Tudo tem um fim

sl benfica cabeçalho 1

Não é fácil, é o terminar de uma etapa da vida que durou anos e, por vezes, décadas. É perceber que já não se tem as características precisas para fazer algo com a qualidade que se espera. A vida é assim, e o futebol não é exceção. Não é assim, Luisão?

Alguns apreciadores de futebol afirmam que a idade não tem de ser vista como um impedimento no futebol, porque além das limitações físicas que naturalmente acarreta, traz também a experiência que em muito momentos é necessária. Porém, e como na vida, o futebol também evolui e hoje já não é necessário jogar quinze, vinte anos para se ter a experiência de que se fala. O futebol é já quase uma ciência e todos os pequenos detalhes são abordados e vividos desde muito cedo, o que permite aos jogadores serem mais experientes cada vez mais novos.

Por isso, e com todo o respeito por quem o merece, acredito que o capitão benfiquista já não é o jogador indicado para ser titular indiscutível numa equipa que, segundo o presidente, se quer afirmar como uma das grandes da Europa. Nem a experiência de que se podia fazer valer tem sido visível para que o desempenho do jogador tenha sido o esperado. Não perceber isso é não conseguir colocar de lado a admiração que se tem pelo jogador, nem atentar apenas à parte objetiva do jogo.

Luisão é uma lenda viva do SL Benfica Fonte: Instagram Oficial de Luisão
Luisão é uma lenda viva do SL Benfica
Fonte: Instagram Oficial de Luisão

“Ah, mas o futebol não é uma ciência exata”. Correto, não podia concordar mais, mas aquilo em que Luisão pode ser essencial não tem de passar pelo facto de estar dentro de campo. Uma vez no banco e no balneário pode transmitir aos seus colegas toda a sua experiência, e ser uma mais valia ao nível dessa parte subjetiva do futebol. Ser o reflexo das pretensões do clube dentro do plantel, ser o motivador nos momentos menos positivos da equipa ou ser o rosto do equilíbrio nos momentos de maior enfase desportivo é um trabalho que Luisão pode continuar a fazer no backstage.

Entendo que analisar o caso de Luisão por estes parâmetros e não mencionar e enaltecer tudo aquilo que Luisão já fez pelo clube – o golo ao Sporting que foi um passo gigante para a conquista do campeonato ou o golo ao Liverpool já na fase a eliminar da Liga dos Campeões – pareça algo insensível, mas, pelo contrário, é precisamente por ter na memória todos esses momentos que defendo que o tempo de Luisão como titular chegou ao fim. Forçar a sua continuação só vai colocar à vista de todos as fragilidades consequentes da sua idade.

529 jogos, e 45 golos marcados, depois, a equipa necessita de arranjar substituto para aquele que foi, e é, talvez o jogador mais importante do clube desde a mudança do milénio. Contudo, não será fácil nem tão rápido como se quer acreditar,  jogadores como Luisão não aparecem de um dia para o outro. Que tal Rúben Dias?

Foto de Capa: SL Benfica

artigo revisto por: Ana Ferreira

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Rafael Raimundo
Rafael Raimundohttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que passa as tardes de sábado a ver tudo o que seja desporto. Adora o seu clube, mas tem enorme facilidade em reconhecer quando algo não está bem. Sempre disposto a ouvir novas opiniões, desde que bem fundamentadas, e a debatê-las quando necessário.                                                                                                                                                 O Rafael não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim antevê Hong Kong x Manchester United e comenta situações de Bruno Fernandes e Garnacho: «Não sei se eles vão jogar juntos»

Ruben Amorim realizou a antevisão do segundo encontro na digressão asiática. Mancheter United defrontará a seleção de Hong Kong.

Al Nassr de Cristiano Ronaldo pode oferecer 85 milhões de euros por antigo avançado do FC Porto

O Al Nassr está interessado em contratar Luis Díaz. O avançado colombiano também é pretendido pelo Barcelona.

Henrique Rocha opera reviravolta impressionante sobre Jakub Mensik e avança para os 16 avos de final do Roland Garros

Henrique Rocha venceu Jakub Mensik e avançou para os 16 avos de final do Roland Garros. O tenista português esteve a perder por 2-0 em sets.

Diretor-desportivo do Al Nassr confirma negociações de renovação de contrato com Cristiano Ronaldo

Fernando Hierro confirmou as negociações do Al Nassr com Cristiano Ronaldo relativamente à renovação de contrato.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto assina protocolo para construção do novo Centro de Alto Rendimento

O FC Porto acordou com a Câmara Municipal de Gaia para a construção de um Centro de Alto Rendimento no Olival.

André Villas-Boas critica Rui Costa e ataca Frederico Varandas: «Sobranceria e hipocrisia como eu nunca vi»

André Villas-Boas deixou críticas às atuações de Rui Costa, presidente do Benfica, e de Frederico Varandas, presidente do Sporting.

Liverpool disposto a deixar sair avançado por 90 milhões de euros

O Liverpool não tem a intenção de vender Cody Gakpo, mas vai considerar se receber uma proposta de 90 milhões de euros.