SL Benfica – Sporting CP: O que mudou desde o último derby na luz

- Advertisement -

Um ano muda muita coisa. Até menos tempo é necessário para que algo mude tanto. No futebol bastam apenas 90 minutos para que tudo mude, quanto mais uma época.

Temos o exemplo do Liverpool, na época passada, que perdeu por 5-0 frente ao Manchester City e, no fim da época, foi até à final da Liga dos Campeões. Ou o Benfica que, na primeira época de Jorge Jesus no Sporting, passou de nem ser candidato ao título devido ao mau início de época e aos sete pontos de desvantagem para o primeiro lugar, a campeão nacional no final da temporada.

O último derby entre Benfica e Sporting na Luz foi no início do ano civil, a 3 de janeiro. Acabou empatado a uma bola, com golos de Gelson Martins, aos 19 minutos, e de Jonas, de grande penalidade, aos 90 minutos.

O Benfica procurava o pentacampeonato, estando no jogo com o título de tetracampeão, mas a jogar um futebol claramente mais precário comparado àquilo que tinha sido o jogo benfiquista nos últimos quatro anos. Procurava a igualdade pontual ao rival de Lisboa, dado estar a três pontos dos verde e brancos, assim como do líder FC Porto.

O Sporting continuava a sua busca pelo primeiro campeonato em quase duas décadas, numa perseguição ao líder azul e branco, precisando de uma vitória na Luz para continuar com os mesmos pontos que os dragões.

O empate entre os dois grandes lisboetas deixou o FC Porto isolado na liderança, além de manter a distância de três pontos entre os dois clubes. Era a 16ª jornada da primeira liga. O Benfica estava apenas a competir pelo campeonato português; o Sporting ainda tinha aspirações em vencer a Taça da Liga, estava nos quartos de final da Taça de Portugal e nos 16 avos de final da Liga Europa, após cair no terceiro lugar do grupo da Liga dos Campeões.

Jonas marcou o golo do empate no último minuto do jogo do último derby na Luz
Fonte: SL Benfica

Passados sete meses e 22 dias, Benfica e Sporting voltam-se a encontrar no Estádio da Luz. O Benfica ficou em segundo lugar da última Primeira Liga, ficando à frente do Sporting, que ficou em terceiro; os leões venceram a Taça da Liga, mas perderam a final da Taça de Portugal para o Desportivo das Aves.

No Benfica houve poucas vendas e algumas transferências. O núcleo duro da equipa mantém-se inalterado – embora sem Krovinovic que continua lesionado – e tem alguns experientes e algumas promessas: Ferreyra na frente de ataque e Gedson no meio campo, por exemplo. Está a lutar pelo acesso à fase de grupos da liga milionária, depois de empatar 1-1 na Luz frente ao PAOK, e tem a segunda mão na Grécia já na terça feira onde precisa de marcar para passar à equipa de Vieirinha. Venceu os primeiros dois jogos da primeira liga e já eliminou o Fenerbahçe na terceira pré-eliminatória da prova dos milhões. O cansaço acumulado do onze habitual começa-se a notar devido aos jogos de três em três ou quatro em quatro dias, por semanas consecutivas.

No Sporting houve uma revolução inesperada, com a invasão a Alcochete, as rescisões por justa causa de vários jogadores – incluindo veteranos como Rui Patrício -, a destituição de Bruno de Carvalho do cargo de presidente, as eleições marcadas para 8 de setembro, estando Sousa Cintra no comando provisório do clube. Alguns jogadores regressaram ao clube, como Bas Dost, Battaglia e Bruno Fernandes, mas Gélson Martins e Rui Patrício seguiram outros caminhos: Atlético de Madrid e Wolverhampton, respetivamente. Apesar de tudo, continuam a reforçar a equipa com novas caras para concretizar antigos objetivos. Venceram ambos os jogos inaugurais da primeira liga e admitem estar prontos física e mentalmente para enfrentar o Benfica na Luz.

O grande derby português acontece este sábado, às 19 horas de portugal continental, numa altura precoce do campeonato, mas que poderá ser uma carta debaixo da manga na altura das contas finais da tabela. Num derby nunca poderão haver favoritos, apenas se sabe que, à partida, será um grande jogo e será um prazer ver mais uma grande festa do futebol português.

Que ganhe o melhor, e que o melhor seja o Benfica!

Foto de Capa: SL Benfica

Artigo revisto por: Vanda Madeira Pinto

Pedro Afonso
Pedro Afonsohttp://www.bolanarede.pt
Foi com o Portugal x Inglaterra do Euro 2000 que descobriu um dos maiores amores da sua vida: o futebol. Natural de Lisboa, teve a primeira experiência profissional na Abola TV e agora é jornalista da ELEVEN

Subscreve!

Artigos Populares

Champions League: Eis os onzes prováveis do Athletic x Sporting

O Sporting defronta o Athletic no Estádio San Mamés, encontro referente à 8ª. jornada da fase regular da Champions League.

Benfica x Real Madrid: Eis os onzes prováveis para a última jornada da fase regular da Champions League

O Benfica recebe o Real Madrid no Estádio da Luz, no encontro da 8.ª e última jornada da fase regular da Champions League.

Bruno Langa confirma regresso ao futebol português e vai jogar na Primeira Liga

Bruno Langa está de regresso ao futebol português. O lateral-esquerdo moçambicano vai ser emprestado ao Estrela da Amadora.

Benfica afasta-se da corrida por Stije Resink e o médio já não deve sair do Groningen em janeiro

Stije Resink já não deverá reforçar o Benfica. O Groningen permaneceu irredutível face a uma possível saída do médio neerlandês.

PUB

Mais Artigos Populares

José Sá pode deixar o Wolverhampton para rumar a outra equipa da Premier League

O futuro de José Sá no Wolverhampton está em dúvida. O guarda-redes internacional português está na mira do Nottingham Forest.

FC Porto avança por mais dois reforços neste mercado de janeiro

Os nomes de Terem Moffi e de Seko Fofana podem ser reforços para a equipa de Francesco Farioli. O FC Porto está a trabalhar nas duas contratações.

A história de Pichichi: um goleador que partiu cedo demais, mas que deixou a sua marca (e tem direito a um troféu em seu...

Pichichi foi um dos goleadores do Athletic na última década, marcando uma era dourada dentro do futebol espanhol.