SL Benfica 2-2 FC Bayern de Munique: E no fim ganham os alemães…

Com as substituições, Guedes e Talisca, o Benfica ganhou algum ânimo assim que ambos começaram a assentar o jogo. Ainda assim o Bayern controlava a seu bel prazer. O Benfica estava espartilhado e sem capacidade de reagir. Pelo meio, bola no nosso poste… O primeiro sinal de revolta foi dado por um bom remate de André Almeida. Com o Benfica já mais próximo do desenho habitual, Carcela e Guedes nas alas e Talisca na frente com Raul, ganhámos outro fulgor. E numa típica arrancada do jovem português, este é derrubado por Javi Martínez e na cobrança do livre, o 2-2. Haviam ainda 15 minutos pela frente. Até ao fim, houve mais Benfica, mas não muito mais, pois os alemães mantiveram a frieza, em virtude dos dois golos de avanço. Destaque para estreia de Jovic, que na única ocasião que teve de tocar na bola, mostrou alguma qualidade ao conseguir efectuar uma recepção difícil e rematar.

O Bayern de Munique é um justo vencedor da eliminatória. Foi melhor e é melhor. Os bávaros, excepção feita aos 10 minutos entre o nosso golo de hoje e o do empate, mantiveram sempre o domínio territorial e de posse de bola. Porém, em 180 minutos, assistimos a um Benfica personalizado, pragmático e digno do adversário. E que só perdeu o desnorte após o 1-2. Ainda assim, nunca entregou os pontos e conseguiu arrancar um justíssimo empate hoje, o que dá uma justa nota de equilíbrio neste duelo. Talvez tenha ficado um penalty por marcar na Alemanha e hoje Martínez poderia ter visto o vermelho. Mas não creio que tenham sido erros muito escandalosos e não acho que esteja aí a razão do nosso afastamento. Por outro lado, na Alemanha tivemos duas belas chances de golo e hoje outra. Se tivéssemos outro nível de eficácia, o resultado poderia ser diferente… Ainda assim, é de lamentar a ausência de Gaitán hoje, bem como a de Mitroglou e ver Jonas de fora por um amarelo desnecessário ainda amarga mais a língua. Com todos disponíveis hoje, chegaríamos lá? Nunca iremos saber, não os tivemos…

O resultado prático foi a nossa derrota. E mais uma vez vimos o sonho de repetir os anos 60 negado. Mas olhando às previsões iniciais, que grande Benfica tivemos. Isto sim, foi uma noite europeia à antiga: os alemães não passaram em Lisboa. E isso enche-nos o peito de orgulho. E não é uma vitória moral. É um regresso a um lugar que é nosso, o das grandes e eternas noites de história. Não foi a epopeia desejada, mas foi uma viagem e peras. E o nosso prestígio sai enriquecido e o nosso espirito fortalecido. E na segunda-feira, com o regresso da Liga, o bom que saiu desta eliminatória vai nos empurrar. Oxalá que as maleitas estejam já curadas!

John Aguiar
John Aguiarhttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado pelo Benfica desde que se conhece, descobriu a paixão pelos encarnados ao ir pela mão do pai ver os jogos na sede social da terrinha. Desde cedo habituou-se a ler A Bola em formato gigante e coleccionava anualmente os Cadernos do dito jornal. Desde 1993 que não falha um…                                                                                                                                                 O John não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fim da novela: Jonathan David define futuro e vai jogar na Serie A

A Juventus garantiu a contratação de Jonathan David. O avançado internacional canadiano vai assinar a custo zero.

Jogo entre Borussia Dortmund e Monterrey do Mundial de Clubes esteve em risco de suspensão devido a cânticos homofóbicos

O encontro entre o Borussia Dortmund e o Monterrey esteve em risco de ser suspenso devido a cânticos homofóbicos proferidos pelos adeptos nas bancadas.

Real Madrid x Borussia Dortmund não vai ter duelo entre os irmãos Bellingham

O Real Madrid x Borussia Dortmund dos quartos de final do Mundial de Clubes tem uma baixa de peso: Jobe Bellingham.

Está definido o quadro dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025

O Real Madrid e o Borussia Dortmund foram as últimas equipas a garantirem a qualificação para os quartos de final do Mundial de Clubes 2025.

PUB

Mais Artigos Populares

Fábio Vieira deixa mensagem de despedida para o FC Porto: «Época extremamente difícil»

Fábio Vieira publicou uma mensagem de despedida para o FC Porto. O médio português voltou ao Arsenal, após o empréstimo.

Imprensa internacional aponta médio francês ao FC Porto

A imprensa francesa apontou Ludovic Blas ao FC Porto. O médio de 27 anos está ao serviço do Rennes.

Famalicão próximo de fechar contratação de jogador do Flamengo

O Famalicão está no mercado para reforçar o meio-campo e trabalha para fechar a contratação de Victor Hugo. Médio de saída do Flamengo.