📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Vlachodimos vs Helton vs Svilar: Ameaça tripla para ver quem fica

- Advertisement -

Odysseas Vlachodimos, Helton Leite e Mile Svilar. Estes são os nomes das três opções que o SL Benfica tem ao seu dispor para a salvaguarda das suas redes. Três nomes distintos, três nacionalidades diferentes e três atletas com muitas diferenças.

Convergem, na minha opinião, num ponto sobejamente importante: nenhum é, neste momento no tempo e no espaço, guarda-redes para um SL Benfica dominador em Portugal e minimamente competente na Europa. Note-se que estas palavras não significam que qualquer um deles seja responsável pelo paupérrimo momento da equipa.

Vlachodimos é o habitual titular da equipa encarnada
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Significam – ou intentam significar – que a construção (a verdadeira construção!) de um SL Benfica à medida do que se pretende terá que começar pela posição mais recuada e implicará, inevitável e invariavelmente, que as águias garantam que têm como escolhas para a posição um guarda-redes de nível (indiscutivelmente) mundial.

Vlachodimos não o é, nem creio que possa atingir tal patamar – pese embora a muita qualidade entre postes que demonstra. Helton Leite, de quem particularmente não desgosto, não é de topo mundial e, a virar a esquina dos 30, não é plausível que venha a ser.

Resta Svilar. Dos três, o único, pela idade e qualidade, o único que ainda pode almejar vir a ser um guarda-redes da classe que o clube da Luz procura recuperar. Todavia, esse porvir está por vir e, como tal, Svilar não é, de momento, a melhor opção para os encarnados.

Mile Svilar é o mais novo e o menos preponderante dos três guarda-redes em análise
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

O ideal seria, então, para o clube e para o jovem belga, um empréstimo interno ou a um clube belga, tal qual estava planeado acontecer na última janela de transferências, sendo o negócio final gorado pela contração por parte de Svilar do novo coronavírus.

Um empréstimo de dois anos não seria de descartar, uma vez que possibilitava ao belga instalar-se, agarrar a titularidade e crescer nesse papel. Naturalmente, a escolha do clube arrendatário teria que ser bem ponderada e a manutenção de uma opção de resgate do jogador e a exclusão de uma cláusula de opção de compra teriam que ser partes integrantes do negócio.

Helton Leite ficaria no plantel, não pela maior ou menor qualidade, mas pelo carácter intermédio do brasileiro ex-Boavista FC. Não é novo o suficiente para ser emprestado, nem velho o suficiente para ser dispensado; não tem valor de mercado para ser vendido, mas é demasiado valioso para sair por uma bagatela; não é de classe mundial para ser titular, mas é bom o suficiente para estar no plantel.

Helton Leite tem dois jogos de águia ao peito, um para a Taça de Portugal e outro para a Liga Europa
Fonte: SL Benfica

 Vlachodimos seria vendido já em janeiro, num – ou no meu – cenário idílico, com o intuito de rentabilizar financeiramente enquanto é tempo o desempenho desportivo do internacional grego e para financiar a contratação de jogadores que preencham as (ainda muitas) lacunas do plantel encarnado, incluindo a de um guarda-redes, claro está.

Um.. ou dois. Um certamente. Um com experiência – que não é sinónimo de idade avançada, por mais que essa associação se vulgarize de forma constante -, um com bom jogo de pés, um com segurança para dar e vender (ou, neste caso, emprestar à linha defensiva das águias), um que corresponda à dimensão (à verdadeira dimensão!) do Sport Lisboa e Benfica.

Um… que não seja Vlachodimos, Helton ou Svilar. Um… Entretanto, são estes os que há. É o que há… É o que vai ter que ser. Até um dia… Um…

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Salvador Blopa fechado no Sporting até 2030

Salvador Blopa já renovou contrato com o Sporting até 2030. O clube de Alvalade começou a trabalhar na renovação de vários ativos.

Kika Nazareth está de regresso aos treinos após lesão no tornozelo

Kika Nazareth voltou aos treinos do Barcelona depois de recuperar da lesão no joelho e pode regressar ao ativo já no próximo sábado.

Zinédine Zidane é o principal candidato para substituir Xabi Alonso no Real Madrid

Zinédine Zidane pode fazer um regresso ao Real Madrid, caso o clube decida despedir o atual treinador, Xabi Alonso.

Arsenal impede Viktor Gyokeres de viajar para depor em tribunal na Suécia

O Arsenal não permitiu que Viktor Gyokeres viajasse para testemunhar num processo entre o seu agente e dois meios de comunicação suecos.

PUB

Mais Artigos Populares

Fernando Santos aponta Portugal como candidato ao Mundial 2026: «Já em 2022 estávamos convencidos que ia acontecer»

Fernando Santos e Paulo Bento, ex-selecionadores, comentaram as possibilidades de Portugal vencer o Mundial 2026.

Enzo Maresca aborda lesão de avançado do Chelsea: «Ainda não sabemos exatamente quanto tempo ele vai estar de fora»

Enzo Maresca abordou as lesões de Liam Delap e Cole Palmer. O técnico confirmou a disponibilidade do médio inglês para o Chelsea x Everton.

Fechado: Luís Castro tem novo clube e está de regresso ao Brasil

Luís Castro vai ser o novo treinador do Grémio. O técnico de 64 anos vai assinar contrato com o clube até junho de 2027.