A teimosia Samaris

sl benfica cabeçalho 1

Rui Vitória tem deixado os adeptos encarnados algo apreensivos face ao seu discurso após resultados menos positivos da equipa. Olhando também para as opções tomadas ultimamente, essa apreensão não se prevê que melhore. Falo nomeadamente do caso de Samaris – não da sua qualidade – mas sim da sua utilização no decorrer das partidas.

Aquando da colocação de Krovinovic a titular a intenção foi reforçar a linha média em termos defensivos, mas, sobretudo, ter mais jogadores para encurtar o espaço no meio, criar linhas de passe mais próximas e transportar a bola com maior critério até aos jogadores da frente. Desta forma evita a lateralização do jogo, que consistia na esperança de que um dos dois homens da frente estivesse no sítio certo para fazer golo.

Visto por este parâmetro, e uma que a equipa necessitava de uma mudança no paradigma tático, o treinador foi perspicaz e percebeu a necessidade de ter mais um médio que transportasse o jogo – esta época Pizzi não tem sido capaz de o fazer com a qualidade a que habituou os adeptos encarnados.

A questão ganha maior peso quando em jogos em que o resultado está razoavelmente confortável – lembro-me desde já deste do jogo do passado fim de semana contra o modesto Tondela – para a equipa Rui Vitória decide substituir Fejsa por Samaris. Certo é que Samaris, em relação ao sérvio, é um trinco de características vincadamente mais ofensivas, mas a verdade é que esta substituição nada acrescenta ao jogo e especialmente à equipa.

Caso a intenção seja segurar um resultado ou ter mais um jogador a defender entende-se a colocação do jogador, mas abdicando de um dos jogadores de ataque e colocando o grego a atuar junto a Fejsa. Então nessa situação Samaris tem a tarefa de auxiliar o sérvio. No entanto, e como se verifica nos jogos do Benfica esta situação não se comprova.

Vamos em dezembro, o quarto de nove meses de competição, e a equipa já foi eliminada das provas europeias e da Taça de Portugal. Não é aceitável que a colocação de Samaris seja para poupar Fejsa ao desgaste físico. Caros leitores, adeptos, ou fanáticos apenas, – a distinção foi propositada – os jogadores ganham hoje quantias absurdas de dinheiro, o cansaço deve ser parte dos seus dias. No mínimo, significa que diariamente se esforçam e trabalham para alcançar os objetivos a que se propõem no inicio de cada época.

Samaris perdeu espaço nos últimos anos Fonte: SL Benfica
Samaris perdeu espaço nos últimos anos
Fonte: SL Benfica

Também é verdade que Fejsa é um jogador que se lesiona com alguma regularidade, contudo se a questão é evitar lesões então algo está muito mal com o departamento médico e com o departamento físico da equipa. Relembre-se que só nestes quatro meses de temporada existe já um vasto leque de jogadores que se lesionaram.

Caracterizando-se por ser um homem honesto e de palavra – o que, de todo, não corroboro – fico com a ideia de que Rui Vitória está demasiado cauteloso face às situações que lhe aparecem, este é um desses casos. Talvez seja essa a razão pela qual desde que chegou ao clube, e no primeiro ano em que a equipa não joga um futebol altamente eficaz, o técnico tenha dificuldade em reagir com a força necessária para que a equipa ganhe novo rumo face ao que ainda falta da temporada e ambicione a conquista de mais um campeonato.

Foto de Capa: SL Benfica

Rafael Raimundo
Rafael Raimundohttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que passa as tardes de sábado a ver tudo o que seja desporto. Adora o seu clube, mas tem enorme facilidade em reconhecer quando algo não está bem. Sempre disposto a ouvir novas opiniões, desde que bem fundamentadas, e a debatê-las quando necessário.                                                                                                                                                 O Rafael não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli nega reforço para o FC Porto e comenta eventual saída de Rodrigo Mora: «Há coisas que podes controlar e outras que não...

Francesco Farioli realizou a antevisão da partida entre o FC Porto e o Casa Pia, relativo à terceira jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli: «Espero um Casa Pia corajoso»

Francesco Farioli realizou a antevisão da partida entre o FC Porto e o Casa Pia, relativo à terceira jornada da Primeira Liga.

Fabrizio Romano dá novidades em relação à possível mudança de Rodrigo Mora para o Al Ittihad

Rodrigo Mora está a ser fortemente apontado ao Al Ittihad. O jovem português pode rumar à Arábia Saudita no final do mercado.

Ruben Amorim e o Manchester United: «Acho que todos sabem que temos um objetivo, não para esta temporada, mas para dentro de três anos:...

Ruben Amorim admitiu que o Manchester United não é considerado um dos candidatos ao título esta temporada. Ainda assim, está nos planos a longo prazo do clube conquistar o título.

PUB

Mais Artigos Populares

O motivo que está a afastar Nuno Espírito Santo do Nottingham Forest

Nuno Espírito Santo está perto da saída do Nottingham Forest. O técnico português não tem uma boa relação com a direção desportiva dos ingleses, chefiada por Edu Gaspar.

Ivo Vieira e o encontro com o Benfica: «Não vamos perder a nossa identidade»

Ivo Vieira realizou a antevisão da partida entre o Tondela e o Benfica, jogo relativo à terceira jornada da Primeira Liga.

João Diogo Manteigas sem dúvidas: «Benfica tem de receber mais do que os outros»

João Diogo Manteigas, candidato à liderança do Benfica, assumiu que o emblema da Luz merece receber mais dinheiro que os restantes clubes da Liga.