📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Zivkovic, Rafa e Jonas – serão eles a chave?

- Advertisement -

Andrija Zivkovic fez duas partidas consecutivas como titular e o jogo ofensivo do Sport Lisboa e Benfica voltou a aumentar de produção. Tem custado a Rui Vitória entender que um jogador desta qualidade e com estas caraterísticas poderá ser bastante mais útil no relvado do que propriamente na bancada. Até mesmo na posição de médio-ala esquerdo, onde o treinador do SL Benfica mais gosta de o ver jogar (apesar de este ser substancialmente mais influente na ala contrária), Zivkovic arranja soluções para todos os gostos e feitios, convencendo o técnico ribatejano a apostar de vez em todo o seu talento e potencial.

Quanto a Rafa, este tem sido presença assídua no 11 titular e tem ganho uma consistência que nunca tínhamos visto desde que chegou à Luz. Tal como acontece com Zivkovic, Rafa precisava de minutos consecutivos para poder mostrar o que realmente vale. “Ah, mas tem problemas de finalização e entra sempre nervoso”. Pois bem, Rafa leva já cinco golos em dez partidas disputadas e tem sido dos jogadores mais influentes do SL Benfica por tudo aquilo que oferece ao jogo: explosão, critério e tomada de decisão.

Finalmente, Jonas. Não há muito a acrescentar sobre o avançado brasileiro, que é, simplesmente, o melhor jogador a atuar em Portugal. É ele quem orquestra toda a organização ofensiva das “Águias”. O “Pistolas” é, sem sombra de dúvidas, peça-chave na equipa titular.

Com Zivkovic, Rafa e Jonas juntos, o futebol do SL Benfica poderá ganhar uma outra dimensão
Fonte: SL Benfica

Estes três elementos poderão ser absolutamente decisivos e, com a sua qualidade, ajudar a mascarar muitas das fragilidades do momento ofensivo dos “encarnados”. Sendo um modelo muito dependente das suas individualidades, com a aposta em jogadores inteligentes, criteriosos, com boa visão de jogo e que jogam com o intuito de encontrar o melhor caminho para chegar mais rapidamente à baliza adversária, o futebol do SL Benfica poderá voltar a dar um salto qualitativo.

Está mais do que visto que Rui Vitória não vai alterar o seu sistema tático para um 4x4x2 de forma a dar uma maior projeção ofensiva aos “encarnados”, portanto será num 4x3x3 que irá continuar a atuar. Tenho esperança de ver Zivkovic na direita e Rafa na esquerda a oferecer largura à equipa para, assim que a bola lhes chegue na segunda fase de construção, partirem do corredor lateral para o corredor central e aí começarem o desequilíbrio em sucessivas linhas de passe, triangulações e procura de jogo interior com os médios (Pizzi e Krovinovic, por exemplo) e Jonas.

Rui Vitória tarda muito tempo em (re)conhecer os jogadores do seu plantel e só quando a situação fica mais apertada é que decide ceder e apostar no talento que tem à disposição. Foi assim com Filip Krovinovic na temporada passada, tal como nesta temporada com Rafa e Zivkovic. Já em vários contextos, o técnico ribatejano apelou à “necessidade de olhar para a floresta e não para a árvore”. A minha sugestão é que Rui Vitória comece a seguir os seus próprios conselhos.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: SL Benfica

Bruno Costa
Bruno Costahttp://www.bolanarede.pt
Alfacinha de gema e Benfiquista por natureza, Bruno é um obcecado por Futebol e foi através da escrita que encontrou a melhor forma de dar a conhecer essa sua paixão pelo desporto-rei. É capaz de estar desde Segunda-feira até Domingo à noite a ver todos os jogos que passam na TV. Terá sido em pequeno que toda esta loucura futebolística foi despertada pelo seu Pai e pelo seu tio que, respetivamente, o levavam ao Estádio do Restelo e ao Estádio da Luz. Bruno não suporta facciosismos e tenta sempre ser o mais crítico possível para com o seu clube.                                                                                                                                                 O Bruno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gala Dragões de Ouro do FC Porto: eis todos os vencedores

A Gala dos Dragões de Ouro decorreu esta segunda-feira para premiar várias figuras do universo do FC Porto. Eis todos os vencedores.

Rodrigo Mora é o Futebolista do Ano do FC Porto: «Só falta concretizar um sonho, ser campeão e festejar nos Aliados»

Rodrigo Mora venceu o prémio de Futebolista do Ano do FC Porto. Jovem português apareceu em palco de forma original.

Serie A: Jamie Vardy bisa e Cremonese surpreende na casa do Bolonha

O Cremonese venceu fora de casa o Bolonha por 3-1 na jornada 13 da Serie A. Jamie Vardy destacou-se com bis.

Tudo aconteceu ao Arouca e o Braga goleou na Primeira Liga: Desde expulsão, auto-golos e chapéu

O Braga goleou fora de casa o Arouca por 4-0 na jornada 12 da Primeira Liga. Jogo contou com vários momentos.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas revela aumento do número de sócios e ainda atira: «É por causa dessa força que o FC Porto continua a incomodar tanta...

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, falou sobre vários temas no discurso inicial da Gala dos Dragões de Ouro.

André Villas-Boas recorda época passada, chegada de Farioli e presente: «Os sinais dados até agora são encorajadores»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, falou sobre vários temas no discurso inicial da Gala dos Dragões de Ouro.

André Villas-Boas recorda Pinto da Costa, Jorge Costa, Diogo Jota e André Silva: «Estas perdas doem»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, recorda com saudades algumas figuras ligadas ao clube que morreram nos últimos meses.