Tenham cuidado, ele é perigoso…

    lanternavermelha

    O Benfica joga com o Sporting, Domingo. Cardozo vai marcar.

    Falem do penálti, critiquem-no, embirrem com ele e chamem-lhe nomes. Digam que é tosco, que só tem um pé, que é lento, que é fraco. Se acham justo fazer tal juízo do paraguaio, então força. Completamente descabido, para mim. Benfiquista que não dá valor a Cardozo… nem sei.

    É a terceira contratação mais cara de sempre do nosso glorioso – 9,15 milhões de euros, com mais 2,5 milhões a serem pagos recentemente para garantir a totalidade do passe -, apenas atrás do fantástico Simão (13 M) e, mais recentemente ainda, de Salvio (13,5 M). É a terceira mais cara e, para mim, já deu lucro.

    É fácil falar porque falhou um penálti no último jogo. Também me doeu. É fácil argumentar que a sua taxa de conversão de grandes penalidades não é a melhor e que por isso deveria ser outro a bater os castigos máximos. Mas é assim tão simples?

    Cardozo é o marcador de serviço de bolas paradas dos encarnados – para o treinador e mesmo para os colegas. Tirar-lhe esse papel nos castigos máximos é descredibilizar o jogador. Tirar-lhe confiança. Não digo a confiança, mas confiança. É dizer “o problema não és tu, sou eu”. Enfim, acho que não é assim tão simples. Nem justo. Quem manda é o senhor Jorge (será?) mas acho que do alto da sua genialidade e visão teocentrista do futebol  – aplica-se pelo grau de parentesco que tem ao senhor lá de cima –  deve reflectir bem antes de fazer algo. Mais, acho que os adeptos deviam pensar bem na mais-valia de Cardozo antes de qualquer ofensa a Tacuara.

    No Domingo, mais um para juntar à conta? Fonte: enclavado.blogspot.com
    No Domingo, mais um para juntar à conta?
    Fonte: enclavado.blogspot.com

    É um jogador que garante uma média – retirada de repente da minha cabeça – de cerca de 20 golos por época, que falha por vezes golos fáceis, mas que é sempre capaz de golos difíceis e importantes. Um jogador que não tem pé direito mas que tem um pé esquerdo que vale por quatro – quatro menos um…pois -, que joga mal de cabeça, mas que marca livres como poucos em Portugal. Um jogador que não é rápido mas que tem um pontapé quase criminoso, que não tem estilo mas que tem o faro do golo, que não tem um jogo brilhante mas que decide.

    Não sou fã do estilo de jogo de Cardozo. Reconheço que não é apelativo. Como tal percebo perfeitamente quem também não é fã, mas não posso deixar de lhe dar valor e de lhe agradecer por todas as alegrias que já me deu. Não tem pinta? Faz golos. É desengonçado? Faz golos. Acho que já se percebeu a ideia. O que é que se quer de um avançado? Bem me parecia.

    Cardozo é uma máquina que durante algum tempo não foi muito amada pelos adeptos. É um jogador que vale por si só, que decide, que dá pontos, vitórias. Sempre foi assim. Mas agora com a agravante de ser bem amado pela massa associativa, de ser respeitado pelos colegas, temido pelos adversários, de ter peso no balneário e de, apenas pela sua presença em campo, dinamizar o futebol encarnado. Não é para todos.

    Ainda querem tirar-lhe os pontapés da marca dos onze metros? Não queiram. O penálti que aplaudirem quando ele falhar vai ser retribuído em pontapés certeiros a 100km/h minutos depois. Acreditem.

    Cardozo, que falhes muitos pontapés da marca dos onze metros, mas que continues a marcar golos aos pontapés durante as competições e hat-tricks à equipa que joga no Campo Grande.

    Para Domingo não vale a pena fazer previsões quanto ao resultado. É impossível. Mas Cardozo vai marcar…

    - Advertisement -
    spot_img

    Subscreve!

    Artigos Populares

    José Mourinho explica porque não utiliza reforço

    José Mourinho deixou algumas criticas a Ola Solbakken, atleta...

    Rúben Amorim elogia Diomandé e confirma a sua convocatória

    Rúben Amorim abordou o começo de Diomandé no Sporting,...

    Bayern confirma nega a Cristiano Ronaldo

    O diretor desportivo do Bayern de Munique confirmou que...

    Luís Campos fala sobre Messi e Neymar

    Luís Campos, em declarações ao Téléfoot, abordou o futuro...

    Celta derrota Betis em jogo com sete golos

    A equipa de Carlos Carvalhal, o Celta, consegue a...
    Gonçalo Martinho
    Gonçalo Martinho
    Apoia o Sport Lisboa e Benfica desde que nasceu. Adora o clube, tudo o que o envolve, mas não é cego e muito menos vê só vermelho! Para ele, o Cristiano Ronaldo é o jogador mais completo do mundo, a formação do Benfica devia render mais e Portugal caminha a Passos largos para o abismo.                                                                                                                                                 O Gonçalo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.
    Bola na Rede