Tenham cuidado, ele é perigoso…

- Advertisement -

lanternavermelha

O Benfica joga com o Sporting, Domingo. Cardozo vai marcar.

Falem do penálti, critiquem-no, embirrem com ele e chamem-lhe nomes. Digam que é tosco, que só tem um pé, que é lento, que é fraco. Se acham justo fazer tal juízo do paraguaio, então força. Completamente descabido, para mim. Benfiquista que não dá valor a Cardozo… nem sei.

É a terceira contratação mais cara de sempre do nosso glorioso – 9,15 milhões de euros, com mais 2,5 milhões a serem pagos recentemente para garantir a totalidade do passe -, apenas atrás do fantástico Simão (13 M) e, mais recentemente ainda, de Salvio (13,5 M). É a terceira mais cara e, para mim, já deu lucro.

É fácil falar porque falhou um penálti no último jogo. Também me doeu. É fácil argumentar que a sua taxa de conversão de grandes penalidades não é a melhor e que por isso deveria ser outro a bater os castigos máximos. Mas é assim tão simples?

Cardozo é o marcador de serviço de bolas paradas dos encarnados – para o treinador e mesmo para os colegas. Tirar-lhe esse papel nos castigos máximos é descredibilizar o jogador. Tirar-lhe confiança. Não digo a confiança, mas confiança. É dizer “o problema não és tu, sou eu”. Enfim, acho que não é assim tão simples. Nem justo. Quem manda é o senhor Jorge (será?) mas acho que do alto da sua genialidade e visão teocentrista do futebol  – aplica-se pelo grau de parentesco que tem ao senhor lá de cima –  deve reflectir bem antes de fazer algo. Mais, acho que os adeptos deviam pensar bem na mais-valia de Cardozo antes de qualquer ofensa a Tacuara.

No Domingo, mais um para juntar à conta? Fonte: enclavado.blogspot.com
No Domingo, mais um para juntar à conta?
Fonte: enclavado.blogspot.com

É um jogador que garante uma média – retirada de repente da minha cabeça – de cerca de 20 golos por época, que falha por vezes golos fáceis, mas que é sempre capaz de golos difíceis e importantes. Um jogador que não tem pé direito mas que tem um pé esquerdo que vale por quatro – quatro menos um…pois -, que joga mal de cabeça, mas que marca livres como poucos em Portugal. Um jogador que não é rápido mas que tem um pontapé quase criminoso, que não tem estilo mas que tem o faro do golo, que não tem um jogo brilhante mas que decide.

Não sou fã do estilo de jogo de Cardozo. Reconheço que não é apelativo. Como tal percebo perfeitamente quem também não é fã, mas não posso deixar de lhe dar valor e de lhe agradecer por todas as alegrias que já me deu. Não tem pinta? Faz golos. É desengonçado? Faz golos. Acho que já se percebeu a ideia. O que é que se quer de um avançado? Bem me parecia.

Cardozo é uma máquina que durante algum tempo não foi muito amada pelos adeptos. É um jogador que vale por si só, que decide, que dá pontos, vitórias. Sempre foi assim. Mas agora com a agravante de ser bem amado pela massa associativa, de ser respeitado pelos colegas, temido pelos adversários, de ter peso no balneário e de, apenas pela sua presença em campo, dinamizar o futebol encarnado. Não é para todos.

Ainda querem tirar-lhe os pontapés da marca dos onze metros? Não queiram. O penálti que aplaudirem quando ele falhar vai ser retribuído em pontapés certeiros a 100km/h minutos depois. Acreditem.

Cardozo, que falhes muitos pontapés da marca dos onze metros, mas que continues a marcar golos aos pontapés durante as competições e hat-tricks à equipa que joga no Campo Grande.

Para Domingo não vale a pena fazer previsões quanto ao resultado. É impossível. Mas Cardozo vai marcar…

Gonçalo Martinho
Gonçalo Martinho
Apoia o Sport Lisboa e Benfica desde que nasceu. Adora o clube, tudo o que o envolve, mas não é cego e muito menos vê só vermelho! Para ele, o Cristiano Ronaldo é o jogador mais completo do mundo, a formação do Benfica devia render mais e Portugal caminha a Passos largos para o abismo.                                                                                                                                                 O Gonçalo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Portimonense empata a zero na receção ao Felgueiras

Na 16.ª jornada da Segunda Liga, o Portimonense recebeu o Felgueiras num encontro nenhuma das equipas conseguiu quebrar o empate a zero.

Gabriel Veron emprestado pelo FC Porto ao CD Nacional até ao final da temporada

Após regressar ao FC Porto em dezembro, Gabriel Veron será emprestado ao CD Nacional até ao final da atual temporada.

Crystal Palace define preço para vender Marc Guéhi no mercado de janeiro

Marc Guéhi termina o contrato com o Crystal Palace no final da temporada e o clube já definiu o preço para o vender durante o mercado de inverno.

Vitória SC ganha o 3.º título da sua história: quais foram os outros dois?

O Vitória SC venceu o Braga por 2-1 e conquistou a Taça da Liga. É o terceiro título da sua história, após Supertaça e Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Regresso à vista: Daniel Bragança vai ter os primeiros minutos na equipa principal do Sporting ainda em janeiro

Daniel Bragança está cada vez mais perto de voltar a jogar na equipa principal do Sporting. Médio sofreu uma grave lesão.

3 clubes onde Ruben Amorim pode continuar a carreira

A saída de Ruben Amorim do United não deve ser lida apenas como um fracasso isolado, mas como um momento entre rutura e clarificação

José Enamorado assina pelo Grémio de Luís Castro

O Grémio de Luís Castro anunciou, no passado sábado, a contratação do extremo José Enamorado, proveniente do Junior Barranquilla.