Um passado sempre presente

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Hoje é dia 25 de janeiro e é incontornável para qualquer benfiquista não relembrar o seu eterno “Rei”, que faria 75 anos.

Claro que me refiro a Eusébio da Silva Pereira, quem mais? Um talento indiscutível do futebol nacional e internacional para qualquer amante da modalidade, independentemente da cor da camisola que se vista. É sobejamente reconhecido pelos inúmeros records batidos e exibições sem igual que, principalmente aos adeptos do seu clube do coração, elevaram e ainda elevam a chama imensa.

A título de curiosidade, vou contar-vos um episódio relativamente recente que me aconteceu. Sempre nutri grande empatia por equipas de futebol que vestem de vermelho e, em Outubro do ano passado, fui a Manchester para ver o United. Em conversas com adeptos e staff no Theatre of Dreams, quando me questionavam e eu dizia qual é o meu clube, a referência que tinham era sempre a mesma – Eusébio.

Tal como muitos benfiquistas, não tive a oportunidade de o ver em tempo real por esses relvados do mundo fora mas nem foi preciso na verdade, o respeito por um jogador desta qualidade e que tanto nos deu é como um legado que nos é dado, como que parte inata do ADN de quem é do Sport Lisboa e Benfica. Afinal de contas são 638 golos em mais de 600 jogos, a nível individual e coletivo ganhou 35 troféus e ainda houve espaço para mais 2 Botas de Ouro e 1 Bola de Ouro. Esta última, tem a particularidade de lhe conceder o título de único português a vencê-la e a jogar num clube nacional em simultâneo, até aos dias de hoje. Como ficar indiferente a estes números?

Há três anos que o “Pantera Negra” partiu e não há jogo, em casa ou fora, em que os adeptos não lhe prestem a digna homenagem, gritando o seu nome bem alto e hasteando a sua bandeira, como que a dedicar-lhe, sempre, uma parte das vitórias e exibições. O Benfica não teve só a sorte de poder contar com Eusébio no seu onze e na sua história, é sortudo também, pela dedicação da sua massa associativa que não o deixa cair em esquecimento.

Foto de capa: SL Benfica

Patrícia Ribeiro Fernandes
Patrícia Ribeiro Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Desde que se conhece que a Patrícia gosta de bola e chegou mesmo a jogar, mas a vida seguiu por outros rumos. Como mulher de paixões que é, encontra no Benfica a maior de todas e é a escrever que se sente em casa.                                                                                                                                                 A Patrícia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

O regresso de Rafael Leão a Alvalade

Rafael Leão vai voltar a Alvalade. Desta vez, não para vestir a camisola do Sporting, mas para defrontar o clube onde foi formado.

EM DIRETO: Acompanha a conferência de imprensa de Francesco Farioli após o FC Porto x Manchester City

Acompanha a conferência de imprensa de Francesco Farioli após o encontro entre FC Porto e Manchester City, a contar para a Champions League.

West Ham de Nuno Espírito Santo aproveita derrota do Swansea de Vítor Matos e é o novo líder do Championship

Dois portugueses em ação em mais uma noite de Championship. O West Ham de Nuno Espírito Santo venceu, o Swansea de Vítor Matos perdeu.

Leões europeus vestem-se de gala | Sporting x Galatasaray

Alvalade volta a ser palco de mais um capítulo do Sporting na Champions League, esta que na temporada transata foi de boa memória

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica SAD apresenta resultado positivo pelo 2.º ano consecutivo e dá conta de exercício com 19,1 milhões de euros de resultado líquido

O Benfica deu conta do Relatório e Contas referente à última temporada da SAD. Resultado líquido positivo de 19,1 milhões de euros.

Francesco Farioli e o FC Porto x Manchester City: «Diria que foi uma exibição fantástica»

Francesco Farioli analisou o desfecho do encontro entre FC Porto e Manchester City, referente à 1.ª jornada da Champions League.

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do FC Porto contra o Manchester City na Champions League

O FC Porto perdeu com o Manchester City na estreia na Champions League. Derrota não dá pontos a Portugal no Ranking UEFA.