mil adeptos «encarnados» na Luz em desespero. Aos 85’ enviou um passe longo e imprevisível para o coração onde estava Facundo Ferreyra. No frente a frente coma baliza, Paschalakis defende. Já nos minutos de compensação, João Félix rematou do lado esquerdo da área dos gregos e bola passou muito perto do poste direito do PAOK.

Ao longo da partida, foi-se apercebendo os motivos pelos quais o PAOK está neste playoff da UEFA Champions League. Eliminar adversários como o Basileia e Spartak de Moscovo não pode ser por acaso. O conjunto grego demonstrou resistência física, agressividade e foi capaz de defender sem grandes precipitações e ir gradualmente atacando o meio-campo do Benfica. Aproveitou uma bola parada para ‘sacar’ um resultado positivo na visita a Portugal.

Onzes iniciais:

SL Benfica: Vlachodimos; André Almeida, Rúben Dias, Jardel e Grimaldo; Fejsa, Gedson Fernandes e Pizzi (59’ João Félix); Zivkovic (63’ Rafa), Cervi (78’ Seferovic) e Ferreyra.

PAOK: Paschalakis; Léo Matos, Fernando Varela, José Ángel Crespo e Vieirinha; Maurício, José Cañas, Limnios (51’ Warda), Léo Jabá (80’ Shakhov) e Pelkas; Prijovic (87’ Akpom)

Francisco Correia
Francisco Correiahttp://www.bolanarede.pt
Desde os galácticos do Real Madrid, do grandioso Barcelona de Rijkaard e Guardiola, e ainda a conquista da Liga dos Campeões do Porto de Mourinho em 2004, o Francisco tem o talento de meter bola em tudo o que é conversa, apesar de saber que há muitas mais coisas que importam. As ligas inglesa e alemã são as suas predilectas, mas a sua paixão pelo futebol português ainda é desmedida a par com a rádio. Tem também um Mestrado em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica oficializa José Mourinho como novo treinador

O Benfica já oficializou José Mourinho como novo treinador. Técnico chega às águias para uma segunda passagem pelo clube encarnado.

Eis a hora a que José Mourinho vai ser apresentado como novo treinador do Benfica

José Mourinho vai ser apresentado como novo treinador do Benfica esta tarde. Conferência de imprensa agendada para as 15h.

Pedro Gonçalves define objetivos do Sporting na Champions League e garante: «Sentimos que podemos ganhar a qualquer equipa»

Pedro Gonçalves concedeu uma entrevista ao jornal Sporting. Internacional português tem estado em destaque no arranque da época e mostrou-se feliz no Sporting.

Pedro Gonçalves confessa amor em representar Portugal: «Sempre que o selecionador fala comigo sinto-me como se estivesse a ir pela 1ª vez»

Pedro Gonçalves concedeu uma entrevista ao jornal Sporting. Internacional português tem estado em destaque no arranque da época e mostrou-se feliz no Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho já está no Seixal para ser oficializado como treinador do Benfica

José Mourinho já está no centro de estágios do Seixal. O técnico português foi recebido por Mário Branco, diretor-geral do Benfica.

Luís Enrique com nova estratégia que pode influenciar o futebol do futuro

Luís Enrique, treinador de 55 anos, experimentou uma abordagem nova no futebol durante a primeira parte do último jogo do PSG.

FIFA vai pagar clubes que cedam jogadores para a qualificação para o Mundial

A FIFA vai estender as compensações aos clubes que libertarem jogadores para os jogos de qualificação do Mundial de 2026, incluindo aqueles que não chegarem à fase final.