Primeira Liga, 17ª Jornada: domingo, 18h, 9 de janeiro de 2022
ANTEVISÃO: NOVOS HOMENS DO LEME, VELHO DESTINO: VITÓRIA
É na ressaca de duas derrotas consecutivas que o SL Benfica se apresenta para o primeiro jogo de 2022.
Por outro lado, é na ressaca de duas vitórias consecutivas que o FC Paços de Ferreira se desloca à Luz para os primeiros 90 minutos mais descontos de futebol no novo ano. As águias vão procurar nesta partida consumar o favoritismo histórico, para que o momento de forma não tenha na equação o peso que teoricamente poderá ter.
Já o FC Paços de Ferreira vai querer que esta viagem à capital acabe com o terceiro triunfo consecutivo – algo que, a acontecer, constituirá uma novidade para os Castores esta temporada.
Com novos treinadores e novas ideias de parte a parte torna-se ainda mais difícil prever quem sairá vitorioso (se alguém) da partida que encerra a primeira volta de ambos os conjuntos.
Todavia, alguns dados poderão ajudar-nos a chegar a uma previsão fundamentada. Ora vejamos os seguintes dez.
10 DADOS RÁPIDOS
- O SL Benfica venceu os últimos oito confrontos diretos.
- O FC Paços de Ferreira não triunfa sobre os encarnados há 13 jogos (última vitória foi na Capital do Móvel, por 1-0, a 26 de janeiro de 2015 – golo de grande penalidade de Sérgio Oliveira aos 90 minutos).
- Nos últimos 35 embates entre benfiquistas e pacenses, registaram-se apenas duas vitórias auriverdes e foram ambas na Mata Real.
- No historial, encontramos 53 jogos entre SL Benfica e FC Paços de Ferreira e apenas quatro triunfos dos castores – sempre por resultados diferentes: 3-2, 2-1, 3-1 e 1-0.
- O FC Paços de Ferreira só por uma vez venceu no reduto das águias: foi a 18 de março de 2001, para a 25ª jornada da Primeira Liga, e o resultado registado foi um 2-3.
- O SL Benfica só não marcou golos em três dos 53 encontros com o FC Paços de Ferreira (dois nulos e uma derrota por 1-0).
- Nos últimos 11 embates com as águias, os castores só apontaram três golos.
- O FC Paços de Ferreira venceu dois dos seus últimos dez jogos (todas as competições).
- O SL Benfica pode chegar aos 6000 golos na sua história, caso abane a rede pacense por duas vezes.
10. No que respeita ao primeiro jogo do ano civil, as águias venceram apenas dois dos últimos cinco. Por seu turno, os castores venceram três “primeiros jogos do ano” nos últimos cinco anos.
JOGADORES A TER EM CONTA

Fonte: Sebastião Rôxo / Bola na Rede
Darwin (SL Benfica) – O jovem avançado uruguaio teve uma prestação apagada no primeiro clássico – como toda a equipa – e viu-se privado de jogar o segundo.
Vai, então, procurar na recepção ao FC Paços de Ferreira voltar à fase avassaladora que atravessava antes do duplo duelo no Dragão e reforçar o estatuto de melhor marcador da Primeira Liga.
Do lado encarnado, espera-se que a parceria com Rafa (líder das assistências) volte a dar frutos.
✍ 𝓓𝓮𝓷𝓲𝓵𝓼𝓸𝓷 está de volta! O nosso mais recente reforço assinou pelas próximas duas temporadas.
Bem-vindo, Denilson! 🔰
Sabe mais ➡ https://t.co/hzGNOJmeUl#DefendeOAmarelo #FCPF2122 pic.twitter.com/nWvlsBhsZk
— FC Paços de Ferreira (@fcpf) July 8, 2021
Denilson Jr. (FC Paços de Ferreira) – o jogador de 26 anos enverga a “10” dos Castores, mas ficava-lhe bem a “9”. Nos dois encontros sob alçada de César Peixoto, só ele marcou.
Fez o golo da vitória por 1-0 em Tondela e bisou no triunfo pacense por 2-1 na recepção ao CD Santa Clara. No total da época, são já oito os golos que o brasileiro granjeou para a sua conta pessoal. Será, por certo, um dos perigos à solta no relvado do Estádio da Luz.
XI´S PROVÁVEIS
SL Benfica: Helton Leite; Gilberto, Otamendi, Morato, Grimaldo; Weigl, João Mário, Rafa, Everton; Ramos, Darwin.
Treinador: Nélson Veríssimo
“É um desafio para nós pela forma como o Paços de Ferreira se vai apresentar. Pensamos que se vai apresentar com uma linha de cinco no processo defensivo. A questão é saber se será com uma linha de quatro defesas e um ala ou três defesas-centrais e dois laterais.
Partindo deste pressuposto, claramente que as dinâmicas ofensivas podem ser outras, mas isto é o jogo que é feito de um lado e de outro.
Acreditamos num Paços de Ferreira com uma postura mais defensiva e a tentar a transição para nos criar problemas. Nós vamos ter maior controlo de jogo e teremos mais situações no meio-campo ofensivo”.
FC Paços de Ferreira: André Ferreira; Fernando Fonseca, Marco Baixinho, Nuno Lima, Luís Bastos; Stephen Eustáquio, Rui Pires, Juan Delgado; Lucas Silva, Uilton Silva, Denilson Jr.
Treinador: César Peixoto
“Fizemos o trabalho de casa, tentando perceber o que o Veríssimo fazia na equipa B do Benfica, mas, por mais que o treinador tenha uma ideia, o plantel é diferente e há coisas que vão mudar. Isso dificulta sempre o trabalho”.