Um jogo de sentido único

- Advertisement -

O que se tem verificado, na verdade, é somente a persistência dos responsáveis do Sporting numa torrente de provocações, que inclui injúrias e insultos, apresentada através de um discurso de baixíssimo nível, ruidoso e desordenado, revelador da superficialidade intelectual dos seus autores. Futebolisticamente falando, trata-se de um jogo de sentido único; uma prova onde, muito provavelmente, o Sporting conseguirá conquistar facilmente o título e a hegemonia, por larga vantagem, dada a evidente falta de competitividade demonstrada pelo adversário.

Percebo a intenção – quem não percebe? Basta verificar atentamente o timing destas comunicações, bem como as consequências das mesmas. Nas últimas semanas, gostaria, por pura curiosidade, de ter sentido o pulso leonino face à derrota de Vila do Conde e ao empate (com sabor a derrota) de Guimarães. Gostaria de saber as opiniões sobre os prejuízos de 32 milhões de euros, verificados em 2015/2016; sobre a duplicação salarial e retroactiva de Bruno de Carvalho e seus órgãos sociais, neste mesmo período; sobre nova condenação que obrigada, desta vez, ao pagamento de um milhão de euros a um empresário de futebol (neste caso, o de Labyad). Mas não. Todas as atenções, todas as palavras e letras, todas as análises e opiniões ficaram reservadas para responder ao presidente do Benfica, aos adeptos do Benfica, às contas do Benfica e a uns tais de consócios benfiquistas, que participam naqueles programas televisivos que existem há duas décadas e meia, desde o inesquecível “Os Donos da Bola”, apresentado por David Borges, e que há muito deixei de ver, sobretudo devido ao cansaço pelo formato – igual desde sempre –, mas também porque, normalmente, tenho coisas mais interessantes para fazer.

Por isso não conheço muitas das palavras dos tais comentadores, afectos a qualquer um dos clubes representados. Reconheço, todavia, o direito à opinião de todos eles, sejam jornalistas, advogados ou até dirigentes desportivos – percebendo-se, de uma vez, que naquele contexto os participantes encontram-se “despojados” dos respectivos títulos profissionais –, dentro dos limites previstos pelo Estado de Direito em que vivemos; caso contrário, que se actue em conformidade, com recurso aos meios legalmente previstos. Agora: não se confunda uma conversa de mesa do café com uma comunicação oficial; não se atribuam responsabilidades a quem não as tem, apenas para desresponsabilizar quem as deveria ter.

Quanto à comunicação, ou também quanto a isso, a diferença para os outros é por demais evidente. Nessa área, para minha satisfação, e até certo alívio, houve recentemente mudanças importantes. Julgo ser este, de um modo geral, o estado de espírito benfiquista quanto ao assunto. Essa diferença faz-se entre a paz e a guerra, a ordem e a anarquia, o racional e o irracional, a vitória e a derrota – entre aquilo que somos e o que os outros esperam (e, pelo tom, desesperam) poder vir um dia a ser.

Artigo revisto por Mafalda Carraxis

Foto de capa: SL Benfica

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A água micelar do Casa Pia que limpou os artifícios com que o FC Porto tem maquilhado as lacunas

O Casa Pia soube juntar linhas e defender a zona central e o FC Porto não teve arte ou engenho para criar o suficiente para dar a volta a uma desvantagem com que raramente se depara.

O mercado do Rio Ave e a situação (que gera revolta nos adeptos) de ser um clube satélite

O Rio Ave perdeu algumas peças importantes neste mercado de janeiro e os adeptos estão insatisfeitos com o que se passa no clube.

Fim da novela: Fenerbahçe fecha contratação de N’Golo Kanté e envia Youssef En-Nesyri para o Al Ittihad

Depois de várias conturbações no negócio, N´Golo Kanté vai reforçar o Fenerbahçe e Youssef En-Nesyri vai rumar ao Al Ittihad.

Fredrik Aursnes está disponível para a seleção e justifica: «Já me adaptei»

Fredrik Aursnes confirmou que está disponível para ser novamente convocado por parte da seleção da Noruega, depois de se ter retirado em 2024.

PUB

Mais Artigos Populares

Celta de Vigo confirma três reforços: Fer López, Matías Vecino e Álvaro Núnez

O Celta de Vigo anunciou o regresso de Fer López por empréstimo e ainda as contratações de Matías Vecino e Álvaro Núnez.

Bayer Leverkusen apura-se para as meias-finais da Taça da Alemanha

O Bayer Leverkusen recebeu e venceu o St. Pauli por três bolas a zero, conseguindo apuramento para as meias-finais da Taça da Alemanha.

Marselha elimina Rennes da Taça de França

O Marselha recebeu e venceu o Rennes por três bolas a zero durante a noite desta terça-feira, em jogo dos oitavos de final da Taça de França.