UEFA Youth League – o balanço até agora

- Advertisement -

Na última quarta-feira, dia 12 de dezembro, jogou-se a última partida dos sub-19 do Benfica a contar para a fase de grupos da UEFA Youth League. Quando as Águias ainda precisavam de triunfar sobre o AEK para passarem à próxima fase, os rapazes vinham com vontade e necessidade de vencer o encontro, e assim o fizeram. Ao baterem o AEK por três bolas a zero, o Benfica consegue subir para o segundo lugar do grupo e assim ter de jogar um play-off, no qual irão defrontar os franceses do Montpellier.

Tal como o grupo da equipa sénior na UEFA Champions League, a equipa sub-19 do Benfica integrou o grupo constituído pelo Ajax da Holanda, o Bayern de Munique, e o AEK da Grécia. Logo neste sorteio o Benfica sabia que ia defrontar uma das melhores academias do mundo, na qual já se formaram jogadores de classe mundial. A academia do Ajax é temida pois produz jogadores de qualidade, que mais tarde passam a jogar nas melhores ligas de futebol. Apesar disto, o Benfica consegue vencer qualquer equipa de formação de jovens, pois também temos das melhores academias (e mais tecnologicamente evoluídas) a nível mundial.

Os sub-19 do Benfica não tiveram uma prestação boa na época passada (quase como um espelho da prestação da equipa sénior na Liga dos Campeões), e não conseguiram sequer passar da fase de grupos. Precisavam de melhorar e chegar mais longe este ano, e já superaram essa expectativa.

“Jota” Filipe foi dos jogadores mais influentes nos primeiros dois jogos dos sub-19 do Benfica na Youth League deste ano, ao marcar dois golos no triunfo frente ao Bayern e fazer uma assistência frente ao AEK
Fonte: SL Benfica

Na primeira partida o Benfica venceu os sub-19 do Bayern de Munique por três a zero no Caixa Futebol Campus. Um resultado satisfatório, e uma entrada com o pé direito na Youth League. A seguir, viajaram à Grécia para defrontar os sub-19 do AEK, e também triunfaram, desta vez por três a um. A desilusão veio nos dois jogos seguintes, ambos frente aos sub-19 do Ajax. A primeira partida foi na Holanda, e perderam por três a zero, já na segunda mão empataram a três golos. A partir daqui o trabalho de passar em primeiro lugar ficou mais difícil, e posteriormente ainda mais dado que empatámos na Alemanha por dois golos. Nesta última partida, o Benfica tinha de vencer para passar em segundo lugar caso o Bayern triunfasse sobre o Ajax (algo que se veio a confirmar).

O treinador dos sub-19 ambicionava uma passagem direta para os oitavos de final, e este segundo lugar na fase de grupos não foi o suficiente para agradar. A equipa revelou alguma falta de eficácia e consistência, mas é preciso ter em conta que foram dois jogos seguidos frente aos sub-19 do Ajax. Nada é desculpa para más exibições senão erros da equipa ou do treinador, mas é relevante mencionar que o Ajax saiu da fase de grupos com 23 golos marcados (melhor ataque até agora desta edição da Youth League) e apenas oito sofridos. Já as Águias marcaram 14 golos e sofreram nove.

A nossa academia tem o dever de fazer o melhor possível nesta competição, porque não só se promove a marca Benfica, como também a formação do clube e do país. O Benfica já esteve envolvido em duas finais da UEFA Youth League (na primeira edição em 2013/2014, e na temporada de 2016/2017), e não venceu nenhuma. Já estava na hora do Benfica mostrar que realmente está a “formar para ganhar”.

Foto de Capa: SL Benfica

Joana Libertador
Joana Libertadorhttp://www.bolanarede.pt
Tem a vaidade, o orgulho, a genica, a chama imensa. Para além da paixão incontrolável pelo Benfica, tem um carinho especial pelas equipas que vestem vermelho e branco. Menos na NBA. Aí sofre por aqueles que vestem branco, ou azul, ou amarelo, ou preto (depende do dia) - os GS Warriors.                                                                                                                                                 A Joana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Estrela da Amadora garante reforço e fecha internacional sub-19 pela Alemanha para o ataque

Chilohem Onuoha vai reforçar o Estrela da Amadora. Avançado de 20 anos é internacional jovem alemão e chega do Colónia.

Manchester United quer internacional português como o 1º reforço após saída de Ruben Amorim e tem 23 milhões de euros reservados

O Manchester United continua atento ao mercado e definiu um alvo para o meio-campo. Rúben Neves, médio do Al Hilal, é desejado pelos red devils.

Benfica procura investimento nos EUA para sustentar projeto do Benfica District

O Benfica procura encontrar financiamento norte-americano capaz de suportar o custo do Benfica District. JP Morgan é uma das opções.

Besiktas baixa valor de Rafa Silva e Benfica pode ver jogador desviado por antigo diretor-desportivo das águias

O Benfica não está sozinho na corrida por Rafa Silva. Além das águias, também o Al Ahli da Arábia Saudita quer o internacional português.

PUB

Mais Artigos Populares

Chelsea está de olho na contratação de jovem defesa que também foi observado por Benfica e FC Porto

Chelsea e outros grandes europeus estão de olho em Sedi Kinteh, defesa central que pertence ao Tromsø IL, o clube inglês espera avançar com uma proposta.

Everton faz proposta por avançado que foi treinado por José Mourinho no Fenerbahçe

O Everton está interessado na contratação de Youssef En-Nesyri. O avançado marroquino de 28 anos pertence ao Fenerbahçe.

Ricardo Shutte deixa o Vizela e assina pelo Penafiel

FC Penafiel chega a acordo com o FC Vizela pela contratação do avançado Ricardo Shutte. O extremo assinou um contrato de uma temporada e meia.