SL Benfica x FC Porto | Dignidade encarnada em jogo

Primeira Liga, 33.ª Jornada, sábado, 18h, 7 de maio de 2022

ANTEVISÃO: HÁ HIPÓTESE DE UM TERCEIRO TÍTULO PORTISTA FESTEJADO EM CASA DA ÁGUIA – AOS ENCARNADOS RESTA EMPURRAR A ‘BATATA QUENTE’ PARA A ÚLTIMA JORNADA

 

Perdendo, permite-se festa rija ao FC Porto. Ganhando – o único resultado que interessa para evitar o primeiro ponto – ajudará o Sporting. Seria este o dilema do SL Benfica em condições anormais e se a rivalidade com o rival nortenho não puxasse pelo brio dos benfiquistas.

É DIA DE CLÁSSICO E DE DECISÕES NO CAMPEONATO. ACHAS QUE TEREMOS NOVO CAMPEÃO NA LUZ? APOSTA JÁ NA BWIN.PT!

É imperial vencer o FC Porto, adiando uma festa quase consumada – e que não interessa muito aos encarnados onde e quando aconteça, já que não é assunto dos mesmos desde Janeiro. Desde que não a façam na Luz… Tudo bem.

Há sensivelmente 13 anos, o cenário invertia-se. O primeiro SL Benfica de Jorge Jesus, o do rolo compressor de 2009-10, visitava o Dragão na penúltima jornada podendo ser campeão na cidade Invicta. Não era o FC Porto que estava à perna na tabela classificativa, antes o Braga de Domingos Paciência – como agora não é o SL Benfica, mas o Sporting quem espera tropeção dos dragões.

Dessa vez, Jesualdo Ferreira imputou aos seus pupilos responsabilidade suficiente para levar de vencido aquele SL Benfica por 3-1 e despachar os encarnados para Lisboa – que se queriam fazer festa, que a fizessem contra o Rio Ave na última jornada: como aconteceu. Que Nelson Veríssimo consiga ter o mesmo ascendente junto dos seus.

O treinador encarnado, sem baixas sem ser aquelas de longa data, como Lucas Veríssimo, pôde preparar o jogo à sua vontade. Grimaldo voltará, muito em princípio, a assumir a lateral esquerda – ele que não viajou para a Madeira por estar à bica do quinto amarelo – e Sandro Cruz, apesar de já completamente integrado nos trabalhos dos AAs, como Tiago Gouveia, deverá ir para o banco de suplentes. É a mais previsível das mudanças em relação ao onze da Madeira.

Do lado portista, as mesmas condições. Só os ausentes de longa data – Manafá e Bruno Costa – continuam nesse estatuto, com Sérgio Conceição a puder contar com o plantel das últimas semanas para preparar um momento importante para o clube, existindo a hipótese de repetir festejos em casa do maior rival.

O treinador português já deu o último passo dum título na Luz – naquele remate de Herrera em 2017-18 – mas teve de o confirmar mais à frente. Desta vez, pode mesmo festejar já em Lisboa – e pode até convocar o último sobrevivente dessa vitória (1-2) em 2010-11.

Varela, que está integrado nos trabalhos da equipa B, seria adição simbólica à convocatória – e controversa, num gesto que se revelaria muito provocatório para os da Luz, que também contam um sobrevivente no balneário, apesar de já não calçar chuteiras: Luisão.

As preparações fora do relvado – pouco polémicas para a comoção habitual de um Clássico decisivo – ficam marcadas pelas alegadas vendas de bilhetes de adeptos encarnados a… adeptos portistas, uma situação que levou a direção encarnada a intervir e a reformular as condições de acesso ao interior do estádio.

O árbitro será Luís Godinho, da AF Évora.

 

10 DADOS RÁPIDOS

 

  1. 116 confrontos na Luz entre Águias e Dragões: 62 vitórias para os da casa, 23 para os visitantes.
  2. Porém, nas últimas sete recepções ao FC Porto, o SL Benfica conta… uma vitória. O 1-0 de 18/19, autoria de Seferovic – e antes disso temos de recuar até ao 3-1 de André Gomes para encontrar outra vitória. Estávamos em 2014.
  3. Contas feitas desde 2000: 26 jogos, oito vitórias do SL Benfica em Clássicos jogados em sua casa. Menos uma que os portistas, que contam nove.
  4. E se Veríssimo ainda procura o primeiro triunfo frente aos Dragões (já perdeu duas vezes, a final da Taça 19-20 e o jogo da primeira volta desta época), Sérgio Conceição construiu nos últimos anos um registo relevante: não perde há oito jogos frente ao Benfica – a última derrota foi em 2019, no 1-2 de Bruno Lage – e conta apenas duas derrotas em 13 Clássicos pelo FC Porto. Estrondoso.
  5. FC Porto campeão na Luz? 1939/40 e 2010-11. Os azuis e brancos poderão conseguir pela terceira vez uma proeza que o Benfica apenas tentou (e falhou) por uma vez – 2009-10 – ao perder 3-1.
  6. Pelas estatísticas individuais, encontram-se os dois melhores conjuntos da Liga. Nos atiradores, há confronto entre o melhor (Darwin, 26 golos) e o perseguidor (Taremi, 20) – o iraniano, apesar de menos seis golos, conta mais contribuições para golo (33, Darwin conta 30 – novamente, os dois melhores da Liga).
  7. A mesma luta nos assistentes, apesar da ausência do líder – Rafa, que falhará mais um jogo mas que continua como líder dos passes para golo (16). Em segundo vem Fábio Vieira, com 13, que entrará em princípio como titular e ter assim uma excelente oportunidade de se aproximar do rival.
  8. E sim, já houve um Clássico arbitrado pelo mesmo senhor nomeado. Foi Luís Godinho que dirigiu o empate a uma bola do Dragão, em 2020-21.
  9. Registos semelhantes na estatística em relação a Luís Godinho: as águias venceram 14 de 17 jogos, perdendo apenas um – a derrota (3-2) em Braga de há um mês.
  10. Quanto aos dragões, venceram 13 de 18 jogos com o mesmo árbitro, perdendo apenas dois: um com o Moreirense (1-0) para a Taça da Lga 2016-17, o outro com… SC Braga, em Janeiro de 2020.

 

JOGADORES A TER EM CONTA

 

SL Benfica x FC Porto
Fonte: Sebastião Rôxo / Bola na Rede

Otamendi (SL Benfica) – Presente do outro lado nos festejos de 2011, será jogo ingrato para ele – qualquer minúsculo erro será exponenciado pela crítica.

O argentino tem essa noção e tentará, este sábado mais do que nunca, provar a sua integridade, assumindo as rédeas da equipa e galvanizando-a, exigindo a cada companheiro o mesmo compromisso e concentração inatacáveis que tem ostentado esta temporada.

 

SL Benfica x FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Vitinha (FC Porto) – Num jogo onde interessa sobretudo pontuar, Vitinha será o dínamo que permitirá ao FC Porto jogar de forma confortável, gerindo a posse de forma segura para evitar transições fulminantes interpretadas por Darwin ou Everton.

Pedir-se-á a Vitinha que faça uso da sua qualidade técnica para guardar a bola o máximo tempo possível e servir de forma açucarada quem joga à sua frente.

 

XI´S PROVÁVEIS

 

SL Benfica: Vlachodimos; Gilberto, Otamendi, Vertonghen e Grimaldo; Weigl, Paulo Bernardo e Taarabt; Everton, Diogo Gonçalves e Darwin.

Treinador: Nélson Veríssimo

“Vamos tentar explorar os pontos mais frágeis do FC Porto e fazer o nosso jogo. Olhar para os nossos jogadores e potenciar a sua forma de jogar”.

 

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Mbemba e Zaidu; Pêpê, Vitinha, Uribe e Otávio; Fábio Vieira e Taremi

Treinador: Sérgio Conceição

“No jogo é sempre importante termos consistência defensiva, termos isso como base. Podemos fazer golos, mas isso não é garantia de ganhar. As características mais importantes são ser sólido, consistente, sem depender de um jogador”.

 

PREVISÃO RESULTADO: SL BENFICA 3-1 FC PORTO

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Nottingham Forest oficializa despedimento de Nuno Espírito Santo

O Nottingham Forest oficializou o despedimento de Nuno Espírito Santo. O técnico português deixa a equipa depois de se ter incompatibilizado com os dirigentes do clube.

O passo mais difícil da caminhada | Hungria x Portugal

Depois da goleada diante a Arménia, Portugal vai deslocar-se à Hungria para aquele que, teoricamente, será o jogo mais complicado da qualificação para o Mundial.

Luís Freire alcança maior vitória de um treinador estreante na Seleção de Sub-21

Luís Freire estreou-se com uma goleada de 5-0 ao Azerbaijão ao serviço da Seleção de Sub-21. Foi o melhor resultado de um técnico estreante pela equipa.

Há dois treinadores portugueses na lista de sucessores para Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest

Nuno Espírito Santo está de saída do comando técnico do Nottingham Forest. Marco Silva e José Mourinho são opções para o lugar.

PUB

Mais Artigos Populares

Há mais um treinador apontado à sucessão de José Mourinho no Fenerbahçe

O Fenerbahçe ainda não tem treinador desde que José Mourinho foi demitido. Domenico Tedesco pode ser o sucessor do português.

Nuno Espírito Santo junta-se a grupo com José Mourinho ou Sérgio Conceição: eis os treinadores portugueses atualmente desempregados

Nuno Espírito Santo está perto de deixar o Nottingham Forest e juntar-se a um grupo de treinadores portugueses atualmente sem trabalho.

La Vuelta a España #2: Domínios pouco avassaladores

Um pouco por toda esta Vuelta tem havido vários...