Buraco no miolo e defesa a desmoronar-se | FC Porto

- Advertisement -

FC Porto empatou a uma bola na receção ao Vitória em mais uma exibição aquém dos azuis e brancos.

A jornada 23 da Primeira Liga terminou com o empate entre dragões e conquistadores. O FC Porto, que havia perdido o terceiro lugar, provisoriamente, para o Braga, estava obrigado a vencer, caso quisesse terminar a jornada no pódio.

Os da casa entraram com surpresas no onze. Numa linha de três defesas, Tomas Perez surgiu como terceiro central e estreou-se a titular no onze portista. Fábio Vieira alinhou no miolo ao lado de Alan Varela e Gonçalo Borges surgiu, juntamente com Namaso e Mora, no ataque portista. Com Samu no banco, Anselmi optou por um ataque mais móvel para o embate frente ao Vitória.

Sem capacidade para segurar o meio-campo, Fábio Vieira e Alan Varela não eram capazes de manter a posse e lançar os extremos/avançado para o ataque. Havia um grande buraco no miolo e Anselmi apenas resolveu-o aos 76 minutos quando decidiu colocar Eustáquio, um médio capaz de segurar a bola, atacar e defender, tudo em simultâneo, ao lado de Alan Varela.

Jogadores do FC Porto
Fonte: João Freitas/Bola na Rede

Contudo, a base de uma equipa, a defesa, tem estado completamente aquém daquilo que os adeptos portistas tanto se habituaram nos últimos anos. Os centrais pedem socorro e, mesmo numa linha de três, não conseguem impedir os adversários de criar ocasiões de perigo. Não foram capazes de travar Nelson Oliveira, que apareceu entre os centrais e conseguiu fazer o golo, aos 55’, mas viria a ser anulado, como também abriram uma autoestrada para que Úmaro Embaló fizesse o empate aos 86 minutos.

Faltam dinâmicas ao FC Porto, principalmente na defesa, a base da equipa. Os centrais não se entendem, não são capazes de sair a jogar, nem de “varrer” o jogo, quando o têm que fazer. É necessário um “patrão” capaz de colocar ordem na defesa. Marcano está perto de voltar e poderá ser a solução. Anselmi terá muito trabalho pela frente, caso contrário as próximas exibições não vão ser melhores que esta.

João Sá Ferreira
João Sá Ferreira
O João Ferreira está no terceiro ano da licenciatura de ciências da comunicação na Universidade Lusófona do Porto. Para ele, pensar o futebol deve ser algo simples, rápido e eficaz.

Subscreve!

Artigos Populares

Alex Pinto chega a acordo com o Arouca para uma rescisão amigável

Na passada quarta-feira, o Arouca anunciou a rescisão amigável do contrato do defesa-lateral português, Alex Pinto.

Patrick de Paula termina empréstimo no Estoril Praia e ruma ao Remo

O Estoril Praia terminou o empréstimo do médio do Botafogo, Patrick de Paula. O brasileiro voltou a ser emprestado até ao final de 2026, ao Remo.

Vitória SC x Braga na Taça da Liga vai fazer história e Dérbi do Minho decidir pela 1ª vez título em Portugal

O Vitória SC e o Braga chegaram à final da Taça da Liga e um Dérbi do Minho apurará o vencedor do troféu. Jogo vai ser inédito.

Tribuna VIP: Quando o treinador percebe que já não controla o contexto

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica x Braga: Uma defesa de papel e um Rodrigo Zalazar de gala acabaram com a invencibilidade interna das águias

O Benfica de José Mourinho chegou a Leiria com um registo de 22 jogos sem perder nas competições nacionais. Contudo, a meia-final da Taça da Liga revelou-se um teste de realidade penoso para as águias.

Kenneth Taylor chega a princípio de acordo e prepara-se para deixar o Ajax e encontrar novo clube

Kenneth Taylor está a caminho da Lazio como substituto de Mattéo Guendouzi. Médio neerlandês vai deixar o Ajax.

Clubes estrangeiros e tubarões europeus em força na final four da Taça da Liga

A final four da Taça da Liga foi palco para olheiros de clubes europeus. Sporting x Vitória SC e Benfica x Braga com gente de fora a ver.