Buraco no miolo e defesa a desmoronar-se | FC Porto

- Advertisement -

FC Porto empatou a uma bola na receção ao Vitória em mais uma exibição aquém dos azuis e brancos.

A jornada 23 da Primeira Liga terminou com o empate entre dragões e conquistadores. O FC Porto, que havia perdido o terceiro lugar, provisoriamente, para o Braga, estava obrigado a vencer, caso quisesse terminar a jornada no pódio.

Os da casa entraram com surpresas no onze. Numa linha de três defesas, Tomas Perez surgiu como terceiro central e estreou-se a titular no onze portista. Fábio Vieira alinhou no miolo ao lado de Alan Varela e Gonçalo Borges surgiu, juntamente com Namaso e Mora, no ataque portista. Com Samu no banco, Anselmi optou por um ataque mais móvel para o embate frente ao Vitória.

Sem capacidade para segurar o meio-campo, Fábio Vieira e Alan Varela não eram capazes de manter a posse e lançar os extremos/avançado para o ataque. Havia um grande buraco no miolo e Anselmi apenas resolveu-o aos 76 minutos quando decidiu colocar Eustáquio, um médio capaz de segurar a bola, atacar e defender, tudo em simultâneo, ao lado de Alan Varela.

Jogadores do FC Porto
Fonte: João Freitas/Bola na Rede

Contudo, a base de uma equipa, a defesa, tem estado completamente aquém daquilo que os adeptos portistas tanto se habituaram nos últimos anos. Os centrais pedem socorro e, mesmo numa linha de três, não conseguem impedir os adversários de criar ocasiões de perigo. Não foram capazes de travar Nelson Oliveira, que apareceu entre os centrais e conseguiu fazer o golo, aos 55’, mas viria a ser anulado, como também abriram uma autoestrada para que Úmaro Embaló fizesse o empate aos 86 minutos.

Faltam dinâmicas ao FC Porto, principalmente na defesa, a base da equipa. Os centrais não se entendem, não são capazes de sair a jogar, nem de “varrer” o jogo, quando o têm que fazer. É necessário um “patrão” capaz de colocar ordem na defesa. Marcano está perto de voltar e poderá ser a solução. Anselmi terá muito trabalho pela frente, caso contrário as próximas exibições não vão ser melhores que esta.

João Sá Ferreira
João Sá Ferreira
O João Ferreira está no terceiro ano da licenciatura de ciências da comunicação na Universidade Lusófona do Porto. Para ele, pensar o futebol deve ser algo simples, rápido e eficaz.

Subscreve!

Artigos Populares

Sortes distintas para os portugueses: Al Ittihad de Sérgio Conceição vence e apura-se e Al Gharafa de Pedro Martins fica pelo caminho na Champions...

O Al Ittihad de Sérgio Conceição venceu o Al Sadd e está na próxima fase da Champions League Asiática. Al Gharafa de Pedro Martins eliminado.

Tote recorda passagem pelo Benfica e prevê: «Acho que o Real Madrid tem alguma vantagem»

Tote faz a antevisão do duelo desta terça-feira entre Benfica e Real Madrid e atribuiu favoritismo aos merengues. O ex-jogador recordou também a sua passagem nas águias.

Carlos Carvalhal analisa eliminatória entre Benfica e Real Madrid:«Conheço Mourinho e sei que ele prefere jogar primeiro em casa»

Carlos Carvalhal analisou o play off de acesso aos oitavos de final da Champions League entre Benfica e Real Madrid. O treinador português afirmou que se o Benfica mantiver o nível do ultimo jogo entre as equipas, pode disputar a eliminatória.

Martín Anselmi depois da 5ª derrota consecutiva: «Várias equipas do Brasil competiam para ser campeãs em Portugal»

Martín Anselmi reagiu à quinta derrota consecutiva do Botafogo. Treinador argentino elogiou o nível do futebol brasileiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Chiquinho renova contrato com o Olympiacos

Chiquinho vai continuar no Olympiacos. Duração do novo contrato do médio português não foi revelada pelos gregos.

Imprensa espanhola avisa Benfica e elogia jogador do Real Madrid: «A chegada de Álvaro Arbeloa representou um ponto de inflexão»

Eduardo Camavinga está em destaque nos últimos jogos do Real Madrid. Imprensa espanhola destaca o médio antes do duelo contra o Benfica.

Al Ittihad de João Mota vence United FC e sobe na tabela

Al Ittihad venceu o United FC por 4-0. A equipa liderada por João Mota subiu ao sexto lugar da UAE Second Division e fica apenas a um ponto do quarto classificado.