Top 10 – Vitórias do Benfica sobre o Sporting

[tps_title]1.º Benfica 4-3 Sporting (a.p.) (Taça de Portugal)[/tps_title]

Benfica 4-1 Sporting
Benfica 4-1 Sporting

9 de Novembro de 2013. Eu estive lá em três destes dez jogos. É provável que isso influencie a minha escolha e sua ordem…até porque os três em que estive são os três que figuram no pódio. Bom, não posso deixar de ser fiel a mim mesmo e de trazer para este artigo as emoções que vivi nesses dérbies. Não estaria a escrever-vos com a devida honestidade. Não valeria a pena investir o meu tempo e fazer-vos perder o vosso. É assim, com esta pequena e pseudo explicação, que chegamos ao porquê de ser este o melhor e mais fantástico jogo que eu já vi o meu Benfica jogar (e ganhar) contra o Sporting.
Sabem o que é viver uma partida de futebol em que, dos sete golos que entram, seis são marcados na baliza onde vocês estão logo atrás? Só o do Capel é que eu não vi ao pormenor. Todos os outros…nem sei que vos diga. O terceiro do Cardozo então, é de uma violência tão cheia de beleza que é ali que eu percebo porque gosto de futebol. Não tivesse aquela baliza redes e a bola vinha direitinha à minha cabeça. E eu juro que sairia do estádio tão ou mais feliz.
Mas vê-los entrar? Ninguém merece. Estava 3-1. E de repente volta tudo do intervalo. Canto para o Sporting, ali mesmo à minha frente, e aparece o Maurício a deixar o Artur sem qualquer possibilidade de resposta. 3-2. Do outro lado o Patrício ia salvando o Sporting. E é neste vai-não-vai que uma falta estranhíssima dá aos de verde um livre curtinho onde Slimani aparece para converter da mesma forma que Maurício marcou o seu único golo frente ao Benfica. 91 minutos. 3-3.
Deixei-me cair na cadeira. Não queria acreditar. Não conseguia acreditar. O Sporting não merecia vencer. Mas nós merecíamos perder pelos péssimos 20/25 minutos que oferecemos já na segunda parte. Aquilo não era Benfica nem era porra nenhuma. Apetecia-me sair dali. Apetecia-me não ver mais nada e ir sofrer para um qualquer recanto em que ninguém gritasse “Mas que merda é esta?! Isto assim não pode ser!”.
Começa o prolongamento. Não há uma cadeira que não esteja aos saltinhos em todos os quase 50 mil lugares que estão ocupados. Pede-se o final daquele sofrimento atroz, mas ao mesmo tempo sabe-se que, lá bem no fundo, nunca fomos tão felizes…excepto quando a derradeira bola entra sem ninguém perceber muito bem como. Vem o êxtase. Vem o choro. Vem tudo. Vem tudo ao de cima. Já nem sabemos onde estamos, o que está a acontecer ou a quantas andamos. Porque naquele momento tudo o resto desapareceu. E fomos nós. Nós e o Benfica. E fomos felizes. Felizes como nunca. Ou felizes como só daquela vez.
Que se lixe. É esta tão certa incerteza que vale a este dérbi o primeiro lugar da minha lista.

Vejam o resumo do jogo em: http://www.youtube.com/watch?v=M0hUdxTf8sM

Tiago Martins
Tiago Martins
O Tiago tem uma doença incurável que o afeta desde o momento em que nasceu: a paixão pelo Benfica. Gosta de ver bom futebol, mas a sua maior alegria é comer um coirato à porta do Estádio da Luz.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Aleksander Ceferin elogia Cristiano Ronaldo e aponta português como o melhor jogador do mundo: «É fantástico»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Aleksander Ceferin falou na abertura do evento e elogiou Nuno Mendes.

Bola na Rede presente no Portugal Football Summit

O Bola na Rede está a marcar presença no Portugal Football Summit, evento que se realiza na Cidade do Futebol, que finaliza apenas sábado.

Paulo Parreira lamenta ameaças para deixar corrida às eleições e avança: «Quero ser o melhor presidente da história do Benfica e ter uma estátua...

Paulo Parreira falou da desistência à corrida nas eleições do Benfica. Coação e ameaças na base da decisão do candidato.

5 jogadores esquecidos por Martínez nos convocados de Portugal 

Costuma-se dizer que Portugal tem 10 milhões de potenciais selecionadores e que cada um teria uma opinião diferente da de Roberto Martínez

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim pode receber “reforço” para o Manchester United antes do final do ano

O regresso de Lisandro Martínez está mais próximo. O defesa poderá voltar aos treinos do Manchester United de Ruben Amorim ainda antes de 2026.

Rui Borges define posição urgente a reforçar pelo Sporting em janeiro

À semelhança do verão, o Sporting tentará aumentar o poder de fogo em janeiro. Rui Borges quer contratar um novo extremo.

Harry Maguire viu o seu contrato sofrer alterações e pode renovar com o Manchester United

Harry Maguire pode manter-se mais algumas temporadas no Manchester United. O jogador pode renovar o seu contrato com o emblema inglês.