SL Benfica é Tetra – O despertar do belo e bondoso gigante

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1Vou contar-vos uma história, já muito antiga, que até parece brincadeira ou lenda, mas que desde bem cedo descobri ser mesmo coisa da vida real. Em criança, insistiam comigo ter vivido no meu país um gigante muito belo e bondoso que cobria com a sua sombra todo o território e ainda mais algum. Era respeitado e temido; e jamais alguém o conseguira vencer. Apontavam-me um local, e diziam-me: – Foi por ali que ele passou. Mas olhando atentamente, eu já nada conseguia ver.

Explicaram-me que cuidar de um gigante era muito difícil: era preciso vesti-lo, alimentá-lo e acarinhá-lo; o que todos faziam sem queixume, pois, na verdade, o gigante era – desde há muito – o orgulho do país e do povo, que o adorava, pela sua beleza e bondade, e saía sempre à rua em multidão e em festa para cantar e dançar os seus grandes feitos. Porém, basta um punhado de homens maus para tudo cair por terra; e o gigante foi maltratado. Por fim, já muito triste e cansado, derrotado no físico e na moral, decidiu partir para outro lugar.

Ouvindo esta história, e enquanto crescia, alimentei o sonho de, um dia, poder ver com os meus próprios olhos o belo e bondoso gigante. Passei a assomar à janela todas as manhãs, onde fitava o horizonte e gritava por ele, na esperança de o fazer regressar. Mas o tempo foi passando e, por vezes, a própria crença enfraquecia. Percebi então, anos mais tarde, que afinal eu era somente mais um, por entre os muitos milhões espalhados pelo mundo, que todos os dias, pontualmente pela manhã, gritavam duma janela pelo regresso do belo e bondoso gigante. O povo pediu e com base num amor comum, irreprimível e inabalável, construiu um novo caminho para o futuro, feito de raça, querer e ambição.

Certo dia, igual a qualquer outro dia, algo de diferente ouviu-se da minha janela. O gigante regressava a casa, aproximando-se pé ante pé, fazendo toda a terra tremer à sua volta. Pelo caminho, o povo vestiu-o, alimentou-o e acarinhou-o, da forma como qualquer gigante necessita. O gigante voltou a ser respeitado e temido, voltou a ser o orgulho do país, mais pequeno do que ele próprio, transbordante de alegria. Hoje, o seu povo, espalhado pelos quatro cantos do mundo, festeja o seu regresso e a sua glória. O belo e bondoso gigante chama-se Sport Lisboa e Benfica e não tem rival; ou rivais. E a sua sombra vermelha e branca cobre todo o território e mais algum.

Na guerra entre o amor e o ódio ganha o Benfica Fonte: SL Benfica
Na guerra entre o amor e o ódio ganha o Benfica
Fonte: SL Benfica

Sobre o tetracampeoanto

Perdoe-me, caro leitor, este devaneio criativo, mas o dedinhos a bater no teclado são hoje comandados pelo coração; pois a mente, essa, não suporta tanta emoção. O Benfica sagrou-se tetracampeão, confirmando – se é que ainda era necessário – deter, de forma total e completa, a hegemonia no futebol português. O caminho até aqui foi tortuoso, com muitos obstáculos, alguns até internos – quem poderia crer nesta conquista após a onda de lesões que afectou este plantel –, no entanto, o trabalho efectuado, do topo à base, revelou-se competente, pode mesmo até dizer-se suficiente. Termo curioso, mas significativo quanto à realidade, ao referirmo-nos a uma jornada tão inolvidável.

Nem tudo foi perfeito, é verdade, porém, o decorrer da época veio confirmar (e destacar) a maior capacidade do Benfica, tanto a nível individual, como colectivo, em relação aos seus adversários. O futebol praticado pode nem ter sido o melhor, mas, nesta prova, mais nenhuma outra equipa poderia (ou justificaria) ter terminado no 1.º lugar – o Benfica conquista o seu 36.º título de campeão nacional, somando, para já, o dobro dos títulos conseguidos pelo seu principal rival, um dado significativo sobre a verdadeira dimensão desportiva e social do Benfica no nosso país.

Chegará o momento para avaliar aquilo que correu bem ou mal; para destacar os melhores e também os piores. Mas hoje, o dia está reservado para festejar, em união, pois no Benfica é sempre assim: os obreiros da nossa gloriosa história vêm de uma imensa família – onde se incluem dirigentes, treinadores, jogadores e adeptos –, constituída por milhões. O povo voltará a sair às ruas, enchendo o Marquês de Pombal, mas muitas outras praças e avenidas nos quatro cantos do mundo – é hora de festejar a vida e a obra do maior clube português; um dos maiores do mundo.

Foto de Capa: SL Benfica

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Proença e a derrota na final do Europeu de Futsal: «Não apaga uma grande campanha»

O presidente da FPF, Pedro Proença, reagiu à derrota frente à Espanha na final do Europeu de Futsal demonstrando o seu orgulho pela campanha de Portugal.

Arouca recupera e vence Vitória SC para a Primeira Liga

O Arouca recebeu e venceu o Vitória SC por três bolas a duas durante a noite deste sábado, num encontro a contar pela 21.ª jornada da Primeira Liga.

FC Porto condena atos racistas praticados durante o jogo de basquetebol com o Sporting

O FC Porto emitiu um comunicado oficial no qual condenou os episódios de racismo ocorridos no clássico de basquetebol frente ao Sporting CP

Lyon de Paulo Fonseca continua vitorioso e Lens volta a apertar o PSG: Eis os resultados do dia na Ligue 1

Este sábado, Afonso Moreira assistiu na vitória do Lyon sobre o Nantes por 1-0 e o Lens venceu o Rennes por 3-1, em jogos da 21.ª jornada da Ligue 1.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Sociedad leva a melhor sobre o Elche: Gonçalo Guedes assistiu e André Silva marcou

A Real Sociedad recebeu e venceu o Elche por três bolas a uma, num encontro a contar para a 23.ª jornada da La Liga.

Fiorentina sofre golo ao cair do pano e empata a duas bolas na receção ao Torino

A Fiorentina empatou a duas bolas na receção ao Torino, este sábado, num encontro da 24.ª jornada da Serie A.

Matheus Nunes escolhe melhor momento na carreira: eleição foi conquista no Sporting

Matheus Nunes representa o Manchester City, mas indicou que a Primeira Liga vencida pelo Sporting foi o momento mais alto da sua carreira.