007 – Ordem Para Marcar

- Advertisement -

Em 2015/16, o SL Benfica juntou ao tricampeonato o artilheiro da prova. Jonas marcou por 32 vezes, à frente do sportinguista Islam Slimani (27) e bem distante do seu colega de equipa Kostas Mitroglou (20). Mais uma vez no quarto posto surge um atleta que não pertence a nenhum dos três crónicos candidatos. O brasileiro Léo Bonatini, do GD Estoril Praia, apontou 17 golos e constituiu um dos destaques da prova. Na época seguinte foi transferido para os sauditas do Al Hilal SFC e na época passada esteve emprestado ao Wolverhampton WFC e contribuiu com 12 golos para a conquista do Championship.

Bas Dost assumiu-se como um verdadeiro ‘matador’ nas duas épocas ao serviço dos leões
Fonte: Sporting CP

Novo título benfiquista, novo melhor marcador. Desta vez é o Sporting CP a colocar um jogador – e que jogador – no topo da lista de artilheiros. Em 2016/17, na sua primeira época em Alvalade, o holandês Bas Dost alcançou a impressionante marca de 34 golos, bem distante dos 19 de Tiquinho Soares (repartidos pelo Vitória SC e FC Porto), dos 16 de André Silva e Kostas Mitroglou e dos 13 de Moussa Marega (Vitória SC) e Jonas. De facto, a pontaria de Bas Dost não teve paralelo em todo o campeonato português de 2016/17.

Na época passada mudou o campeão e também o melhor marcador. O FC Porto interrompeu as sucessivas conquistas do SL Benfica, que ainda conseguiu colocar um atleta no primeiro posto dos melhores marcadores. Um velho conhecido deste top, Jonas, voltou a evidenciar o seu faro pelo golo; foram 34 em 30 partidas, confortavelmente à frente dos 27 de Bas Dost e dos 22 de Moussa Marega, desta vez ao serviço dos dragões. Destacaram-se ainda Fabrício (Portimonense SC) e Raphinha (Vitória SC) com 15 golos, os mesmos de Vincent Aboubakar. O primeiro está atualmente nos japoneses do Urawa Red Diamonds e o segundo prepara-se para a época de estreia pelo Sporting CP.

Apesar da distinção enquanto melhor marcador não garantir o título ao clube, é importante e imperioso que qualquer dos três grandes contem com uma máquina de fazer golos nas posições mais adiantadas. Caso contrário, terão sempre excelentes alternativas nos clubes de menor dimensão, como os casos anteriormente mencionados.

Foto de Capa: SL Benfica

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo alvo do Estrela da Amadora apresentado como reforço do Genoa

O Genoa anunciou a contratação do defesa-lateral de 18 anos, Wedtoin Ouedraogo, que foi apontado ao Estrela da Amadora neste mercado de janeiro.

Antevisão UFC 324: As Tartarugas na Árvore

Antevisão: A luta principal do UFC 324, pode ser...

Treinador do Torino e a chegada de Rafael Obrador: «Tem qualidade, técnica e capacidade de corrida»

Marco Baroni, treinador do Torino, falou sobre a contratação de Rafael Obrador. Lateral foi emprestado pelo Benfica ao emblema de Turim.

PUB

Mais Artigos Populares

AVS SAD recupera desvantagem de 3 golos a partir dos 75′ e empata na Primeira Liga

O Casa Pia empatou 3-3 com o AVS SAD na jornada 19 da Primeira Liga. Equipa de Vila das Aves recuperou desvantagem de três golos.

Levante de Luís Castro ganha ao Elche de Martim Neto e André Silva com final muito dramático

O Levante de Luís Castro venceu ao Elche por 3-2 na jornada 21 da La Liga. Final dramático com dois golos nos descontos.

Fernando Gomes reage e quer que FPF conteste pagamento de 2,6 milhões à Segurança Social

Fernando Gomes reage e quer que a FPF conteste o pagamento de cerca de 2,6 milhões de euros à Segurança Social.