Um passado sempre presente

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Hoje é dia 25 de janeiro e é incontornável para qualquer benfiquista não relembrar o seu eterno “Rei”, que faria 75 anos.

Claro que me refiro a Eusébio da Silva Pereira, quem mais? Um talento indiscutível do futebol nacional e internacional para qualquer amante da modalidade, independentemente da cor da camisola que se vista. É sobejamente reconhecido pelos inúmeros records batidos e exibições sem igual que, principalmente aos adeptos do seu clube do coração, elevaram e ainda elevam a chama imensa.

A título de curiosidade, vou contar-vos um episódio relativamente recente que me aconteceu. Sempre nutri grande empatia por equipas de futebol que vestem de vermelho e, em Outubro do ano passado, fui a Manchester para ver o United. Em conversas com adeptos e staff no Theatre of Dreams, quando me questionavam e eu dizia qual é o meu clube, a referência que tinham era sempre a mesma – Eusébio.

Tal como muitos benfiquistas, não tive a oportunidade de o ver em tempo real por esses relvados do mundo fora mas nem foi preciso na verdade, o respeito por um jogador desta qualidade e que tanto nos deu é como um legado que nos é dado, como que parte inata do ADN de quem é do Sport Lisboa e Benfica. Afinal de contas são 638 golos em mais de 600 jogos, a nível individual e coletivo ganhou 35 troféus e ainda houve espaço para mais 2 Botas de Ouro e 1 Bola de Ouro. Esta última, tem a particularidade de lhe conceder o título de único português a vencê-la e a jogar num clube nacional em simultâneo, até aos dias de hoje. Como ficar indiferente a estes números?

Há três anos que o “Pantera Negra” partiu e não há jogo, em casa ou fora, em que os adeptos não lhe prestem a digna homenagem, gritando o seu nome bem alto e hasteando a sua bandeira, como que a dedicar-lhe, sempre, uma parte das vitórias e exibições. O Benfica não teve só a sorte de poder contar com Eusébio no seu onze e na sua história, é sortudo também, pela dedicação da sua massa associativa que não o deixa cair em esquecimento.

Foto de capa: SL Benfica

Patrícia Ribeiro Fernandes
Patrícia Ribeiro Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Desde que se conhece que a Patrícia gosta de bola e chegou mesmo a jogar, mas a vida seguiu por outros rumos. Como mulher de paixões que é, encontra no Benfica a maior de todas e é a escrever que se sente em casa.                                                                                                                                                 A Patrícia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Marítimo goleia Lusitânia de Lourosa e continua confortável na liderança da Segunda Liga

Mais um passo do Marítimo a confirmar o grande momento de forma. Madeirenses golearam Lusitânia de Lourosa na 18.ª jornada da Segunda Liga.

Wolverhampton empata com Newcastle e aumenta série sem perder

O Newcastle empatou 0-0 com o Wolverhampton na jornada 22 da Premier League. Lobos continuam série sem perder.

O impacto tático de Georgiy Sudakov num Benfica dominador em Vila do Conde

Análise tática ao triunfo do Benfica frente ao Rio Ave, com Georgiy Sudakov em evidência no encontro disputado no Estádio dos Arcos.

Arthur Cabral recebe mais uma proposta e tem nova via para deixar o Botafogo de Martín Anselmi

Arthur Cabral tem mais um clube interessado na sua contratação. Al Wasl fez proposta pelo avançado junto do Botafogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Xabi Alonso é favorito e Roger Schmidt está na lista: eis os 4 candidatos a assumir clube da Bundesliga

O Eintracht Frankfurt começou a procura por um sucessor de Dino Toppmoller. Xabi Alonso e Roger Schmidt na lista dos alemães.

Geny Catamo após bisar pelo Sporting: «Vamos atrás do tri»

Geny Catamo marcou dois golos na vitória do Sporting contra o Casa Pia na Primeira Liga. Palavras do jogador após o jogo.

Anatoliy Trubin e o regresso do Benfica às vitórias: «Após momentos difíceis…»

Anatoliy Trubin deixou uma mensagem nas redes sociais depois da vitória do Benfica sobre o Rio Ave. Guarda-redes admitiu momentos complicados.