SL Benfica 1-2 Atlético de Madrid: Vingança “a la Madrid” deixa Benfica no lago dos tubarões

cabeçalho benfica

Benfica e Atlético de Madrid entraram em campo já apurados para os oitavos-de-final. Faltava definir quem ocupava o primeiro lugar e o colchoneros levaram a melhor, vingando, curiosamente pelo mesmo resultado, o desfecho do jogo no Calderón. Já lá vão mais de 30 anos sem ganhar na Luz a uma equipa do país vizinho e a tradição parece teimar em manter-se. Ao montar a equipa em 4-2-3-1, Rui Vitória queria sobretudo controlar o meu campo, arriscando o menos possível (afinal um empate bastava). Com Fejsa e Renato mais recuados, Gonçalo Guedes e Pizzi nas alas e Gaitán atrás de Jonas, estava montada uma estratégia cautelosa, com a certeza de que os espanhóis viriam a Lisboa para tentar vencer.

E a entrada do Benfica, controlador e a encostar o Atlético à sua área nos primeiros 10 minutos, fazia antever uma grande noite europeia, daquelas que costumam ser lembradas nos trinta anos seguintes. Os encarnados faziam circular a bola com velocidade (a única forma, viríamos a perceber durante o jogo, de fragilizar o bloco defensivo denso e quase indestrutível do Atlético) e recuperavam rapidamente a posse da bola quando a perdiam. Um início forte, como aconteceu em Braga, mas desta vez sem golos. Os madrilenos podem ter ficado surpreendidos mas foram equilibrando o jogo e o Benfica foi baixando o ritmo. Valeu Júlio César com um par de boas defesas. Por pouco tempo. O Atlético estava por cima e, à passagem da meia-hora, marca por Saúl. A jogada é simples e eficaz: com o Benfica desequilibrado, Vietto ganha a linha de fundo e cruza para Saúl que, vindo de trás e sem marcação, faz o golo.

O primeiro remate do Benfica apenas iria surgir aos 37 minutos (!), por Gonçalo Guedes, e na sequência de uma iniciativa individual. As duas linhas defensivas do Atlético formavam um bloco incrivelmente compacto por onde era muito difícil entrar. Jonas era obrigado a baixar para vir buscar jogo, ou seria totalmente bloqueado pelos centrais. E, assim, a equipa ficou muitas vezes sem referência ofensiva e sem presença na área, o que tornava os cruzamentos estéreis e obrigava os jogadores a forçarem o jogo interior, onde não havia espaço, ou a atrasarem a bola até Júlio César.

Mitroglou ainda reduziu mas o Benfica acabou em 2º lugar do grupo; Fonte: Facebook do Sport Lisboa e Benfica
Mitroglou ainda reduziu mas o Benfica acabou em 2º lugar do grupo
Fonte: Facebook do Sport Lisboa e Benfica 

Na segunda parte, com a entrada de Mitroglou, a equipa parecia ter reentrado em campo com outro ânimo. Mas foi sensação que durou pouco tempo. Os espanhóis, muito experientes a virar resultados adversos e ainda mais a conservar vantagens, mostraram bem a maturidade própria de uma equipa que joga quase de olhos fechados, recheada de jogadores internacionais de enorme qualidade técnica e comandada por um dos melhores treinadores do mundo. Sem acelerar muito e perante o adormecimento geral dos encarnados, o segundo golo surgiu com alguma naturalidade: André Almeida ficou parado enquanto Ferreira- Carrasco lhe ganhava todo o corredor. O belga teve tempo de parar, contemporizar a chegada de Vietto ao interior da área e oferecer o golo de bandeja. É fundamental reforçar a equipa com um defesa-esquerdo (Eliseu não mostra grandes avanços e Sílvio pode não ser uma aposta totalmente segura) e um defesa direito, já que André Almeida só jogo o quanto baste (e só basta a nível doméstico) e Nélson Semedo ainda está longe de estar recuperado.

Quando o treinador decidiu lançar Jimenéz o jogo mudou. As constantes correrias de Jonas tinham-no desgastado (não faz sentido colocar Jonas sozinho na frente) e era preciso poder de choque na frente. Aos 63 minutos, o mexicano deixou o primeiro aviso com um remate algo fraco e Carrasco respondeu logo a seguir, com um tiro de fora da área. Mas a reação do Benfica iria mesmo acontecer. A 15 minutos do fim, Jiménez conseguir vislumbrar um raro espaço entre linhas, avançou e, vendo Mitroglou na área, fez o passe rasteiro. O resto foi instinto de baliza do avançado grego. Receção e rotação perfeitas e a bola estava lá dentro.

Daí para a frente, a equipa portuguesa pediu ao coração o oxigénio que já não tinha e só não chegou ao empate por falta de sorte. Renato Sanches, o menino-maravilha que a cada jogo impressiona cada vez mais, quis repetir o golaço frente à Académica e andou lá perto. Jiménez esteve a centímetros de festejar num bom cabeceamento. Eliseu ainda tentou de longe mas sem sucesso. Um dos finalistas da final de 2014 da Champions esteve debaixo de uma pressão sufocante durante a etapa final do jogo mas conseguiu resistir. Já que é inevitável sermos atirados ao lago dos tubarões no sorteio de sexta-feira, que nos calhe o mais inofensivo. O Zenit traz boas memórias, vindas da eliminatória de 2012. Seria um bom déjà vu.

PS: Uma referência positiva para Fejsa. Não sei se retirou o lugar a Samaris ou não, mas fez um jogo bastante consistente, jogou a um ritmo bastante alto e foi muito importante em algumas recuperações de bola. Se não tiver o azar de se voltar a lesionar, pode muito bem atingir o momento de forma do ano passado. Uma coisa é certa: para a posição 6 não falta qualidade.

A Figura:
Renato Sanches – Incrível o sentido posicional, as acelerações, as recuperações de bola improváveis, o pulmão. Que jogador!

O Fora-de-Jogo
Gonçalo Guedes – É um bom jogador mas esta noite esteve muito desinspirado. Muito lento a soltar a bola, sem o seu habitual poder de explosão e com muitos passes errados. 

Foto de capa: Facebook Oficial do Sport Lisboa e Benfica

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Tiago Caeiro
Tiago Caeirohttp://www.bolanarede.pt
É frequente dar por ele a contar as horas até começar o próximo jogo do glorioso Benfica, que não perde por nada. Lá fora, apoia Arsenal, Milan e Bayern só porque os seus jogadores vestem a magnífica cor vermelha.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rafael Leão quer deixar AC Milan e internacional português tem preço definido

Rafael Leão quer abandonar o AC Milan no mercado de transferências de verão. Os italianos querem receber 70 milhões de euros pelo avançado.

Noruega aplica goleada à Itália para a qualificação para o Mundial 2026

A Noruega recebeu e venceu a Itália por três bolas a zero, num encontro válido pela terceira jornada da qualificação para o Mundial 2026.

Já é conhecido o árbitro que vai apitar o Portugal x Espanha

Portugal e Espanha vão enfrentar-se na final da Liga das Nações. Sandro Scharer foi o árbitro escolhido pela UEFA.

Al Hilal apresenta nova proposta milionária por Victor Osimhen

O Al Hilal está interessado em garantir a contratação de Victor Osimhen. O avançado esteve emprestado pelo Galatasaray ao Nápoles.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting perto de garantir a contratação de Rayan Lucas

O Sporting deverá confirmar nos próximos dias a contratação de Rayan Lucas, médio que chegará a Lisboa por empréstimo do Flamengo.

PSG define preço para deixar sair Gianluigi Donnarumma no mercado de verão

O PSG não fecha a porta a uma saída de Gianluigi Donnarumma. A equipa francesa quer receber 40 milhões de euros pelo italiano.

Wolverhampton revela situação de Nélson Semedo e confirma saídas de Carlos Forbs e Pablo Sarabia

O Wolverhampton confirmou esta sexta-feira que Carlos Forbs e Pablo Sarabia não vão continuar no plantel da próxima temporada.