📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

UEFA Youth League – o balanço até agora

- Advertisement -

Na última quarta-feira, dia 12 de dezembro, jogou-se a última partida dos sub-19 do Benfica a contar para a fase de grupos da UEFA Youth League. Quando as Águias ainda precisavam de triunfar sobre o AEK para passarem à próxima fase, os rapazes vinham com vontade e necessidade de vencer o encontro, e assim o fizeram. Ao baterem o AEK por três bolas a zero, o Benfica consegue subir para o segundo lugar do grupo e assim ter de jogar um play-off, no qual irão defrontar os franceses do Montpellier.

Tal como o grupo da equipa sénior na UEFA Champions League, a equipa sub-19 do Benfica integrou o grupo constituído pelo Ajax da Holanda, o Bayern de Munique, e o AEK da Grécia. Logo neste sorteio o Benfica sabia que ia defrontar uma das melhores academias do mundo, na qual já se formaram jogadores de classe mundial. A academia do Ajax é temida pois produz jogadores de qualidade, que mais tarde passam a jogar nas melhores ligas de futebol. Apesar disto, o Benfica consegue vencer qualquer equipa de formação de jovens, pois também temos das melhores academias (e mais tecnologicamente evoluídas) a nível mundial.

Os sub-19 do Benfica não tiveram uma prestação boa na época passada (quase como um espelho da prestação da equipa sénior na Liga dos Campeões), e não conseguiram sequer passar da fase de grupos. Precisavam de melhorar e chegar mais longe este ano, e já superaram essa expectativa.

“Jota” Filipe foi dos jogadores mais influentes nos primeiros dois jogos dos sub-19 do Benfica na Youth League deste ano, ao marcar dois golos no triunfo frente ao Bayern e fazer uma assistência frente ao AEK
Fonte: SL Benfica

Na primeira partida o Benfica venceu os sub-19 do Bayern de Munique por três a zero no Caixa Futebol Campus. Um resultado satisfatório, e uma entrada com o pé direito na Youth League. A seguir, viajaram à Grécia para defrontar os sub-19 do AEK, e também triunfaram, desta vez por três a um. A desilusão veio nos dois jogos seguintes, ambos frente aos sub-19 do Ajax. A primeira partida foi na Holanda, e perderam por três a zero, já na segunda mão empataram a três golos. A partir daqui o trabalho de passar em primeiro lugar ficou mais difícil, e posteriormente ainda mais dado que empatámos na Alemanha por dois golos. Nesta última partida, o Benfica tinha de vencer para passar em segundo lugar caso o Bayern triunfasse sobre o Ajax (algo que se veio a confirmar).

O treinador dos sub-19 ambicionava uma passagem direta para os oitavos de final, e este segundo lugar na fase de grupos não foi o suficiente para agradar. A equipa revelou alguma falta de eficácia e consistência, mas é preciso ter em conta que foram dois jogos seguidos frente aos sub-19 do Ajax. Nada é desculpa para más exibições senão erros da equipa ou do treinador, mas é relevante mencionar que o Ajax saiu da fase de grupos com 23 golos marcados (melhor ataque até agora desta edição da Youth League) e apenas oito sofridos. Já as Águias marcaram 14 golos e sofreram nove.

A nossa academia tem o dever de fazer o melhor possível nesta competição, porque não só se promove a marca Benfica, como também a formação do clube e do país. O Benfica já esteve envolvido em duas finais da UEFA Youth League (na primeira edição em 2013/2014, e na temporada de 2016/2017), e não venceu nenhuma. Já estava na hora do Benfica mostrar que realmente está a “formar para ganhar”.

Foto de Capa: SL Benfica

Joana Libertador
Joana Libertadorhttp://www.bolanarede.pt
Tem a vaidade, o orgulho, a genica, a chama imensa. Para além da paixão incontrolável pelo Benfica, tem um carinho especial pelas equipas que vestem vermelho e branco. Menos na NBA. Aí sofre por aqueles que vestem branco, ou azul, ou amarelo, ou preto (depende do dia) - os GS Warriors.                                                                                                                                                 A Joana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ian Cathro enaltece exibição do Estoril frente ao FC Porto: «Tem de haver justiça na análise da qualidade do jogo e do trabalho dos...

Ian Cathro analisou o duelo entre o FC Porto e o Estoril Praia, disputado no Estádio do Dragão, a contar para a 12.ª jornada da Primeira Liga.

Matheus Reis comenta vitória do Sporting e já olha para o dérbi: «Vamos dar uma grande resposta»

Matheus Reis falou após a vitória do Sporting frente ao Estrela Amadora na Primeira Liga. Defesa brasileiro falou sobre vários temas.

Francesco Farioli após vitória do FC Porto: «O Estoril é uma das melhores equipas que jogou aqui»

Francesco Farioli analisou o duelo entre o FC Porto e o Estoril Praia, disputado no Estádio do Dragão, a contar para a 12.ª jornada da Primeira Liga.

Surpresa: Viking volta a ser campeão da Noruega ao fim de 34 anos

O Viking garantiu o seu primeiro título norueguês em 34 anos, ao golear em casa o Vaalerenga por 5-1 na última jornada da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Rafik Guitane e o FC Porto x Estoril Praia: «Fizemos um grande jogo aqui contra uma grande equipa»

Rafik Guitane fez a análise ao desfecho entre FC Porto e Estoril Praia, disputado no Estádio do Dragão. Encontro da 12.ª jornada da Primeira Liga.

Eis os destaques do FC Porto x Estoril Praia

O FC Porto recebeu o Estoril Praia no Estádio do Dragão, em jogo da 12.ª jornada da Primeira. Confere os destaques do encontro.

Astúcia do Estoril Praia não trava FC Porto que soma mais uma vitória e assume liderança isolada na Primeira Liga

O FC Porto derrotou o Estoril Praia por 1-0 no Estádio do Dragão e assumiu novamente a liderança isolada na Primeira Liga.