📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

SL Benfica 4-1 CD Tondela: Cumpriu-se a profecia de Jesus

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Jorge Jesus disse: “Na segunda voltamos ao segundo lugar”. Não se sabe se as palavras do antigo técnico das águias eram uma profecia ou uma tentativa de colocar pressão nos encarnados. A verdade é que as palavras de Jesus se cumpriram e o Tondela mostrou não ter equipa para se manter na primeira divisão, aumentando a desvantagem, ainda mais, para o penúltimo classificado.

O Benfica entrou no jogo como precisava de entrar: na frente. O primeiro golo nasceu de um canto que descobriu a cabeça de Jardel na área. O central-brasileiro, de volta ao onze encarnado, não vacilou e inaugurou o marcador. A atitude do Benfica não foi de bicampeão, como aliás tem mostrado várias vezes esta época depois de marcar, a deixar-se relaxar e a ver o Tondela a tentar explorar a velocidade dos seus jogadores – apesar de sem sucesso.

No meio-campo Talisca estava longe de fazer a vez de Renato Sanches; ora os passes do brasileiro saíam com muita força ora demasiado compridos. No entanto, o Benfica fez aquilo a que nos tem habituado nos últimos jogos: foi pragmático. Numa jogada de Gaitán, a romper com a defesa do Tondela, o argentino cruza rasteiro para Jonas, que fez jus à alcunha “Jonas Pistolas” e fuzilou para dentro das redes defendidas por Claudio Ramos.

A partir daí o jogo ficou mais fácil e o Benfica foi crescendo, conseguiu trocar melhor a bola e chegar mais vezes à frente. O Tondela, visivelmente desmoralizado, tentou parar os encarnados com recurso a faltas. A equipa de Petit não conseguia chegar com perigo à baliza de Ederson e a profecia de Jorge Jesus no rescaldo do Estoril – Sporting parecia cumprir-se. O primeiro lugar era novamente do Benfica.

Jonas voltou a brilhar ao serviço do SL Benfica Fonte: SL Benfica
Jonas voltou a brilhar ao serviço do SL Benfica
Fonte: SL Benfica

O Benfica começou a segunda parte lento e a gerir, mas tal passou a ser apenas um mero golpe de teatro por parte de Rui Vitória. Logo aos 63 minutos entrou Salvio, e minutos depois Gonçalo Guedes, e tudo mudou. O Benfica, sem Gaitán, não perdeu a criatividade nem a capacidade de explosão; pelo contrário. Com as entradas do argentino e do internacional sub-21 português as águias ganharam velocidade e conseguiram levar, quase sempre, a melhor sobre os defesas laterais do Tondela, levando o perigo para a área da equipa do norte.

“Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”, diria provavelmente Jorge Perestrelo. E diria bem: tanto o Benfica foi à área do Tondela, sempre pelas laterais, que acabou por fazer golo. Jonas bisou no encontro e voltou a mostrar-se letal contra as equipas mais pequenas. O avançado brasileiro somou o 28.º golo no campeonato e subiu para a liderança da tabela dos melhores goleadores de campeonatos na europa.

No meio campo Fejsa foi sempre imperial, tanto nos passes como nos desarmes, a compensar muitos erros do Talisca. A dupla, com as substituições, alterou-se e passou a ser formada por Samaris e Pizzi, mais juntos e mais pressionantes a conseguir gerir a bola no sector mais recuado – também contra um Tondela mais ‘morto’, diga-se de passagem. A única vez em que se viu atirar para o chão foi aos 85 minutos após um remate de Erick Moreno.

Como se as coisas não estivessem já más para o Tondela, a equipa de Petit, perdida na angústia e na amargura do jogo, viu Mitroglou escapar e ficar frente a Claudio Ramos, e o grego com uma frieza finalizadora não poupou o último classificado e marcou.  A resposta do Tondela veio nos descontos com o melhor marcador da equipa, Nathan Junior, a reduzir para 4-1 o resultado final.

Sempre por baixo do jogo os pupilos de Petit nunca conseguiram dar resposta ou tão pouco causar perigo. Mostraram o lugar que ocupam. O Benfica por outro lado soube sempre gerir o jogo, independentemente da quebra após o primeiro golo. Foi um Benfica pragmático e um Rui Vitória inteligente a jogar bem com as substituições. Foi o jogo esperado, foi a profecia de Jorge Jesus cumprida.

A Figura:

Jonas – Bisou e volta ao topo da lista da bota de ouro com 28 golos.

O Fora-de-Jogo:

CD Tondela – A equipa de Petit não mostrou atitude e nunca foi capaz de causar perigo à baliza de Ederson.

Tomás Gomes
Tomás Gomes
O Tomás é sócio do Benfica desde os dois meses. Amante do desporto rei, o seu passatempo favorito é passar os domingos a beber imperial e a comer tremoços com o rabo enterrado no sofá enquanto vê Premier League.                                                                                                                                                 O Tomás escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica já treinou esta terça-feira e há grande novidade

O Benfica treinou na véspera de receber o Bayer Leverkusen para a Champions League. Amar Dedic está recuperado de lesão.

O tributo do Real Madrid a Diogo Jota e a mensagem de Trent Alexander-Arnold: «Fazes tanta falta…»

O Real Madrid prestou tributo a Diogo Jota e André Silva em Anfield. Trent Alexander-Arnold esteve presente e deixou mensagem.

Paulo Fonseca liga a jogador do Real Madrid para transferência em janeiro

Paulo Fonseca falou com Endrick por telefone. Avançado brasileiro pode ser emprestado pelo Real Madrid ao Lyon em janeiro.

Carlos Ponck vai regressar à Primeira Liga e já tem destino

Carlos Ponck vai ser jogador do AVS SAD. Defesa-central de 30 anos estava livre no mercado, desde a passagem por Israel.

PUB

Mais Artigos Populares

Stefano Pioli despedido da Fiorentina após 0 vitórias em 10 jogos

Stefano Pioli foi despedido pela Fiorentina. Técnico italiano deixa cargo com efeitos imediatos, derivado dos resultados.

Sporting indignado com tentativa de pressão do FC Porto a Fábio Veríssimo: «Situações destas são um claro retrocesso no futebol português»

O Sporting mostra-se indignado pelas notícias que dão conta de uma tentativa de pressão do FC Porto e Fábio Veríssimo.

Boston Celtics perdem em final dramático com Neemias Queta envolvido

Os Boston Celtics perderam em casa com os Utah Jazz por 105-103 na NBA. Neemias Queta não ficou tão bem na fotografia.