(Tentando) Descortinar a entrevista de Rui Costa | SL Benfica

- Advertisement -

Sabemos, contudo, que nem os deuses são bons a manter segredos e alguns viram-se parcialmente descobertos pelo levantar do véu. Um deles é a Cidade Benfica, um projeto de enorme envergadura e único no mundo (com esta não contava o Flamengo).

Convém esclarecer: Rui Costa gosta de construção civil, mas não propriamente de andar de picareta na mão. É picareta na mão e microfone na boca – detesta! “Não pretendo esconder nada aos nossos adeptos, mas também não pretendo andar sempre de microfone na boca”, afirma. Está, no entanto, “à vontade para explicar tudo” – às autoridades, claro.

Não quero, todavia, ser injusto. Houve momentos de sepulcral silêncio que têm justificação. Por exemplo: o presidente do SL Benfica não falou aos benfiquistas na semana da saída de Jorge Jesus “para não criar mais atrito e deixar a equipa melhor preparada para o jogo no Dragão”. Correu bem, não correu? De uma semana para a outra, fomos de um 3-0 a um 3-1!

Pronto, não, não correu bem. Dezembro foi um mês “fatídico”, como o apelidou Rui Costa. Daqui para a frente será melhor, no entanto. Ele promete. E repromete as promessas prometidas.

Vai correr bem. E não é só no futebol – as modalidades também vão ter uma época 22/23 muito melhor do que a atual e é Rui Costa quem se vai chegar à frente.

Só não se chegou à frente com a auditoria… Mas a culpa não foi dele, atenção! A empresa que a realizou é que só a entregou a 22 de dezembro e, claro, depois meteu-se o Natal…E também estava tudo bem, não havia necessidade de preocupar ninguém.

Ainda assim, pelo sim, pelo não, a sua direção decidiu “estender esta auditoria aos 55 contratos que estão a ser investigados pelas autoridades”. É aguardar, pode ser que esta saia mesmo em outubro.

Ora bem, que mais… Ah, é verdade, Rui Costa disse que “uma das coisas que quero no SL Benfica é clareza”. Lá está, daí a divulgação dos resultados da auditoria (a próxima, claro está). Enfim, coisas da vida administrativa… Talvez seja melhor focar atenções na vida desportiva.

Bem, em resumo: Jesus saiu em coordenação com Rui Costa após ambos terem chegado à conclusão de que “o caminho ia ser muito mais difícil” após a “desavença” com Pizzi e, sobretudo, após o grupo ter tomado o partido do capitão.

Acabou assim mais cedo uma ligação que ambos esperavam manter até ao fim do contrato. Quer dizer que as coisas estavam a correr bem, infiro eu.

Ou não… Parece que, afinal, “era preciso dar um choque térmico no paradigma” e é assim que surge Nélson Veríssimo, “um jovem treinador com uma ambição enorme, que já conhecia parte do plantel” e que “além disso, é um benfiquista ferrenho”. Sai ao seu predecessor, sai…

Veríssimo vai ter agora a missão de conquistar… tudo. Isto porque Rui Costa admitiu que exige “que dentro do Seixal ninguém baixe os braços” e que acredita “que esta época ainda vamos ser muitos felizes” – vai acabar a pandemia? O timoneiro ex-Benfica B terá igualmente que conciliar duas faces da mesma moeda: projeto e conquistas.

“No SL Benfica tem que se ter projeto e apresentar resultados”, asseverou o presidente, acrescentando mais adiante que “aquilo que queremos todos é ganhar”. Ótimo, Rui, concordo. Quando é que começamos? Quando e como? Bem, à segunda parte ele parece ter respondido.

“Queremos criar uma estabilidade que não criámos nos últimos 2 anos” é uma boa premissa, Rui. E mais? “Quero acabar com a contratação de muitos jogadores”. Boa, boa.

Haverá Jesus no Natal do SL Benfica?
Jesus teve uma saída atribulada
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Continua, por favor. “Um dos objetivos é reduzir o plantel, gosto de plantéis curtos e permite abrir espaço para os jogadores da nossa formação”. Gosto, finaliza. “O projeto de futuro passará sempre por um misto de formação e contratações”. Apoiado! Mas é para cumprir, Rui.

Também o Estádio da Luz mereceu reflexão e vai merecer melhorias, sendo que “no início da próxima temporada, os adeptos já vão encontrar mudanças” (eu começava por tirar o lugar cativo ao André Almeida, mas isso sou eu). Para tais mudanças contribuirá a situação financeira do clube, que, segundo Rui Costa, se encontra estável.

O que não se manterá estável serão os estatutos do clube, que estão a ser revistos por uma comissão composta por membros de vários movimentos da nação benfiquista. O presidente eleito em outubro conta ter a revisão nas suas mãos em finais de fevereiro (espero que não seja a 29, que não estamos em ano bissexto).

Como tradição é tradição, não pôde faltar o apelo à união (quem tinha cinco euros nesta?), com Rui Costa a pedir que nos “juntemos cada vez mais. (…) É um momento da nossa vida em que nos unimos ou nos partimos”.

E, num momento em que “a ambição é grande” e “há muito para fazer e para mudar”, o presidente do Sport Lisboa e Benfica não quer que nos partamos.

Compreendo as palavras, Rui. Não obstante e mais do que nunca, ter-nos unidos depende muito mais de vocês do que depende de nós.

Nós por cá teremos sempre um ponto muito forte de união – o amor ao SL Benfica, amor que se sobrepõe a qualquer outro interesse de qualquer outra índole (“Um tão singelo amor, que aumenta na ventura;/Um amor tão leal que aumenta no sofrer”, citando Pessoa). E vocês por aí?

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Tomás Esteves será emprestado ao Bari, penúltimo classificado da Serie B Italiana

O defesa-lateral formado no FC Porto, Tomás Esteves, será emprestado ao Bari até ao final da temporada, após recuperar da lesão grave no joelho.

Avaria no avião atrasa regresso do FC Porto a Portugal

O avião que ia transportar a equipa do FC Porto da Chéquia para Portugal sofreu uma avaria, atrasando o regresso da equipa ao solo nacional.

Sporting ainda pensa em avançar por um médio no mercado de janeiro

Hidemasa Morita pode estar de saída do Sporting ainda antes do fecho do mercado e os leões podem avançar por um sucessor para o meio-campo.

Javier Zanetti recorda José Mourinho como o treinador que mais o marcou: «Era direto, leal, um treinador extraordinário»

Javier Zanetti elegeu José Mourinho como um dos dois treinadores que mais o marcaram na sua carreira profissional.

PUB

Mais Artigos Populares

As contas de Braga e FC Porto para se qualificarem diretamente para os oitavos de final da Europa League

Para a última jornada da fase regular da Europa League, o Braga depende apenas de si para garantir a passagem direta, enquanto o FC Porto depende de resultados de outras equipas.

Sean Dyche responde ao Bola na Rede: «Não termos um avançado de raiz acabou por afetar o nosso jogo»

O Nottingham Forest foi derrotado por 1-0 no terreno do Braga na 7.ª jornada da Europa League. Sean Dyche respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Chelsea equaciona contratação de internacional brasileiro

O Chelsea está a avaliar a contratação de Douglas Luiz. Atualmente, o médio brasileiro representa o Nottingham Forest por empréstimo da Juventus.