10 jovens a acompanhar na Primeira Liga Portuguesa

A Primeira Liga é reconhecida internacionalmente como um trampolim para o topo da Europa. Os tubarões do velho continente têm olheiros atentos ao primeiro escalão nacional e estão sempre prontos para abrir os cordões à bolsa, alimentando a estratégia de “vender para subsistir” dos emblemas portugueses.

Neste artigo, destacamos o nome de 10 jovens com talento e potencial para deixar a sua marca (positiva, claro está) nesta edição do campeonato português, incluindo jogadores que são já claros titulares e outros que começam agora a despontar.

10.

Mateja Stjepanović – Discreto mas eficaz, o médio defensivo sérvio do Moreirense é daqueles que se nota mais quando não está presente. Stjepanović é um médio de contenção forte e inteligente, sendo capaz de recuperar bolas e lançar o ataque dos cónegos a partir da zona central do terreno.

Participou em todos os minutos do brilhante início de época dos comandados de Vasco Botelho da Costa e viu apenas um amarelo na Primeira Liga até agora, algo de louvar para um médio defensivo. A sua presença oferece estabilidade a todo o sistema tático do Moreirense e permite a subida mais desinibida dos seus colegas do meio-campo.

9.

Renato Nhaga
Fonte: Casa Pia

Renato Nhaga – Tem 18 anos completados este ano e tem sido aposta tanto no Casa Pia como na seleção principal da Guiné-Bissau. Dotado de uma inteligência futebolística considerável e de um bom toque de bola, Nhaga ascendeu rapidamente ao plantel sénior (considerando que em 23/24 ainda alinhava pelos juvenis) e é uma das maiores promessas dos gansos.

São os próprios treinadores que, avaliando o percurso de Nhaga no futebol português, acreditam que pode ser um jogador de nível muito elevado. Com uma compleição física algo franzina, o prodígio guineense tem ainda uma grande margem de progressão e já evidenciou a disciplina necessária para uma evoluir consistentemente.

8.

Gustavo Varela – Emprestado pelas águias ao clube da cidade de Barcelos, Gustavo Varela tem tido a confiança de César Peixoto, sendo aposta frequente vinda do banco. Apesar de somar apenas 89 minutos de jogo na Primeira Liga, já apontou um golo e uma assistência, dando notas positivas ao técnico gilista.

Internacional jovem por Portugal, Varela destacou-se no Benfica B e na Youth League em 24/25, com um registo de 19 golos e três assistências. Com um faro de golo acima da média e excelente capacidade atlética, o ponta-de-lança de 20 anos tem tudo para se tornar uma referência no futebol nacional.

7.

André Gomes Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

André Gomes Outro jovem emprestado pelo Benfica, André Gomes agarrou a titularidade na baliza da turma ribatejana e não tem dado motivos para ser preterido. Numa posição com responsabilidade acrescida, o jovem de 21 anos tem demonstrado a combinação fulcral de qualidade e tranquilidade.

O lugar delicado que o Alverca ocupa na tabela da Primeira Liga não se deve às exibições do jovem guardião. Já na primeira vitória conquistada, frente ao Tondela, André Gomes foi mesmo o homem do jogo, defendendo uma grande penalidade para manter inviolada a baliza da equipa da casa.

6.

Gabriel Moscardo Braga
Fonte: SC Braga

Gabriel Moscardo – Emprestado pelo PSG aos guerreiros do Minho (fruto do investimento do Qatar Sports Investments em ambos os clubes), o jovem brasileiro acabou de completar 20 anos de idade e demonstra, apesar da tenra idade, uma maturidade impressionante dentro das quatro linhas.

Com 1.85m de altura, os duelos aéreos são a sua praia. Para além disso, conjuga uma boa leitura de jogo com um posicionamento defensivo notável, que lhe dão todas as condições para singrar no papel de médio mais recuado no sistema de Carlos Vicens. Já com um Campeonato Sul Americano de Sub-20 no seu currículo, pela seleção canarinha, Moscardo tenta agora ajudar o Braga a conquistar títulos antes do seu eventual regresso à capital francesa.

5.

Gianluca Prestianni Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Gianluca Prestianni – Não seria mentira dizermos que o principal entrave para a afirmação de Prestianni é a qualidade dos seus colegas de equipa e as opções de quem orienta as águias. O jovem argentino já provou ter qualidade, mas o potencial que evidencia desde os tempos do River Plate dificilmente será atingido com tão pouco tempo de jogo.

Com apenas 200 minutos na temporada e apenas quatro desde a chegada de José Mourinho à Luz, espera-se que haja mais oportunidades para o extremo argentino. Prestianni gosta de jogar colado à linha e usar a excelente capacidade de drible para se desembaraçar do adversário. É um diamante que precisa de algum polimento, mas que dá pena ver excluído das opções.

4.

William Gomes FC Porto
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

William Gomes – Se havia quem ainda não tivesse dado por ele, William Gomes entrou na época 25/26 decidido a fazer-se notar. Com uma versatilidade que tem dado muito jeito a Farioli, permitindo colmatar algumas ausências devido a problemas físicos, o jovem brasileiro ex-São Paulo destaca-se na posição de extremo esquerdo.

Tem três golos apontados na temporada e todos eles muito semelhantes. Com um quê de Arjen Robben, William tem tendência a fazer incursões a partir da faixa esquerda para o centro do terreno e colocar a bola ao segundo poste. Não se sabe até quando vai resultar, mas, por enquanto, os adeptos portistas não se estarão a queixar.

3.

Gustavo Sá Famalicão FC Porto
Fonte: Tiago Cruz/Bola na Rede

Gustavo Sá – Formado no clube famalicense, Gustavo Sá é uma das jovens promessas que estranharemos se ficar por cá muito mais tempo. Com uma estatura elevada (1.89m), o médio internacional sub-21 tem ainda assim uma excelente mobilidade e pés rápidos, que lhe permitem escapar à pressão com classe.

Para além da sua qualidade com a posse do esférico, Sá destaca-se pela sua movimentação sem bola e posicionamento cirúrgico. Complementa ainda o seu jogo com intensidade no momento defensivo, recuperando frequentemente a bola em zonas avançadas do terreno.

2.

Geovany Quenda Sporting
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Geovany Quenda Não ser uma novidade não impede que Quenda seja um jogador a observar de perto no nosso campeonato. Foi eleito o melhor jogador jovem da Primeira Liga em 24/25 e tem mais uma época para espalhar classe pelos relvados portugueses antes de se juntar ao Chelsea.

Jogador rápido e habilidoso, representa uma ameaça constante na transição ofensiva e no um para um. Começou a época como suplente, opção que valeu algumas críticas a Rui Borges por parte dos adeptos, mas tem feito parte do 11 inicial dos últimos encontros. Tem já um golo e quatro assistências na sua conta, juntando Champions League e Primeira Liga.

1.

Victor Froholdt FC Porto
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Victor Froholdt – O médio dinamarquês parece cada vez uma aposta acertada no mercado de verão dos dragões. Chegado do Copenhaga, encaixou que nem uma luva no meio-campo portista e parece entender perfeitamente as ideias de Farioli. Arrecadou os prémios de melhor médio e melhor jovem do mês de agosto na Primeira Liga.

O box-to-box dos azuis e brancos parece ter uma fonte inesgotável de energia e cobrir mais terreno de jogo do que se pensava ser humanamente possível. Além disso, tem uma excelente técnica na condução de bola e boa capacidade de passe. Tem tudo para, em breve, dar o salto da Primeira Liga para um emblema ainda maior.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Antonio Conte e o jogo contra o Sporting: «Temos menos um dia de descanso»

Antonio Conte elogiou o Sporting, mas sublinhou a diferença de calendário e a necessidade de recuperar a equipa antes do duelo com os portugueses.

Bad Bunny confirmado no intervalo do Super Bowl 2026

Bad Bunny vai ser o cabeça de cartaz do espetáculo do intervalo do Super Bowl 2026. O cantor destacou a importância cultural e pessoal deste momento.

Wayne Rooney critica reforço milionário: «Não vejo onde se encaixa, para mim desequilibra o Liverpool»

Wayne Rooney criticou a integração de Florian Wirtz e questiona a sua posição, no esquema da equipa de Arne Slot.

Pedro Martins vence e José Morais pontua: eis os resultados do dia na Champions League Asiática

Realizou-se mais um dia de Champions League Asiática. Nota de destaque para a vitória do Al Gharafa de Pedro Martins e para o empate do Al Wahda de José Morais.

PUB

Mais Artigos Populares

Lazio dá pontapé na crise e vence Genoa num jogo com portugueses: eis os resultados do dia na Serie A

A Lazio regressou às vitórias após duas derrotas consecutivas. Na quinta jornada, triunfo diante do Genoa na cidade genovesa.

Nuno Espírito Santo estreia-se no West Ham com empate e regresso aos pontos na Premier League

Nuno Espírito Santo realizou o primeiro jogo ao comando do West Ham. Empate na visita ao terreno do Everton permitiu regresso aos pontos.

Francesco Farioli fala de Deniz Gul e Samu Aghehowa e desculpa Martm Fernandes: «O futebol é feito de erros»

Francesco Farioli analisou o duelo entre o FC Porto e o Arouca da Primeira Liga. Vitória sorriu aos azuis e brancos.