Um passado sempre presente

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Hoje é dia 25 de janeiro e é incontornável para qualquer benfiquista não relembrar o seu eterno “Rei”, que faria 75 anos.

Claro que me refiro a Eusébio da Silva Pereira, quem mais? Um talento indiscutível do futebol nacional e internacional para qualquer amante da modalidade, independentemente da cor da camisola que se vista. É sobejamente reconhecido pelos inúmeros records batidos e exibições sem igual que, principalmente aos adeptos do seu clube do coração, elevaram e ainda elevam a chama imensa.

A título de curiosidade, vou contar-vos um episódio relativamente recente que me aconteceu. Sempre nutri grande empatia por equipas de futebol que vestem de vermelho e, em Outubro do ano passado, fui a Manchester para ver o United. Em conversas com adeptos e staff no Theatre of Dreams, quando me questionavam e eu dizia qual é o meu clube, a referência que tinham era sempre a mesma – Eusébio.

Tal como muitos benfiquistas, não tive a oportunidade de o ver em tempo real por esses relvados do mundo fora mas nem foi preciso na verdade, o respeito por um jogador desta qualidade e que tanto nos deu é como um legado que nos é dado, como que parte inata do ADN de quem é do Sport Lisboa e Benfica. Afinal de contas são 638 golos em mais de 600 jogos, a nível individual e coletivo ganhou 35 troféus e ainda houve espaço para mais 2 Botas de Ouro e 1 Bola de Ouro. Esta última, tem a particularidade de lhe conceder o título de único português a vencê-la e a jogar num clube nacional em simultâneo, até aos dias de hoje. Como ficar indiferente a estes números?

Há três anos que o “Pantera Negra” partiu e não há jogo, em casa ou fora, em que os adeptos não lhe prestem a digna homenagem, gritando o seu nome bem alto e hasteando a sua bandeira, como que a dedicar-lhe, sempre, uma parte das vitórias e exibições. O Benfica não teve só a sorte de poder contar com Eusébio no seu onze e na sua história, é sortudo também, pela dedicação da sua massa associativa que não o deixa cair em esquecimento.

Foto de capa: SL Benfica

Patrícia Ribeiro Fernandes
Patrícia Ribeiro Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Desde que se conhece que a Patrícia gosta de bola e chegou mesmo a jogar, mas a vida seguiu por outros rumos. Como mulher de paixões que é, encontra no Benfica a maior de todas e é a escrever que se sente em casa.                                                                                                                                                 A Patrícia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Freire após derrota de Portugal sub-21 na Bulgária: «Demos confiança ao adversário e isso acabou por nos custar caro»

Luís Freire analisou a derrota de Portugal sub-21 frente à Bulgária, em jogo de qualificação para o Euro 2027.

Médio da Dinamarca pede desculpa após questionar dupla com Morten Hjulmand no meio-campo antes do jogo com Portugal

Pierre-Emile Hobjerg pediu desculpa nas redes sociais após questionar a dupla com Morten Hjulmand na derrota da Dinamarca frente à Noruega.

Tomas Tuchel deixa aviso a médio de Inglaterra: «Ele perde demasiadas oportunidades»

Thomas Tuchel comentou a ausência de Cole Palmer na seleção inglesa devido a lesão e deixou um aviso ao médio do Chelsea.

Portugal sofre reviravolta na Bulgária e adia apuramento para o Euro Sub-21

Portugal perdeu por 2-1 na deslocação à Bulgária e adiou o apuramento para a fase final do Euro Sub-21 2027.

PUB

Mais Artigos Populares

Slavisa Jokanovic é o novo treinador do Basileia

Slavisa Jokanovic foi apresentado no Basileia. O técnico de 58 anos assinou até ao final da época.

Rui Alves faz revelação sobre saída de João Gião: «Fiquei tentado a despedí-lo antes do início do campeonato»

Rui Alves confessou que quase despediu o treinador na pré-época. João Gião acabou por ser despedido à quarta jornada.

Colegas de equipa no Arsenal saem em defesa de Viktor Gyokeres: «Graças a ele vencemos a Premier League»

Os companheiros de equipa no Arsenal saíram em defesa de Viktor Gyokeres, sublinhando o seu papel decisivo na conquista da Premier League.