Uma alma gigante

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Escrevo este texto após assistir in loquo à vitória da equipa de andebol do Benfica sobre o FC Porto – hexacampeão e favoritíssimo ao título (pelo orçamento de que dispõe e pela sua qualidade individual e colectiva) – no segundo jogo das meias-finais do campeonato da modalidade. Esta eliminatória não é mais que uma nova versão adaptada ao desporto da luta desigual entre David e Golias e, neste momento, é o conjunto mais frágil, suportado em parte por miúdos da formação (atentem às qualidades de Hugo Lima e Pedro Moreno), que tem uma vantagem de 2-0.

Naquele jogo, a vitória não se fez apenas de valores técnicos ou tácticos; seria ridículo considerar que a alma, por si só, pode carregar um corpo inteiro fazendo-o superar os obstáculos teóricos e práticos. No entanto, ajuda (não duvidem). E muito! O pavilhão da Luz fez-se em Inferno, levando ao colo – que expressão tão bem engendrada – aquele grupo de jogadores transcendido, deixando tudo em campo. Neste momento, as modalidades colectivas do Benfica transpiram, em cada jogo e competição, a mística deste clube: garra, querer e ambição; e capacidade para vencer qualquer adversário – uma posição única, se bem que já experimentada, no panorama desportivo nacional, e que representa um imenso orgulho para todos os benfiquistas.

O caso do futebol é em tudo semelhante. Sobre o desporto-rei já se falou, e bem, do extraordinário trabalho de Rui Vitória; do esforço e da humildade que cada um e todos demonstram; do talento de Jonas e Gaitán; da liderança do capitão Luisão e de todos os outros capitães sem braçadeira, como Jardel ou Samaris; do rendimento de Eliseu; do meteórico “nascimento” de Renato Sanches; ou sobre como uma verdadeira onda vermelha carrega, em casa e fora, a equipa rumo à vitória. Este momento é, de facto, o melhor desde há muitos anos no que diz respeito à saúde desportiva do nosso clube – e nenhum Fulano ou Sicrano poderá plantar factores desestabilizadores da realidade, nas rádios, nas TVs ou nos jornais, por muita imaginação ou falta de seriedade e honestidade que possa ter.

A união é (um dos) segredo para o sucesso desportivo do Benfica Fonte: SL Benfica
A união é um dos segredos para o sucesso desportivo do Benfica
Fonte: SL Benfica

As dificuldades surgirão, como até aqui, oriundas de todos os quadrantes – umas já esperadas, outras nem tanto. Os adversários, uns com mais qualidade do que outros, farão o que puderem, dentro das quatro linhas, para contrariar aquela que, até ao momento, mais e melhor fez por estar no 1.º lugar do campeonato (e que, por coincidência e sem lirismos inúteis, está, de facto, em 1.º lugar no campeonato). As lesões, os castigos ou, como muitos descrevem, a sobrecarga de jogos devido à notável presença nos quartos-de-final da Liga dos Campeões podem causar mais e maiores dificuldades. Porém, não nos podemos esquecer de que todas estas situações surgem-nos – ou nem sequer nos largaram – desde o início da época; o Benfica já apresentou este ano o seu melhor “onze”? Resta fazer como até aqui: superar cada um dos obstáculos, passo a passo.

Segue-se um ciclo de elevado grau de dificuldade, que inclui a recepção ao Sporting de Braga (mais a eliminatória com o Bayern de Munique). Nesta fase, nada mais há para teorizar. Daqui para a frente, cada jogo deve ser encarado como uma final, pois, na verdade, cada jogo será decisivo para as contas finais do campeonato. Vencer é obrigatório; todavia, rejeito qualquer tipo de pressão adicional. Desde que isto começou, a equipa do Benfica sempre revelou, acima de tudo, consciência da sua missão, partilhando visivelmente a nossa vontade de festejar. Portanto, para além do futebol que nos levou até à liderança do campeonato, espero apenas constatar a costumada fórmula feita de garra, de querer e de ambição – para o resto, teremos a mística cantada por 65 mil almas.

Foto de Capa: SL Benfica

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting acerta empréstimo de jovem para o Club Brugge

Chris Grombahi será emprestado ao Club Brugge até ao final da temporada, com uma opção de compra que se pode tornar obrigatória, consoante objetivos.

Imprensa internacional indica que Bruno Fernandes ofereceu-se ao Real Madrid: eis a resposta dos merengues

Bruno Fernandes ofereceu-se ao Real Madrid, mas o emblema do Santiago Bernabéu rejeitou-se a realizar uma proposta.

Terem Moffi confirmado como reforço do FC Porto

Terem Moffi foi confirmado durante esta sexta-feira como o mais recente reforço do FC Porto, por empréstimo do Nice.

Já é conhecido o estádio onde vai ser realizado o Casa Pia x FC Porto

O encontro entre o Casa Pia e o FC Porto vai ser disputado no Estádio de Rio Maior, que reúne as condições necessárias.

PUB

Mais Artigos Populares

Atalanta define preço de jogador: 45 milhões de euros

A Atalanta está disponível para vender Ademola Lookman. O nigeriano pode render ao conjunto de Bérgamo uma verba de 45 milhões de euros.

Gustavo Puerta foi apontado a Braga e FC Porto mas tem destino definido

Gustavo Puerta foi recentemente apontado ao Braga e ao FC Porto, mas prepara-se para se manter no Racing Santander.

Novak Djokovic e Carlos Alcaraz marcam encontro na final do Australian Open

Novak Djokovic derrotou Jannik Sinner e Carlos Alcaraz venceu Alexander Zverev, garantindo a vaga na grande final do Australian Open.