As últimas convocatórias das selecções jovens foram marcadas por algumas surpresas. Aquela que foi provavelmente a principal surpresa foi a presença de um jogador a competir no Campeonato de Portugal: Leonardo Lelo, lateral-esquerdo do SC Olhanense, foi convocado para representar a selecção nacional de sub-20.

Este lateral-esquerdo fez a sua formação no clube algarvio, tendo-se estreado pela equipa principal na época passada com apenas 18 anos. Não se pode dizer que é uma situação comum ver um jogador a competir no Campeonato Nacional de Seniores ser chamado a representar a selecção nacional.

Apesar de tudo, ainda existem casos relativamente recentes de jogadores que foram chamados à selecção nacional a competirem no terceiro escalão do futebol nacional. O guarda-redes André Moreira, foi chamado à selecção de sub-19 enquanto jogava no GD Ribeirão, tendo inclusive participado no Europeu de sub-19 em 2014.

Já o também guarda-redes Tiago Martins, actualmente ao serviço do Vitória SC, também foi chamado a integrar os trabalhos da selecção de sub-19 enquanto representava o UD Vilafranquense.

Anúncio Publicitário
Leonardo Lelo compete na equipa principal do Olhanense desde a época passada
Fonte: SC Olhanense

Mas o que é que se pode reter ao mencionar aqui esses casos? Parecendo que não, o Campeonato Nacional de Seniores está repleto de jovens jogadores a competir contra jogadores mais experientes que, mesmo jogando num escalão semi-profissional, ganham uma estaleca que não ganham a jogar num escalão de sub-19 ou de sub-23.

Só para se ter uma ideia do quão isto pode ser benéfico, na selecção espanhola que se sagrou campeã europeia de sub-21, 19 dos 23 jogadores presentes na roja competiram no terceiro escalão espanhol, na Segunda Divisão B.

No entanto, é preciso mudar algumas coisas no nosso Campeonato Nacional de Seniores. É preciso promover um formato mais realista e competitivo de modo a que haja maior competitividade no escalão e de modo a que para os jovens que compitam nesta divisão, se criem condições propícias para que este se torne realmente no Campeonato das Oportunidades.

Foto de Capa: SC Olhanense