📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

SL Benfica | A descontextualização da formação

- Advertisement -

A forma como as carreiras dos jogadores da formação têm sido geridas tem originado alguma discórdia por parte dos adeptos encarnados. Há dois anos, o SL Benfica conquistou o seu 37º campeonato com oito jogadores da formação no plantel. Nesta temporada, os encarnados têm-se apresentado na maioria dos jogos sem um único jogador da formação no onze inicial.

Com a venda de Rúben Dias, os empréstimos de Florentino, Jota, Tiago Dantas e Ferro, assim como a pouca utilização de Gonçalo Ramos na equipa principal, muito se tem questionado se o projeto do SL Benfica tem a formação como base.

Num dos artigos mais recentes, escrevi que o principal problema do SL Benfica relacionado com a formação era a incapacidade para gerir as expectativas dos jogadores formados no Seixal, algo que acontece por várias razões.

Tudo começou quando a formação começou a ganhar mediatismo. A criação da equipa B e da UEFA Youth League deu à formação do SL Benfica rampas de lançamento para promover os seus atletas, sendo que jogadores como João Cancelo, Bernardo Silva, Ivan Cavaleiro e Gonçalo Guedes começaram a dar nas vistas.

Desde então, a cada entrevista que dá, Luís Filipe Vieira diz com todas as letras que o futuro está no Seixal e que sonha ver um SL Benfica campeão europeu com uma espinha dorsal composta por jogadores formados no clube. Aliás, as saídas recentes de jogadores como Ferro, Florentino e Jota vão contra o que o presidente encarnado disse numa entrevista em junho de 2020, na qual referiu que havia 15 jogadores da formação capazes de assumir um lugar na equipa principal a curto-prazo, e que nenhum deles iria sair porque o contexto imprevisível causado pela pandemia faria com que estes pudessem ser precisos a qualquer momento.

Gonçalo Ramos tem tido poucas oportunidades na equipa principal.
Fonte: Bola na Rede

Esta incapacidade para gerir expectativas por parte de dirigentes e adeptos faz com que a porta para a equipa principal esteja escancarada, o que tem feito com que houvesse jogadores a serem lançados de forma prematura, com poucos jogos na equipa B, que serve precisamente para que os jovens se preparem e adaptem a um contexto profissional.

Um bom exemplo da forma como esta gestão tem sido mal feita é a situação do lateral direito na época 2019/2020. Após a conquista do campeonato em 2019, Luís Filipe Vieira disse numa entrevista à Rádio Renascença que o SL Benfica não estava à procura de laterais no mercado. Com a saída de Corchia e André Almeida lesionado, a equipa fez a pré-temporada com João Ferreira e Ebuehi – este último também acabado de recuperar de uma lesão grave. Nuno Tavares iniciaria a época a jogar a lateral-direito improvisado, sendo que Tomás Tavares, que não tinha feito a pré-época porque esteve no Europeu de sub-19, viria a assumir a vaga posteriormente.

Neste momento, o clube não tem um contexto propício para a aposta na formação. A carreira de cada jogador é gerida ao sabor do vento. Um jogador tanto pode ser titular num jogo das competições europeias, como pode acabar por ser emprestado a um clube onde não tenha garantias de jogar com regularidade.

E nesta questão, os adeptos também têm a sua quota parte de responsabilidade. A forma como jogadores como Rúben Dias e João Félix se afirmaram na equipa principal fez com que estes acreditem que a afirmação na equipa principal está ao alcance de qualquer um, fazendo com que os adeptos tenham pouca paciência para estes jogadores.

Nos casos dos laterais Nuno e Tomás Tavares, estes são jogadores que acusaram a falta de andamento a este nível, sendo alvo de fortes críticas dos adeptos. É preciso entender que cada caso é um caso e que nem todos os jogadores têm a maturidade que lhes permite afirmar-se na equipa principal a curto-prazo.

Moral da história: a falta deste contexto acaba por fazer com que quando um miúdo da formação saia do SL Benfica em busca de mais oportunidades, a responsabilidade seja de todos os envolvidos, desde o presidente que lhe promete mundos e fundos, ao treinador que não lhe dá minutos e, por último, aos adeptos, que não têm paciência para que este cresça e se desenvolva.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Vasco Matos e a situação da arbitragem: «Essas peripécias têm causado alguns dissabores em termos de pontos»

Vasco Matos referiu que as «peripécias» da arbitragem custaram pontos ao Santa Clara e que a recente pausa ajudou a recuperar fôlego.

Martín Anselmi promete futebol ofensivo no Botafogo: «Tal como disse na minha equipa anterior, a nossa equipa vai atacar»

Martín Anselmi prestou as primeiras declarações aos meios de comunicação social, após ser confirmado como novo treinador do Botafogo.

Vasco Matos reconhece dificuldade da receção ao FC Porto: «Das melhores defesas da Europa»

Em antevisão ao embate com o FC Porto, o técnico do Santa Clara referiu que a sua equipa tentará jogar o seu jogo apesar da qualidade do adversário.

Sotiris Silaidopoulos volta a comentar alegado interesse do Benfica em André Luiz e garante: «É sempre um desafio para os jogadores»

Sotiris Silaidopoulos voltou a abordar as notícias que dão conta do interesse do Benfica em André Luiz, avançado do Rio Ave.

PUB

Mais Artigos Populares

Aston Villa volta às vitórias com bis de John McGinn frente ao Nottingham Forest

Na 20.ª jornada da Premier League, o Aston Villa recebeu e bateu o Nottingham Forest por 3-1, com um bis do escocês John McGinn.

Francesco Farioli aborda mercado de janeiro e confirma saída do plantel do FC Porto: «Vai regressar ao Wolverhampton, porque foi chamado de volta»

Francesco Farioli fez a conferência de imprensa de antevisão do Santa Clara x FC Porto, neste domingo, às 18h, para a jornada 17 da Primeira Liga.

Bis de Youssef Chermiti no dérbi Old Firm garante vitória do Rangers

O Rangers bateu o Celtic por três bolas a uma no dérbi de Glasgow, com a ajuda do bis de Youssef Chermiti. Igualaram em pontos na Liga Escocesa.