Somos quase 10 milhões

Alguma comunicação social – com destaque para alguns especialistas disto e daquilo –, alinhou por quem fala mais grosso e mais esbraceja, por muito que os discursos proferidos redundem, invariavelmente, num imenso vazio. Numa jornada de Taça da Liga marcada pela inexperiência das equipas de arbitragem, da qual resultaram inúmeros erros, no Estádio da Luz o Benfica contornou um golo mal anulado e um penálti não assinalado com bom futebol, quatro golos e a consolidação do 1.º lugar do seu grupo, confirmado, de resto, com naturalidade, na visita seguinte a Guimarães.

É um bom exemplo do que um “grande” pode e deve fazer, mesmo que recorrendo aos seus jovens valores – reduzindo cautelosamente a média de idades das suas equipas, caso seja necessário –, ou jogadores menos utilizados, numa prova disputada, nesta fase, não por eliminação, como alguns convenientemente crêem, mas em três jornadas, disputadas num curto espaço de tempo, onde o sucesso se mede, sobretudo, pela regularidade de cada participante.

No dia seguinte, as primeiras páginas navegaram voluntariamente pelo lamaçal, dando eco às palavras e aos gestos de quem perdeu o jogo, a própria prova, e a decência. Tratou-se de legitimar as tristes figuras de dirigentes e treinadores, acompanhados, em idêntica escala de ridículo, por vários jogadores, dentro e fora do campo – pois o exemplo vem de cima.

Como tudo está bem no FC Porto e no Sporting, como as razões das péssimas exibições e dos péssimos resultados – pese os efeitos visíveis, neste regresso do campeonato, da pressão exercida sobre os árbitros –, se devem, exclusivamente, a factores externos, produzidos, essencialmente, por uma tal de eminência parda omnipresente e omnipotente, não se adivinham grandes alterações nas respectivas estruturas. Os sócios e adeptos do FC Porto e Sporting vão “engolindo”, dia após dia, todo este populismo e toda esta demagogia – e agora, já sabem: se pintarem paredes ou votarem nas alternativas é porque não amam verdadeiramente o vosso clube. Pior: é porque são benfiquistas, como eu.

Foto de capa: SL Benfica

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Welcome to Portuguese League | Estrela da Amadora x Alverca

Não foi preciso esperar muito tempo para, no mesmo palco, ver a representação extremada do surrealismo que por vezes a Primeira Liga nos presenteia. O Estrela da Amadora x Alverca teve de tudo.

Custódio Castro responde ao Bola na Rede: «Quero jogadores capazes de jogar futebol»

Estrela da Amadora e Alverca empataram por 2-2 na terceira jornada da Primeira Liga. Custódio Castro analisou o empate e respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

José Faria responde ao Bola na Rede: «Pretendemos ter mobilidade e tirar referências individuais ao adversário»

Estrela da Amadora e Alverca empataram por 2-2 na terceira jornada da Primeira Liga. José Faria analisou o empate e respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Sporting insiste em Yeremay Hernández e prepara terceira proposta

O Sporting está interessado em garantir a contratação de Yeremay Hernández neste mercado de transferências de verão. O jogador pertence aos quadros do Deportivo de La Coruña.

PUB

Mais Artigos Populares

Getafe derrota Sevilha para a La Liga

O Getafe foi à Andaluzia vencer o Sevilha por duas bolas a uma, em jogo da segunda jornada da La Liga, realizado durante a noite desta segunda-feira.

Empate entre o Estrela da Amadora e o Alverca teve menu completo com expulsões, penáltis falhados, substituição de árbitros e muitos golos

O Estrela da Amadora e o Alverca encerraram - por agora - a terceira jornada da Primeira Liga. Empate a duas bolas na Reboleira num jogo com momentos para todos os gostos.

Atenção, Benfica: eis a razão pela qual Carlos Álvarez tem somado poucos minutos em 2025/26

Carlos Álvarez é o mais recente alvo do Benfica neste mercado de transferências. O jogador representa o Levante. O espanhol esteve lesionado nas últimas semanas.