Um jogo de sentido único

O que se tem verificado, na verdade, é somente a persistência dos responsáveis do Sporting numa torrente de provocações, que inclui injúrias e insultos, apresentada através de um discurso de baixíssimo nível, ruidoso e desordenado, revelador da superficialidade intelectual dos seus autores. Futebolisticamente falando, trata-se de um jogo de sentido único; uma prova onde, muito provavelmente, o Sporting conseguirá conquistar facilmente o título e a hegemonia, por larga vantagem, dada a evidente falta de competitividade demonstrada pelo adversário.

Percebo a intenção – quem não percebe? Basta verificar atentamente o timing destas comunicações, bem como as consequências das mesmas. Nas últimas semanas, gostaria, por pura curiosidade, de ter sentido o pulso leonino face à derrota de Vila do Conde e ao empate (com sabor a derrota) de Guimarães. Gostaria de saber as opiniões sobre os prejuízos de 32 milhões de euros, verificados em 2015/2016; sobre a duplicação salarial e retroactiva de Bruno de Carvalho e seus órgãos sociais, neste mesmo período; sobre nova condenação que obrigada, desta vez, ao pagamento de um milhão de euros a um empresário de futebol (neste caso, o de Labyad). Mas não. Todas as atenções, todas as palavras e letras, todas as análises e opiniões ficaram reservadas para responder ao presidente do Benfica, aos adeptos do Benfica, às contas do Benfica e a uns tais de consócios benfiquistas, que participam naqueles programas televisivos que existem há duas décadas e meia, desde o inesquecível “Os Donos da Bola”, apresentado por David Borges, e que há muito deixei de ver, sobretudo devido ao cansaço pelo formato – igual desde sempre –, mas também porque, normalmente, tenho coisas mais interessantes para fazer.

Por isso não conheço muitas das palavras dos tais comentadores, afectos a qualquer um dos clubes representados. Reconheço, todavia, o direito à opinião de todos eles, sejam jornalistas, advogados ou até dirigentes desportivos – percebendo-se, de uma vez, que naquele contexto os participantes encontram-se “despojados” dos respectivos títulos profissionais –, dentro dos limites previstos pelo Estado de Direito em que vivemos; caso contrário, que se actue em conformidade, com recurso aos meios legalmente previstos. Agora: não se confunda uma conversa de mesa do café com uma comunicação oficial; não se atribuam responsabilidades a quem não as tem, apenas para desresponsabilizar quem as deveria ter.

Quanto à comunicação, ou também quanto a isso, a diferença para os outros é por demais evidente. Nessa área, para minha satisfação, e até certo alívio, houve recentemente mudanças importantes. Julgo ser este, de um modo geral, o estado de espírito benfiquista quanto ao assunto. Essa diferença faz-se entre a paz e a guerra, a ordem e a anarquia, o racional e o irracional, a vitória e a derrota – entre aquilo que somos e o que os outros esperam (e, pelo tom, desesperam) poder vir um dia a ser.

Artigo revisto por Mafalda Carraxis

Foto de capa: SL Benfica

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa nacional garante que Luís Filipe Vieira quer Sérgio Conceição como treinador do Benfica se vencer as eleições

Luís Filipe Vieira vai concorrer às eleições do Benfica. Sérgio Conceição é o nome escolhido para liderar a equipa de futebol das águias.

Eis as 12 primeiras equipas apuradas para a 2ª pré-eliminatória da Champions League

12 equipas seguraram um lugar na 2.ª pré-eliminatória da Champions League. Primeiras fases preliminares em andamento.

Sporting e Arsenal retomam as negociações para a transferência de Viktor Gyokeres

O negócio de Viktor Gyokeres para o Arsenal ficou em stand-by, mas as duas partes voltaram a reunir-se. Em causa os objetivos na transferência.

Manchester United de Ruben Amorim faz proposta de 40 milhões de euros por destaque do Sporting

O Manchester United quer contratar Morten Hjulmand. Ruben Amorim quer reencontrar-se com o médio do Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Alvo do FC Porto e do Benfica com mais 2 pretendentes no mercado

Nelson Deossa continua a somar interessados. Médio do Monterrey apontado ao FC Porto e ao Benfica neste defeso.

Antigo jogador do Manchester United coloca clube em tribunal devido a tratamento errado de lesões

Axel Tuanzebe avançou com um processo em tribunal contra o Manchester United. Em causa o tratamento dos red devils às suas lesões.

Negócio fechado: Francisco Conceição troca FC Porto pela Juventus por 30 milhões de euros

O negócio foi desbloqueado e Francisco Conceição vai rumar à Juventus. Extremo deixa o FC Porto em definitivo por 30 milhões de euros.